fbpx

O que é restrição financeira? Veja como tirar do seu nome

o que é restrição financeira

O que é restrição financeira? Esse é um problema comum tanto entre as pessoas físicas, como também jurídicas. Isso acontece por conta da falta de pagamento por parte do consumidor. Mas, para entender melhor como funciona e como tirar do seu nome, separamos algumas dicas, veja também como consultar o seu CPF.

O número de pessoas inadimplentes e que possuem restrição financeira só aumenta no Brasil. Esse impasse é causado principalmente pela falta de organização e planejamento financeiro por parte dos consumidores.

Afinal, a falta de organização gera compras que o consumidor certamente não conseguirá pagar no final do mês. Desse modo, resultando assim na falta de pagamento e consequentemente inadimplência por grande parte dos consumidores.

Se você também está passando por essa situação. Então, continue neste artigo, entenda o que é restrição financeira, como você pode tirar do seu nome e evitar novas restrições.

O que é restrição financeira?

Afinal, o que é restrição financeira? Pois bem, essa é uma forma que as empresas encontraram para negativar uma pessoa que não está pagando os seus débitos.

Comprar Credito consultas prime
Comprar Credito consultas prime

Sendo assim, a pessoa passa a ter uma restrição no nome e consequentemente, mais dificuldades no momento de solicitar uma linha de crédito.

Para entender melhor, vamos imaginar um consumidor que solicitou uma linha de crédito para um banco X. Mas, 6 meses após ter o crédito, ficou desempregado e não conseguiu arcar com os valores das parcelas.

O banco entrou em contato, mas mesmo assim o consumidor não ofereceu retorno e ficou com receio de fazer uma renegociação. Afinal, não tinha como pagar a dívida de forma alguma.

Então, a principal alternativa da instituição é realizar a negativação do devedor. Com isso, esse consumidor passou a ter restrição financeira no seu nome.

Sendo assim, sempre que for solicitar uma compra a prazo ou análise de crédito essa pendência irá constar no seu CPF. Desse modo, terá mais dificuldade no momento de conseguir algum crédito.

Como tirar a restrição financeira do seu nome?

Para tirar a restrição financeira do seu nome, você precisa realizar a quitação do valor. Isso mesmo, essa restrição vai sair do seu nome apenas quando o valor da dívida estiver quitado.

O primeiro passo para tirar a restrição do seu nome é fazendo uma consulta do seu CPF. Por meio dessa consulta, será possível encontrar qual empresa realizou a negativação do seu nome. Além disso, será possível identificar qual é o valor que está devendo para a instituição.

Após saber informações sobre a sua dívida, o mais indicado é que você realize um acordo com a empresa que realizou a negativação e consequentemente pague o acordo que for feito.

Desse modo, será possível fazer a quitação do valor, assim que o valor for quitado o seu nome sairá da restrição. Agora que você entendeu o que é restrição financeira. Então, veja qual a diferença dessa restrição e o protesto.

Qual a diferença entre protesto e restrição financeira?

As duas opções servem para pessoas que não realizaram a quitação das suas dívidas. No entanto, existe uma grande diferença.

Afinal, o protesto é quando a empresa resolve informar ao cartório que o consumidor não pagou a dívida. Ou seja, é como um registro que é feito normalmente dessa dívida. Além disso, o principal responsável para fazer a cobrança, será o cartório.

No entanto, quando o assunto é restrição financeira, a empresa informa aos órgãos de proteção ao crédito que você não realizou o pagamento.

No protesto, o cartório também informa aos órgãos de proteção ao crédito. Mas, o processo de cobrança é feito pelo próprio cartório. Enquanto, na restrição financeira isso não acontece, a empresa continua sendo a responsável pela cobrança.

Por esse fato, saber o que é restrição financeira e como diferenciar do protesto é essencial.

Como evitar restrição financeira?

Para evitar restrição financeira no seu nome é importante que você não faça dívidas que não poderá pagar posteriormente ou terá dificuldades. Sendo assim, o mais indicado é que você realize:
Planejamento financeiro

Ao fazer um bom planejamento e organização financeira, você passa a evitar diversos tipos de contas que você não terá possibilidade de pagar. Desse modo, podemos afirmar que você terá mais dificuldade de ter o nome negativado.

  • Evite compras desnecessárias

Sabemos que o brasileiro é muito consumista e muitas pessoas se deixam levar pela emoção. Isso pode consequentemente afetar a sua vida financeira, incluindo o processo de restrição financeira.

Por esse fato, o mais indicado é evitar o grande número de compras desnecessárias.

  • Verifique se aquilo que você está comprando realmente vale a pena

Essa dívida que você está fazendo realmente vale a pena? É algo essencial para o seu dia a dia? Essa reflexão é essencial no momento de fazer uma dívida grande e a prazo.

  • Você terá capacidade de pagar mesmo se perder a sua renda mensal?

Muitas pessoas não pensam no momento de comprar algo ou solicitar uma linha de crédito.

Afinal, muitas pessoas pensam apenas naquele momento. No entanto, é importante levar em conta se você terá capacidade de pagar aquelas parcelas mesmo estando desempregado.

Se a resposta for sim, então você se sentirá muito mais seguro em comprar ou solicitar essa linha de crédito.

Visto o que é restrição financeira, muitas pessoas se perguntam sobre quanto tempo demora para tirar essa restrição do seu nome. Continue neste artigo e veja todas as informações.

Quanto tempo para tirar restrição financeira de um CPF ou CNPJ?

Após realizar o pagamento da sua dívida, a empresa credora tem até 5 dias após o pagamento para tirar o seu nome e CPF dos bancos de dados das empresas de proteção ao crédito.

consultas pendencias cpf/cnpj
Comprar Credito consultas prime

Sendo assim, acontece de forma rápida. Sem contar que o passo mais importante para isso é realizar o pagamento da dívida. Com isso, o seu nome será retirado em pouco tempo dos bancos de dados de restrição financeira.

Como consultar restrição financeira?

Agora que você já entende o que é restrição financeira, chegou o momento de consultar o seu CPF e saber se você conta com esse tipo de restrição. Para isso, você pode contar com a Consultas Prime.

A Consultas é uma empresa que oferece diversos tipos de consultas sobre restrição financeira. Desse modo, você pode saber se o seu nome está negativado, qual é a pontuação de score e entre outras informações.

Para fazer essa consulta, acesse o site da Consultas Prime, em seguida:

  • Acesse “Restrição Financeira”;
  • Selecione a opção de consulta que você precisa;
  • Informe alguns dados que são solicitados;
  • Inicie a sua consulta agora mesmo.

É muito simples, fácil e principalmente, rápido. Você pode fazer a sua consulta com muita facilidade e em poucos minutos. Além disso, é possível saber qual empresa realizou a negativação do seu nome e o valor da dívida que se encontra em aberto.