fbpx

Como consultar restrição no CNPJ?

como-consultar-restrição-no-CNPJ

Como consultar restrição no CNPJ? De acordo com o Mapa de Empresa MDIC, de janeiro a abril deste ano foram abertas 1.331.940 empresas no Brasil, totalizando mais de 21 milhões de CNPJs ativos em todo o território nacional. Isso significa que a cada ano que passa, mais empresas são abertas.

Mas e as dívidas? Pois bem, nem todas conseguem fazer a quitação de débitos e acabam entrando para a lista de inadimplentes e restrições financeiras. Por isso, consultar CNPJ e saber qual a situação da empresa que você está negociando é fundamental.

Desse modo, é possível evitar problemas futuros, prejuízos, golpes e muito mais. Pensando nisso, separamos um conteúdo completo sobre como consultar restrição no CNPJ e quais cuidados ter durante a negociação com uma outra empresa.

VEJA TAMBÉM:

O que deixa um CNPJ com restrição financeira?

Antes de saber como consultar restrição no CNPJ, veja o que deixa restrição no CNPJ. Afinal, esse problema pode ser causado por diversos motivos, desde dívidas com fornecedores até pendências com órgãos governamentais. Algumas das principais causas para um CNPJ ter restrições financeiras incluem:

  • Dívidas com fornecedores: quando uma empresa não paga suas dívidas com fornecedores, ela pode ter seu CNPJ restrito. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a empresa não consegue pagar suas contas em dia ou quando não consegue honrar um contrato firmado com um fornecedor.
  • Dívidas trabalhistas: quando uma empresa não paga corretamente seus funcionários, ela pode ter seu CNPJ restrito. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a empresa não paga salários, férias, 13º salário ou outras verbas trabalhistas.
  • Dívidas com órgãos governamentais: quando uma empresa não paga seus impostos ou outras obrigações fiscais, ela pode ter seu CNPJ restrito. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a empresa não paga o Imposto de Renda, o INSS ou outras contribuições obrigatórias.
  • Protestos: quando uma empresa é protestada por um cliente ou fornecedor, ela pode ter seu CNPJ restrito. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a empresa não cumpre um contrato firmado com um cliente ou quando não paga uma dívida com um fornecedor.
  • Falência: quando uma empresa entra em processo de falência, ela pode ter seu CNPJ restrito. Isso acontece porque a empresa não tem mais condições de honrar suas dívidas e obrigações financeiras.

Para evitar restrições financeiras no CNPJ, é importante que a empresa mantenha suas contas em dia, pague seus fornecedores e funcionários corretamente e cumpra suas obrigações fiscais e tributárias. Além disso, é importante que a empresa tenha um bom planejamento financeiro e controle de fluxo de caixa para evitar problemas financeiros no futuro.

Por que você deve evitar e ter cuidado com empresas que possuem restrição no CNPJ?

Quando uma empresa possui restrição no CNPJ, significa que ela possui alguma dívida ou inadimplência de ordem fiscal ou judicial. Isso pode ser um sinal de alerta para quem pretende fazer negócios com essa empresa.

Existem diversos riscos envolvidos em fechar negócio com empresas que possuem restrição no CNPJ. Alguns desses riscos incluem:

  • Atrasos nas entregas: Empresas com restrição no CNPJ podem ter dificuldades financeiras e, portanto, podem atrasar as entregas de produtos ou serviços.
  • Problemas na qualidade dos produtos ou serviços: Empresas com restrição no CNPJ podem estar passando por dificuldades financeiras e, por isso, podem não estar investindo na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.
  • Falência: Empresas com restrição no CNPJ podem estar à beira da falência, o que pode levar à interrupção dos serviços prestados.
  • Processos judiciais: Empresas com restrição no CNPJ podem estar enfrentando processos judiciais, o que pode prejudicar a imagem da empresa e afetar a continuidade dos negócios.

Portanto, é importante que se tenha cuidado ao fazer negócios com empresas que possuem restrição no CNPJ. Sendo assim, recomenda-se fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa, verificar sua reputação no mercado e, se possível, consultar um especialista para avaliar os riscos envolvidos.

Além disso, é importante evitar fechar negócio com empresas que possuem restrição no CNPJ, a menos que seja absolutamente necessário. É sempre melhor optar por empresas que possuem uma situação financeira saudável e que ofereçam garantias de qualidade nos produtos ou serviços prestados.

Quais cuidados ter durante a negociação com uma empresa?

Ao negociar com uma empresa, você precisa saber como consultar restrição no CNPJ, assim, é possível identificar se a empresa tem capacidade de arcar com o valor da dívida que está sendo negócio ou não.

Além disso, é fundamental entender a situação atual da empresa, se ela realmente atua no ramo que afirma e entre outras informações, como segmento, porte e muito mais. Desse modo, você consegue evitar golpes, prejuízos financeiros, ter problemas com inadimplência e muito mais.

O que avaliar antes de vender a prazo?

Antes de vender a prazo para um cliente, seja empresa ou pessoa física, é importante avaliar cuidadosamente a situação financeira dele para minimizar o risco de inadimplência. Para isso, existem cinco critérios que devem ser avaliados, conhecidos como os 5 Cs do crédito: capacidade, caráter, capital, condições e colateral.

Capacidade

Avalie a capacidade de pagamento do clientes. Para isso, é necessário analisar o fluxo de caixa do negócio, a idade da empresa e o perfil dos sócios, caso seja uma pessoa jurídica. Desse modo, é importante verificar se o cliente tem capacidade financeira para arcar com o compromisso assumido.

Caráter

O caráter é um fator importante. Por isso, é necessário verificar se ele tem um histórico de pagamento em dia e se é confiável. Para isso, é possível consultar referências comerciais, como outras empresas com as quais ele já negociou.

Capital

É necessário verificar se ele tem recursos financeiros suficientes para arcar com o compromisso assumido. Sendo assim, podemos verificar isso por meio de informações financeiras, como balanços patrimoniais e demonstrações de resultados

Condições

Não esqueça de avaliar a situação do mercado e do setor em que o cliente atua. Se o mercado estiver em crise, por exemplo, pode ser mais arriscado vender a prazo.

Colateral

O colateral é um bem que pode ser utilizado como garantia em caso de inadimplência. Desse modo, é importante avaliar se o cliente possui algum bem que possa ser utilizado como colateral, como imóveis, veículos ou máquinas. Isso pode ajudar a minimizar o risco de inadimplência.

Avaliar esses cinco critérios pode ajudar a minimizar o risco de inadimplência ao vender a prazo para um cliente. É importante lembrar que cada caso é único e deve ser avaliado individualmente.

Como consultar restrição no CNPJ?

Como consultar restrição no CNPJ? A sua consulta pode ser feita na Consultas Prime, de forma totalmente online com mais praticidade e segurança.

Aqui na Consultas Prime, oferecemos consultas completas sobre restrições financeiras, seja no CNPJ ou até mesmo CPF.

Por meio dessas consultas é possível saber quais são os débitos de uma empresa ou pessoa, restrições, débitos e entre outras informações valiosas para uma tomada de decisão informada.

Para fazer essa consulta, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial da Consultas Prime;
  • Escolha “Restrição Financeira”;
  • Selecione a consulta que você precisa;
  • Informe os dados que são solicitados;
  • Inicie a sua consulta.

É simples e em apenas alguns minutos você acessa o relatório completo da sua consulta.