fbpx
Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Como Consultar Chassi e Número motor

Como Consultar Chassi e Número motor

No momento de comprar um veículo usado, o consumidor precisa tomar vários cuidados. Um deles é saber como consultar Chassi e Número Motor. Por meio dessa pesquisa, ele consegue todas as informações sobre o automóvel e valida se existe algum problema de remarcação do Chassi.

O mercado de vendas de carros usados é um dos maiores do país. Para cada carro 0km vendido pelas concessionárias, 6 carros usados trocam de dono.

Quando um consumidor procura por um carro usado ele olha as condições do motor, faz uma vistoria completa, testa o modelo, compara preços e avalia o preço do seguro. E finalmente, pede para consultar Chassi e Número Motor.

É aqui que a Consultas Prime assume um papel importante na compra e venda de usados. Com acesso a bases de dados estaduais e nacionais ( Consulta BIN )  é possível fazer a pesquisa do histórico completo do automóvel.

Você pode Consultar Chassi, Consultar Placa e Consulta Número motor do veiculo.

Chassi e Número do Motor

O Número de Chassi/Motor é um código composto por 17 números e letras que servem como identificador de todos os veículos já produzidos e é oficialmente conhecido como Número de Identificação do Veículo (VIN).

Esse código traz diversas informações sobre o automóvel, como local de fabricação, marca, ano de fabricação e mais.

Portanto, quando é feita uma consulta da base de dados da Consultas Prime com o número do Chassi, o resultado deve trazer informações sobre um determinado veículo em específico.

Caso os dados obtidos no momento de consultar Chassi e Número Motor forem diferentes das características do carro isso pode indicar fraude.

Entendendo o Número do Chassi e do Motor

Os 17 algoritmos que compõem o VIN dos veículos não são números e letras aleatórios. Eles trazem diversas informações referentes ao automóvel.

banner consultas prime

Os três primeiros caracteres fazem referência a localidade em que o carro foi produzido. Portanto o primeiro indica o continente de fabricação. O segundo, geralmente uma letra, se refere ao país de origem. Finalmente, o terceiro mostra quem é a fabricante desse determinado modelo.

Os próximos seis caracteres variam de fabricante para fabricante, mas essa mistura de números e letras representam o tipo de modelo, versão, indicam o tipo de carroceria e o motor do veículo.

Finalmente, os últimos número e letras desse código fazem referência ao ano do modelo, a localização especifica de produção e, os cinco últimos, são o número de série do veículo.

Onde encontrar o Chassi e Número Motor

Antes de saber Como Consultar Chassi e Número motor através do site da Consultas Prime é preciso identificar esse código. Esse número pode ser encontrado em diferentes documentos e gravados no corpo do carro e do motor.

Entre os documentos nos quais o Chassi e Número Motor podem sem encontrados estão:

  • Certificado de Registro e Licenciamento Veicular;
  • Manual do Proprietário;
  • Apólices de Seguro;
  • Boletins de Ocorrência;
  • Relatórios Veiculares.

Também é possível encontrar esses números gravados no carro e no motor. No lado direito do carro, próximo ao banco do passageiro. Lá encontra-se uma pequena tampa de encaixar, depois de retirada, o número do chassi estará gravado em uma placa fixada ao automóvel.

Quando levamos em consideração o motor do veículo, esse número costuma estar gravado em um local especifico e de fácil identificação. Geralmente próximo ao cabeçote.

Decalcar Chassi e Número Motor

É comum, em carros mais antigos, que os números estejam ilegíveis. Como são gravados em alto relevo, com o passar do tempo a identificação correta fica complicada.

Portanto, precisamos de recursos para contornar essa dificuldade. A mais simples delas é fazer o “Decalque” do carro. Essa gíria faz alusão ao ato de copiar o código para uma folha de papel em branco.

Para isso, basta pegar uma folha de papel e um lápis, de preferência algum com um grafite mais escuro. Apoie a folha sobre o número do chassi ou do motor e passe o lápis por cima. Dessa forma, os caracteres aparecerão na folha branca de uma forma que permita a leitura.

Se ao lado do código aparecer a sigla REM, isso significa que o número do chassi foi remarcado. No Brasil as únicas situações em que a remarcação é autorizada são:

  • Roubo/furto;
  • Acidentes;
  • Números enferrujados.

banner consultas prime

Qualquer veículo remarcado por motivos diferentes desses estão em condição irregular e podem ser apreendidos.

Chassi e Número Motor

Com o número do chassi e/ou motor em mãos é possível realizar a pesquisa pelo site da Consultas Prime.

Para consultar Chassi e Número Motor acesse o site e procure pela busca através de Decodificador. Depois basta preencher o campo com o número do veículo que deseja pesquisar. Em seguida aparecerá na tela todas as informações, de acordo com o padrão estipulado pela montadora.

Nos resultados das pesquisas realizadas através do site da Consultas Prime são obtidas as seguintes informações a respeito dos automóveis:

  • Procedência;
  • Tipo de veículo;
  • Número do Chassi;
  • Tipo de Combustível;
  • Motor;
  • Ano de Fabricação;
  • Ano do Modelo;
  • Marca;
  • Modelo;
  • Montadora;
  • Número de Portas;
  • Código FIPE.

Esse tipo de busca é comumente utilizado para verificar as informações cadastradas do veículo com as características que ele apresenta no momento da compra. Caso essa verificação aponte alguma diferença pode indicar que o automóvel foi clonado e/ou está em situação irregular.

Veículos clonados são aqueles que utilizam a documentação de outro automóvel como se fosse a original. Geralmente os dois carros são parecidos, possuindo o mesmo modelo, ano de fabricação e cor.

Entretanto, eles rodam em estados diferentes. Como a regularização dos veículos é de responsabilidade dos estados é comum encontrar automóveis rodando nessas condições.

A Consultas Prime também disponibiliza em seu sistema buscas através da Base Estadual de Débitos, contendo informações sobre os vários Detran estaduais. Com essas buscas é possível encontrar informações sobre:

  • Características do Veículo;
  • Situação de Circulação do Veículo;
  • Situação de Remarcação do Chassi;
  • Ocorrência de Roubo e Furto Ativa.

Se você precisa consultar Chassi e Número Motor basta COMPRAR CRÉDITO  no site da Consultas Prime e tenha acesso a Consulta Completa Veicular e muito mais.

Dúvidas? Fale com a gente! SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, telefone: (11) 3042-1827 ou nos mande um e-mail: contato@consultasprime.com