fbpx

Descubra como consulta código Renavam

consulta código renavam

Você já sabe como consulta código renavam? Pois bem, esse é um código importante para todo e qualquer veículo que precisa circular em vias públicas. Desse modo, veja a seguir neste artigo, todos os detalhes e como realizar essas consultas.

Se você acabou de comprar um automóvel, ou está pensando em comprar um veículo seminovo, é importante saber que existe uma série de documentos. Isso mesmo, são diversas informações e dados que você deve estar atento.

Quando falamos em documentação de uma veículo, o Renavam é algo que é muito utilizado.

No entanto, poucas pessoas sabem como realmente funcionam e entre outros detalhes. Então, descubra como consulta código renavam e entre outros detalhes sobre este documento.

Leia a seguir:

  • O que é Renavam?
  • Onde encontrar o código Renavam?
  • Para que serve o Renavam?
  • É preciso pagar algo pelo Renavam?
  • O que é possível saber com o código Renavam?
  • Como consulta código Renavam?

O que é Renavam?

Antes de saber como consulta código Renavam, saiba que o Renavam significa Registro Nacional de Veículos Automotores. Esse sistema tem como principal objetivo, armazenar os dados de todos os veículos que circulam no território nacional.

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Desse modo, a principal função desse sistema, é registrar todos os acontecimentos da vida de um veículo. Ou seja, desde os dados originais, até alterações de características.

Os primeiros dados que são colocados nesse sistema é o chassi. Esse dado, é informado pelo fabricante ou importador do automóvel. Após isso, as próximas informações cadastradas, são:

  • Emplacamento;
  • Troca de propriedade;
  • Multas;
  • Mudança de estado;
  • Alteração de características e muito mais.

Todas essas informações são lançadas no sistema, até que o veículo deixe de circular.

Essa base de dados é totalmente coordenada pelo Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito. Assim, reúne o cadastro de todos os veículos que são enviados pelos Detrans.

Onde encontrar o código Renavam?

Antes de consulta código Renavam, você precisa saber onde encontrar esse código. Pois bem, primeiramente, saiba que é um conjunto numérico e possui cerca de 11 dígitos. Esses dados você consegue encontrar com muita facilidade no documento CRLV de todos os veículos.

Até o ano de 2013, o Renavam tinha um conjunto numérico de apenas 9 dígitos. Por esse fato, os veículos mais antigos ainda contam com apenas 9 dígitos.

Esse número de Renavam, geralmente fica localizado no canto superior do documento CRLV, que também significa Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Para que serve o Renavam?

Consulta código de Renavam é uma tarefa importante para quem está em busca de comprar um veículo seminovo. Afinal, é por meio desse conjunto numérico, que é possível saber diversas informações históricas sobre um veículo.

Então, ao saber esse número, você pode consultar débitos pendentes relacionados ao veículo e entre outras informações.

Sem contar que serve também para verificar detalhes sobre o veículo que você está negociando. Como por exemplo, ano de fabricação, modelo, número de chassi, sinistros, cor original e muito mais.

É preciso pagar algo pelo Renavam?

O código de Renavam em si, não possui nenhum tipo de custo. No entanto, ao comprar um veículo, é importante ressaltar que existem alguns custos que precisam ser pagos, como:

DPVAT;
IPVA;
Multas;
Licenciamentos e muito mais.

Ou seja, tudo que fica registrado no documento do veículo e na sua CNH, Carteira Nacional de Habilitação, é responsabilidade sua e deve ser pago.

Além disso, se o veículo que você está comprando é novo, é necessário ficar atento a alguns detalhes, como o primeiro emplacamento e entre outros detalhes.

Ao ter o CRV e o CRLV em mãos, você consegue acessar com muita facilidade o Renavam. Continue neste artigo, para saber como consulta código Renavam e entre outros detalhes.

O que é possível saber com o código Renavam?

Ao consulta código de Renavam, você consegue saber diversas informações sobre o automóvel. Isso mesmo, por meio desse código, é possível encontrar diversos dados sobre um veículo, como:

  • Ano de fabricação;
  • Cor original do veículo;
  • Modelo;
  • Multas;
  • Transferências e muito mais.

Então, ao comprar um veículo seminovo, é importante que você conte com esse tipo de consulta. Por meio dela é possível saber diversas informações e dados de um veículo.

Sendo assim, vale a pena pesquisar, para saber se realmente é vantajoso comprar o automóvel que você está negociando ou não.

Muitas pessoas acabam focando apenas no estado físico e mecânico do veículo. Desse modo, acaba esquecendo outros fatores, como a documentação, débitos e muito mais.

Por que consultar veículo antes de comprar?

Muitas pessoas não sabem, mas consultar veículo antes de comprar é uma tarefa importante e que deve ser feita.

comprar credito
comprar credito

Isso mesmo, qualquer pessoa que está em busca de garantir uma compra segura, é necessário consultar. Principalmente, se a sua negociação está acontecendo com pessoas que você não conhece e de veículos seminovos.

Sendo assim, consultar antes de realizar qualquer decisão durante uma negociação, pode oferecer mais segurança. Afinal, é possível consultar se o veículo já teve passagem por leilão, se é roubo ou furto. Evitando assim, prejuízos futuros.

Como consulta código Renavam?

Afinal, como consulta código Renavam? Em primeiro momento, saiba que essa consulta pode ser feita de forma totalmente online e em apenas alguns minutos.

Isso mesmo, em poucos minutos você consegue saber todas as informações sobre o veículo que você está negociando. Para isso, você pode contar com a ajuda da Consultas Prime, essa é uma empresa que oferece diversas opções de consultas.

Veja a seguir, o passo a passo de como realizar essa pesquisa:

  • Entre no site oficial;
  • Acesse “Consulta veicular”;
  • Escolha a opção de consulta que você precisa;
  • Informe os dados que são solicitados;
  • Pronto, inicie a sua consulta.

O processo de consulta é muito simples e você pode fazer em pouco tempo. Está em busca de descontos?

Pois bem, na Consultas Prime você também consegue ter descontos nas suas consultas. Para isso, você deve escolher a opção de pacotes. Isso mesmo, contrate um grande número de consultas e acesse descontos exclusivos.

Em caso de dúvidas, não se preocupe, a Consultas Prime conta com um suporte completo para tirar todas as suas dúvidas e ajudar durante suas consultas.