Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Evite surpresas na black friday

evite surpresas na black friday

Está chegando uma das datas mais importantes para o varejo mundial: a Black Friday. Este ano, o dia do super desconto será em 29 de novembro. Até lá, as empresas precisam se preparar para evitar possíveis fraudes e prejuízos que possam vir a acontecer. Então iremos passar algumas dicas para que você Evite surpresas na black friday e te cause prejuízos financeiros.

Black Friday 2019: A preparação das empresas

Se os consumidores devem se atentar a veracidade dos descontos durante a Black Friday, as empresas também devem estar alertas quanto a algumas questões, com o intuito de aumentar o número de vendas e evitar as fraudes que possam vir a ocorrer neste período.

Ganhe_Creditos-para-Consulta_Gratis_Serasa

Para que as empresas se preparem para esse grande dia ou período, já que muitas prorrogam ou antecipam os descontos, vale a pena olhar os principais questionamentos e reclamações dos consumidores relatados nos anos anteriores, para não os repetir. Entre eles:

  • Dificuldade em acessar determinados sites;
  • Anúncio de produtos que não existem em estoques;
  • Dificuldade na hora de finalizar a compra;
  • Falsos descontos;
  • Propagandas enganosas.

De acordo com a Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), ainda que neste ano o percentual médio de desconto tenha sido reduzido para em torno de 24% a menos do que no ano passado, é esperado um aumento considerável no número de vendas.

Em contrapartida, a mesma pesquisa indica que o número de empresas que irão aderir a Black Friday subiu de 16% para 21%, comparando o mesmo período.

A data contribui não só para aumentar a receita das empresas, como também para divulgar o seu negócio, prospectar novos clientes, criar relacionamento e movimentar ou queimar estoques que estão parados.

Previna-se para evitar surpresas durante a Black Friday

Você sabia que, de acordo com o relatório de Fraude e Risco, da Kroll, empresa global focada em investigação corporativa, quase 90% das empresas situadas no Brasil já passaram por alguma situação de fraude? Isso significa que quase ninguém está ileso de práticas ilegais.

Por isso, é durante as datas sazonais e picos de vendas, que é preciso estar ainda mais atento, já que o volume de compra é consideravelmente maior.

A Black Friday pode ser extremamente vantajosa para as empresas, mas para obter o sucesso esperado e não cair em golpes é necessário tomar algumas providências e medidas de segurança.

1 – Faça análise de crédito

A análise de crédito consiste em uma série de consulta ao Serasa com objetivo de avaliar o histórico do credor. Assim, é possível descobrir seu estado financeiro, se existem pendências financeira em seu nome, se a pessoa ou empresa tem condições de cumprir com as suas despesas, além de permitir que a empresa credora verifique qual a possibilidade de inadimplência que ela corre perante aquele determinado cliente.

Por exemplo, quando o cliente está negativado no Pefin Serasa, seu potencial de risco é muito maior do que o potencial de retorno que ele pode trazer. Sendo assim, fica a critério da empresa qual atitude tomar, ou seja, se concede ou não o crédito, se pode oferecer empréstimos, se existe um limite para que a pessoa/empresa consiga cumprir com o pagamento etc.

Cada empresa pode definir seus métodos e critérios para análise de crédito, mas de modo geral, são avaliados dados do consumidor, renda, score Serasa de crédito, nível de confiabilidade do cliente, dívidas em aberto, endereço e até orçamento familiar, se necessário.

Para realizar essa consulta de maneira segura e eficiente, durante a Black Friday ou em qualquer época do ano, é preciso firmar parceria com algum distribuidor autorizado Bureau de crédito, como é o caso da Consultas Prime.

2 – Estabeleça medidas de segurança

Padrões de segurança são necessários em qualquer negócio, mas claro, cada empresa deve instituir suas próprias regras de acordo com as necessidades, produtos ou serviços comercializados etc. De modo geral, avalie questões como ticket médio, informações cadastrais e compras suspeitas como, por exemplo, muitas compras seguidas, compras com valores muito altos etc.

Se a sua empresa também faz vendas digitais, o e-commerce é um ponto de atenção. A primeira grande atitude a ser tomada é contar com a certificação digital, medida que garante que os dados fornecidos pelos clientes estão criptografados.

Os sites que possuem esse recurso são representados por um cadeado, contido na barra de endereços do navegador. Esse procedimento garante ainda mais segurança para o consumidor, mostrando que a sua loja é realmente confiável.

Outra medida simples, é exigir senhas fortes, no momento do cadastro, que combine diferentes algarismos.

3 – Informações cadastrais atualizados

Quando um cliente comprar algo em seu estabelecimento, é extremamente importante manter suas Informações cadastrais atualizados. As compras feitas pela internet, por exemplo, podem conter informações como local em que o pedido foi realizado. Por meio dessa e outras considerações a respeito de compras efetuadas, é possível resolver qualquer problema futuro.

4 -Confira as documentações

Em compras físicas, não se esqueça de conferir toda a documentação do cliente. Quando o pagamento for realizado em cartões ou cheque, principalmente, exija um documento que comprove a sua identidade. Assim, é possível evitar cartões roubados ou clonados. No caso de pagamentos com cheque é muito importante realizar a consulta Crednet pois ela irá informar se o cheque sustado ou roubado além das informações de pendências financeiras que existe no CPF ou CNPJ consultado.

5 -Entre em contato com o consumidor

Mediante qualquer compra suspeita, o indicado é bloquear a compra e entrar em contato com o consumidor. Se alguém estiver tentando se passar por outra pessoa, o problema será resolvido. Já nos casos em que as informações contidas são inexistentes, a empresa não conseguirá localizar o cliente e, assim, evita a fraude. Caso as informações estejam corretas, basta conversar com cliente e entender o motivo do padrão “anormal” da compra.

É importante estar atento às tentativas de fraudes, já que elas podem acontecer a qualquer momento. Mas é durante os períodos de picos do comércio que muitos se aproveitam para realizar compras ilegais.

Prevenir é o melhor remédio neste caso. Tomar todas as medidas de segurança e blindar o seu negócio contra fraudes é a melhor solução para não levar prejuízos.

Quer proteção para o seu negócio, não só durante a Black Friday, mas no ano todo? Faça uma consulta completa no site da Consultas Prime e garanta mais segurança em suas transações comerciais.

Consultas Prime: o seu distribuidor Consultas OnLine

Por meio da Consultas Prime, você e sua empresa têm total acesso a todos os serviços oferecidos pela Serasa Experian em informações sobre cadastros de crédito, Serasa Serasa Score, negativados, protestos e muito mais.

A Consultas Prime facilita a rotina da gestão da sua empresa ao intermediar a aquisição de créditos e consultas aos cadastros da Serasa Experian de maneira fácil, rápida e acessível para o seu negócio.

Por meio da maior base de dados de análise de crédito do Brasil, a sua empresa tem condições de tomar decisões mais assertivas sobre vendas e negócios com pessoas físicas e jurídicas.

Com os nossos serviços, a sua empresa reduz custos, evita calotes e ainda tem chances maiores de recuperar dívidas atrasadas e débitos de clientes inadimplentes. Tudo ao alcance de poucos cliques.

Conheça todos os produtos Serasa Experian para o seu negócio.

Leave a Comment

Your email address will not be published.