5 truques para descobrir vício oculto que ninguém te conta

vício-oculto

Vício oculto, talvez você já tenha ouvido esse termo, especialmente se está procurando por um carro usado, e o medo de cair em um golpe está consumindo a sua mente. Você tem o dinheiro para comprar o carro, está empolgado, mas, ao mesmo tempo, o receio de que o veículo tenha algum problema oculto, que não é visível aos olhos de um comprador comum, fica ali, constante.

Afinal, quem nunca teve essa dúvida? A ideia de pagar por algo e descobrir depois que o carro tem um vício, ou seja, um defeito que não foi informado pelo vendedor, é um pesadelo. Não é só a frustração de perder dinheiro, mas a sensação de que você foi enganado, que confiou em algo que não deveria.

Se você não quer ter esse tipo de problema após a compra de um carro, separamos 5 truques que vai te ajudar a descobrir vício oculto que ninguém te conta.

O que é vício oculto em carros?

Vício oculto é um termo jurídico que se refere a um defeito em um produto que não é visível facilmente, mas que pode prejudicar o seu funcionamento, uso ou durabilidade.

No caso dos veículos, isso significa que o carro pode ter um problema sério que não aparece a princípio, mas que fica evidente após algum tempo de uso.

Esse defeito é algo que não pode ser detectado durante uma simples inspeção visual ou até mesmo com um teste de condução superficial. No entanto, quando o vício é descoberto, pode ser a causa de grandes dores de cabeça para o proprietário.

Muitas vezes, os vendedores sabem desse defeito, mas não o informam ao comprador, o que é ilegal e passível de reparação.

Por isso, se você está comprando um carro usado, é essencial saber o que é um e como identificá-lo, para não ser pego de surpresa após a compra. Isso exige atenção e paciência, porque, como o nome sugere, os vícios não são fáceis de identificar sem um exame detalhado.

Como identificar vício oculto?

Identificar um vício oculto pode ser desafiador para quem não tem experiência com carros. Por mais que você se esforce em procurar sinais visíveis, muitas vezes o problema só vai se tornar evidente depois de um tempo.

Isso significa que a compra de um carro usado requer mais do que apenas olhar a parte estética do veículo. Ou seja, ela exige uma análise mais profunda e cuidadosa.

Por isso, a primeira dica é nunca comprar um carro sem uma inspeção técnica, preferencialmente feita por um mecânico de confiança.

Um exemplo clássico de vício seria o caso de um problema no câmbio do carro que não apresenta falhas evidentes no momento da compra, mas que vai se manifestar após algum tempo de uso, causando dificuldades na troca de marchas.

Outro caso seria um defeito no motor que só aparece depois de algumas semanas ou meses, levando a um alto custo para reparo.

Por isso, nunca subestime a importância de verificar o histórico do veículo, fazer um teste completo e consultar um especialista.

Qual o prazo para vício oculto?

A legislação brasileira protege o consumidor quando se trata de vício oculto. O prazo para que o comprador possa reclamar sobre o defeito é de 90 dias, a partir do momento em que o problema se manifesta, ou seja, após o defeito se tornar aparente.

Esse período se baseia no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que estabelece que o vendedor é responsável por garantir que o produto não tenha problemas ocultos durante esse tempo.

Para os carros usados, a contagem do prazo começa a ser feita a partir da data da entrega do veículo. Por isso, se você comprou um carro e percebeu que ele tem algum defeito após 30, 60 ou 90 dias, pode recorrer ao vendedor para exigir que ele faça o reparo ou até mesmo devolva o valor pago, dependendo do acordo entre as partes.

No entanto, se o vendedor se recusar a aceitar a devolução ou reparo, o próximo passo é buscar o auxílio de órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Em casos mais graves, onde o vício causa prejuízos significativos, pode ser necessário recorrer à justiça para garantir os direitos do consumidor.

5 truques para descobrir vício oculto em veículo que ninguém te conta

Pensando em comprar um veículo, mas ainda não tem noção de como identificar vício oculto? Então, separamos 5 truques que certamente vai ajudar você a descobrir vícios em um veículo, acompanhe:

Verifique o histórico do veículo

Antes de fechar qualquer negócio, o primeiro passo deve ser fazer uma consulta completa do histórico do veículo. Essa consulta revelará informações sobre se o carro já passou por algum leilão, se teve múltiplos proprietários, se sofreu algum acidente grave ou se foi envolvido em sinistros.

Essas informações podem indicar se o carro já foi reparado de algum defeito ou se há a possibilidade de problemas ocultos. Desse modo, ferramentas como o histórico de veículos da Consultas Prime são ideais para fazer essa verificação.

Faça um exame mecânico completo

Embora você possa verificar o exterior do carro e fazer um simples teste de direção, um exame mecânico feito por um profissional qualificado é fundamental. Assim, é possível identificar vícios ocultos.

O mecânico pode inspecionar o motor, o câmbio, os freios e outros sistemas importantes. Afinal, eles são frequentemente os primeiros a apresentar defeitos depois de algum tempo de uso.

Essa é uma etapa essencial que muitos compradores negligenciam, mas que pode evitar futuros custos com reparos.

Exija a documentação completa

A documentação do veículo também pode fornecer pistas sobre o estado do carro. Confira se o carro tem o Certificado de Registro de Veículo (CRV), e se todas as revisões e manutenções estão registradas corretamente.

O histórico de manutenção é um bom indicador de como o veículo foi cuidado ao longo dos anos.

Além disso, a falta de documentação ou documentos irregulares podem ser sinais de que o carro não foi mantido adequadamente, o que pode indicar a presença de vícios ocultos.

Inspeção detalhada dos pneus e suspensão

Muitos problemas no carro podem começar na suspensão ou nos pneus, especialmente em carros mais antigos ou mal conservados.

Mesmo que o carro pareça estar em bom estado, verifique o desgaste dos pneus e a condição da suspensão.

Um carro com suspensão comprometida pode apresentar falhas futuras, e isso é considerado um vício oculto que não é facilmente detectado em uma simples inspeção visual.

Teste todas as funcionalidades do veículo.

Ao comprar um carro usado, faça uma inspeção detalhada de todos os sistemas, como ar-condicionado, sistema de som, vidros elétricos, travas e luzes.

Se algum desses itens não estiver funcionando corretamente, isso pode ser um indicativo de que o carro tem problemas ocultos no sistema elétrico. Além disso, pode ser um defeito caro para corrigir.

Sinais de confiabilidade em carro automático via consulta placa

Com a consulta de placa, você pode obter informações detalhadas sobre o histórico do veículo, o que ajuda a identificar sinais de confiabilidade.

Consultando a placa, você descobre se o veículo já passou por leilão e se ele tem registros de sinistros. Ou seja, pode ajudar a decidir se o carro realmente vale a pena.

Fazendo essas consultas e analisando a documentação de forma minuciosa, você pode evitar decepções e garantir que o carro que você comprou tenha um histórico limpo, sem surpresas indesejadas.

Comprar um carro seminovo sem problemas só é possível com a consulta veicular!

A compra de um carro usado pode ser uma experiência emocionante, mas também repleta de desafios e riscos. Para evitar problemas futuros, é essencial saber identificar e proteger-se contra vícios ocultos.

Utilize ferramentas de consulta e verifique a documentação do veículo. Além disso, peça a ajuda de um mecânico de confiança e não deixe de fazer uma análise detalhada antes de tomar qualquer decisão.

E lembre-se, se você está em dúvida ou quer garantir que o veículo que você está comprando tenha um bom histórico, consulte a Consultas Prime.

Aqui, você pode realizar a consulta completa do veículo, ver seu histórico e ter a tranquilidade de tomar a melhor decisão de compra.

Compartilhar post: