fbpx

Para que serve a certidão “nada consta”

para que serve a certidão nada consta

No mundo das dívidas e créditos, é normal que expressões populares substituam as técnicas — o que pode confundir algumas pessoas. “CPF negativado”, por exemplo, virou “nome sujo” na boca do povo. Por isso, neste artigo, é importante ressaltar que, ao falarmos sobre a “nada consta”, estamos nos referindo a certidões negativas de crédito.

A nada consta serve, portanto, para mostrar possíveis pendências financeiras, as famosas dívidas, sobre CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) — ou para mostrar que, realmente, “nada consta”, por isso o nome.

Ela é bastante útil para consultas antes de pessoas físicas e/ou jurídicas fecharem negócios. Além disso, a nada consta pode ser exigida para acordos, negociações e empréstimos, por exemplo. 

Quem pode consultar

A consulta de nada consta costuma ser feita para avaliar risco em negociações ou para saber a própria situação financeira. Vale destacar que qualquer pessoa, física ou jurídica, pode consultar.

Uma empresa credora, por exemplo, pode fazer a consulta de CPF antes de fazer negócio com determinado cliente, para avaliar quais são os possíveis riscos de inadimplência por parte dele caso conceda crédito. Uma pessoa física, por outro lado, pode consultar o próprio CPF para saber quais são suas dívidas, se está negativado e poder traçar, por exemplo, um planejamento financeiro a partir dessas informações.

Como a consulta é feita

A nada consta pode ser observada por meio de uma consulta completa de CPF ou uma consulta completa de CNPJ. 

Consultas Prime oferece esse tipo de serviço por um preço justo e serviço de qualidade. A empresa tem acesso a um grande banco de dados, e, por ser distribuidora autorizada de bureau de crédito, pode fornecer informações sobre situação cadastral — tanto de CPF quanto de CNPJ –, com a maior segurança e credibilidade possível.

Ao fazer a consulta, a pessoa terá acesso a diversos dados, como todas as dívidas, possíveis ações judiciais, cheques sustados e cheques sem fundo, protestos e restrições financeiras.

Além disso, é possível ter acesso também ao score de crédito, que é uma pontuação, ou classificação, de 0 a 1000, que serve para mostrar quão confiável alguém é na hora de pedir crédito, seja para cartão, empréstimo ou financiamento. Uma empresa credora pode se basear nessa pontuação para definir se concede ou não o pedido. 

Quanto mais próximo de 1000, maior é a confiabilidade daquela pessoa. Quanto mais próximo de zero, maiores são as chances de inadimplência. O score de crédito é baseado no histórico financeiro, como nome sujo, e preenchimento de dados cadastrais.

Exigência da “nada consta”

Uma certidão nada consta pode ser exigida na hora de solicitar um empréstimo, fazer uma negociação ou de fazer acordos. Um banco ou uma empresa pode, portanto, solicitar que você emita e apresente a certidão negativa de crédito.

 

Essa emissão deve ser feita pelos órgãos responsáveis. Em Consultas Prime, porém, você pode consultar esses dados para ter uma base, poder se organizar e tomar as melhores decisões no campo financeiro da sua vida ou da sua empresa.

Fazendo uma consulta completa de CPF, por exemplo, você, pessoa física, evita constrangimento na hora de realizar uma compra e descobrir que seu nome está sujo. E você, pessoa jurídica, evita cair em armadilhas e tomar calotes de pessoas que claramente não têm um histórico financeiro favorável e confiável.

Vale reiterar: o melhor lugar para fazer a consulta de CPF e CNPJ é a Consultas Prime, que atua neste ramo desde os anos 90, com credibilidade e segurança, e é uma distribuidora autorizada de bureau de crédito.