fbpx

Chassi de carro: Onde encontrar essa identificação no veículo?

chassi-de-carro

O número de chassi de carro pode ser encontrado em diversas partes de um veículo. Mas afinal, onde encontrar essa identificação o mais rápido possível, qual a importância dessa identificação?

Saber a identificação de um automóvel é fundamental para evitar a compra de um carro adulterado e entre outros prejuízos durante a compra de um veículo. Por isso, veja a seguir neste artigo onde encontrar essa identificação e como evitar uma compra duvidosa.

VEJA TAMBÉM:

O que é a numeração de Chassi de Carro?

A numeração de chassi de carro, também conhecida como VIN (Vehicle Identification Number), é uma sequência alfanumérica única atribuída a cada veículo fabricado.

Além disso, essa identificação é composta por 17 caracteres e não contém letras I, O ou Q para evitar confusões com os números 1 e 0. Desse modo, o VIN é como o DNA do carro, fornecendo informações vitais sobre sua origem, características e histórico.

Cada caractere no VIN tem um significado específico, permitindo que autoridades, fabricantes e compradores identifiquem precisamente um veículo.

Para que serve essa numeração?

O VIN serve a uma variedade de propósitos importantes no mundo automotivo. Primeiro e mais importante, ele ajuda a combater o roubo e a fraude de veículos. Afinal, com o chassi de carro, as autoridades podem rastrear a propriedade de um veículo e identificar se ele foi roubado ou adulterado.

Além disso, é crucial para recalls e campanhas de segurança. Os fabricantes utilizam essa numeração para identificar quais veículos estão sujeitos a problemas de segurança e notificar os proprietários para fazerem reparos ou substituições necessárias.

Para os compradores de carros usados, o chassi fornece informações essenciais sobre o histórico do veículo, incluindo registros de acidentes, manutenção e recalls. Isso ajuda os compradores a tomarem decisões informadas e a evitar veículos com problemas ocultos.

O que você pode saber sobre um veículo com o chassi de veículo em mãos?

Ao contar com a numeração de chassi de carro em mãos, você pode acessar diversas informações de um veículo. Além do básico, como origem, fabricante, especificação do veículo, ano de fabricação, é possível saber informações importantes para a sua compra.

Desse modo, é possível saber informações de histórico, roubo, furto, se o veículo está adulterado e entre outros dados que garantem uma compra veicular mais segura.

Onde encontrar o chassi de carro?

O número de chassi de carro, também conhecido como número de identificação do veículo (NIV), é uma marcação única que identifica individualmente cada veículo fabricado.

Encontrar o número de chassi em um carro pode variar dependendo do modelo e do ano de fabricação, mas geralmente existem alguns lugares comuns onde essa identificação pode ser encontrada. Veja a seguir:

Sob o capô e longarinas do veículo

Um dos locais mais comuns para encontrar o número de chassi é sob o capô do carro, geralmente em uma placa de metal fixada à estrutura do veículo. Essa placa pode estar localizada na parede corta-fogo, que é a parede entre o compartimento do motor e o compartimento de passageiros.

Além disso, o número de chassi também pode ser encontrado nas longarinas do chassi, que são as barras longitudinais que formam a estrutura principal do veículo.

Eixo dianteiro ou traseiro

Outro local onde se pode encontrar o número de chassi é na parte inferior do carro, próximo ao eixo dianteiro ou traseiro.

No entanto, em alguns veículos, o número de chassi pode estar gravado na parte inferior da carroceria, geralmente próximo à suspensão ou ao sistema de direção.

Portas do carro

Além disso, o número de chassi pode estar localizado nas portas do veículo, geralmente na borda interna da porta do motorista ou do passageiro. Em veículos mais antigos, os fabricantes costumavam gravar o número de chassi no chão do porta-malas ou na parte interna do compartimento do motor.

É importante observar que o número de chassi pode estar localizado em diferentes lugares dependendo do fabricante e do modelo do veículo.

Desse modo, em alguns casos, pode ser necessário consultar o manual do proprietário ou entrar em contato com o fabricante para obter informações específicas sobre a localização do número de chassi em um determinado veículo.

Independentemente de onde o número de chassi esteja localizado, é essencial que ele seja legível e esteja em boas condições.

Além do chassi, quais são os outros itens de identificação de um veículo?

Além do número de chassi de carro, existem vários outros itens de identificação em um veículo que são importantes para sua identificação e rastreamento.

Placa

Um dos itens mais comuns é a placa de identificação do veículo, também conhecida como placa de registro ou placa de licença. Essa placa geralmente contém uma combinação única de letras e números atribuídos pelo departamento de trânsito ou autoridade de registro de veículos de um determinado país ou região.

Número do motor

Outro item comum em um veículo é o número do motor. Assim como o número de chassi, o número do motor é uma marcação única atribuída a cada motor individualmente fabricado.

Os fabricantes geralmente estampam o número do motor em uma superfície metálica no próprio motor, e sua localização pode variar dependendo do fabricante e do modelo do veículo.

Desse modo, este número é essencial para identificar o motor específico instalado em um veículo e pode ser útil em situações como manutenção, reparo ou verificação de autenticidade.

Números de série de componentes específicos

Além disso, alguns veículos também podem ter outros números de identificação, como números de série de componentes específicos, como transmissões, diferenciais ou sistemas de freios.

Desse modo, podemos ressaltar que esses números podem ser estampados em várias partes do veículo e são usados para rastrear a origem e a autenticidade de componentes específicos instalados em um veículo.

Etiquetas de identificação

Em veículos mais modernos, também é comum que as montadoras coloquem etiquetas de identificação de veículos em várias partes do veículo, como portas, para-lamas, painéis de porta ou compartimentos do motor.

Essas etiquetas geralmente contêm informações como o número de chassi, número do motor, especificações de produção e códigos de pintura, e fornecem informações adicionais sobre o veículo durante o processo de fabricação, montagem e inspeção.

Documentos de identificação

Além desses itens de identificação física, também existem documentos de identificação do veículo, como o certificado de registro do veículo, que é emitido pelo departamento de trânsito ou autoridade de registro de veículos.

Desse modo, contém informações detalhadas sobre o veículo, incluindo o número de chassi, número do motor, proprietário atual e histórico de propriedade do veículo.

Por que consultar número de chassi de carro antes mesmo de comprar?

A compra de um veículo é cada vez mais importante para a população, mas ter cuidado durante essa nova aquisição é fundamental. Principalmente quando falamos em anúncios digitais. Afinal, sabemos que hoje, qualquer pessoa pode anunciar a venda de um automóvel na internet.

Mas, o que afirma que aquele veículo é realmente livre de adulterações? Não é possível saber se o vendedor está realmente falando a verdade ou não.

Por isso, a consulta de chassi é cada vez mais indispensável durante a compra de um automóvel, seja ele pela internet, concessionária ou de uma pessoa que você conheça.

A consulta evita prejuízos e garante uma compra mais segura e informada. Para consultar, você pode contar com a Consultas Prime, uma empresa totalmente preparada para garantir que a compra do seu automóvel seja mais segura.

Por meio do site oficial da Consultas Prime, você precisa selecionar “Consulta Veicular”, escolher a consulta que você precisa, informar os dados que são solicitados e pronto. Inicie a sua consulta em apenas alguns minutos.

É simples, fácil e prático, você pode consultar com muita segurança. Não deixe para depois, consulte o quanto antes para evitar maiores prejuízos na sua compra.