fbpx
Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Importância da política de crédito e cobrança

importancia da politica de credito e cobranca

O pagamento é um momento chave para as empresas. Afinal, é quando todo o trabalho finalmente se transforma em receita e a empresa se aproxima do tão esperado lucro. Porém, para chegar lá, é preciso ter algumas ações de modo a garantir que o dinheiro, de fato, entre no caixa. Então, confira neste artigo, porque é tão importante ter uma política de crédito e cobrança e como o Consultas Prime pode ajudar.

O perigo da inadimplência

Para as empresas, a inadimplência é um problema bem real e grave. Por conta do fácil acesso ao cartão de crédito, e a outras modalidades de pagamento, o consumidor consegue fazer as compras, mas pode acabar tendo uma enorme dificuldade em pagá-las, especialmente em momento de crises no qual ainda estamos.

Mesmo outras empresas, em interações B2B, acabam tendo problemas financeiros por conta de fatores internos e externos, criando um grande ciclo de inadimplência que pode fazer com que a sua empresa, não receba o que é devido.

Isso pode ser desastroso e é por isso que um serviço como o Consultas Prime é tão importante para a análise de crédito e cobrança.

Fluxo de caixa e capital de giro

Ao contrário do que se pensa, uma empresa não precisa fazer lucro para sobreviver. É claro que o lucro é ótimo, pois permite que ela cresça, mas a maioria das empresas sofre porque falta capital de giro.

Para quem não conhece este conceito, o capital de giro é o recurso que a empresa tem em caixa e que irá pagar as contas do dia a dia. Por exemplo, as contas de infraestrutura e o salário dos funcionários.

O que determina o capital de giro é o fluxo de caixa, o quanto entra e o quanto sai em um determinado momento. Mas o que acontece quando ocorre a inadimplência e o cliente não paga?

Seu fluxo de caixa é prejudicado, porque o dinheiro não entra, e seu capital de giro é comprometido. Para evitar isso, ferramentas com o Consultas Prime são essenciais pois através das consultas CPF e Pefin você conta com mais recursos em seu dia a dia da empresa.

Imagine um exemplo bem banal. Um cliente compra a prazo, o que significa que ele só irá pagar mais para o futuro, mas você precisa pagar os fornecedores agora. É o capital de giro que irá fazer o pagamento e o fluxo de caixa que vai garantir que você tem recurso suficiente para fazê-los.

A inadimplência é perigosa, exatamente por colocar em risco todo este planejamento. Por isso que a política de crédito e cobrança é tão importante, assim como as ferramentas como o Consultas Prime.

O que é a política de crédito e cobrança?

Uma boa política de concessão de crédito e cobrança, e o uso de ferramentas como o Consultas Prime, ajuda você a evitar este problema.

A política de crédito é bem simples, e significa a possibilidade de conceder o crédito a certas empresas ou clientes. Neste momento é essencial realizar as consultasCPF como a Consulta Completa CPF ou a Consulta Completa CNPJ com o Score.

Muitas vezes, o motivo do não pagamento é momentâneo, e é preciso ter esta sensibilidade ao avaliar cada situação de inadimplência. Por isso, é tão importante ter um critério para decidir qual cliente pode receber o crédito, como o uso do Consultas Prime.

Já a política de cobrança, é uma forma de aumentar as chances de o cliente efetuar o pagamento. Fazer este processo é muito mais eficiente do que seguir os trâmites judiciais e aqui mais uma vez poderá contar com a Consultas Prime pois temos a ferramenta Pefin para negativar Devedores.

É uma negociação que precisa ser feita com muito cuidado. A inadimplência é algo que afeta o emocional, pois você tem a péssima sensação de que não é recompensado pelo seu trabalho. Como sempre existem pessoas envolvidas neste processo, é possível que a interação fuja um pouco do controle.

Neste caso, é preciso ter calma, fazer a cobrança de forma respeitosa e discreta, de modo a não causar desconforto no cliente, seja no B2B como no B2C. O Consultas Prime pode ser uma boa forma de avaliar o perfil do cliente e encontrar a melhor forma de abordá-lo.

Como ter uma boa política de crédito e cobrança?

Conceder crédito a um cliente é praticamente um investimento. Afinal, você está gastando dinheiro e tempo em um produto ou serviço, com a expectativa de que irá haver o retorno no futuro, no caso, através do pagamento. Portanto, do mesmo jeito que é importante estudar o mercado antes de investir, é importante conhecer o cliente antes de conceder o crédito.

A avaliação do risco pode ser resumida nos famosos cinco C’s do crédito.

  • Capital: O mais importante, é a saúde financeira do cliente. Ou seja, se ele de fato tem ou não recurso para pagar;
  • Condições: Fatores externos ou internos que podem afetar as empresas e seus pagamentos. A crise é um enorme exemplo;
  • Capacidade: A possibilidade que o cliente tem de ganhar a partir do seu negócio. Quanto mais ele lucrar, maior a chance de pagar;
  • Colateral: O quanto o cliente faz parte de um coletivo de empresas, que podem afetar ou não a sua capacidade de pagamento;
  • Caráter: O risco de o cliente não ter a intenção de pagar;

Alguns são bem diretos, como os primeiros, e podem ser avaliados em ferramentas como o Consultas Prime. Já outros, como o caráter, são mais sutis e subjetivos, dependendo de uma análise e aproximação mais pessoal.

Estabelecendo as políticas para crédito e cobrança

Sabendo ou não, se vale a pena conceder o crédito ao cliente, é interessante avaliar as formas de pagamento. Por exemplo, trazer alternativas nos prazos pode ser uma forma de tornar a transação mais atrativa para o comprador e garantir que o pagamento será feito.

Quanto a cobrança, o ideal é ser proativo e lidar com isso o mais cedo possível. Isso não significa “esperar” que o cliente não irá pagar, mas ter políticas e ações preparadas para caso isso aconteça. O Consultas Prime pode ajudar você a encontrar os clientes mais propensos a atrasar no pagamento.

Portanto, busque organizar as informações do cliente, e estabelecer um cronograma e uma forma técnica de fazer as cobranças. Em qualquer interação empresa-empresa ou empresa-cliente é preciso abordar este assunto de forma muito delicada. Afinal, é tão importante manter a relação positiva e garantir uma venda no futuro, do que arriscar tudo para o retorno momentâneo.

Quer conhecer mais sobre os serviços da Consultas Prime e ter mais segurança na sua política de crédito e cobrança? Então, acesse o site e conheça melhor o produto.

Consultas Prime: o seu distribuidor Consultas OnLine

Por meio da Consultas Prime, você e sua empresa têm total acesso a todos os serviços oferecidos em informações sobre cadastros de crédito, Score, negativados, protestos e muito mais.

A Consultas Prime facilita a rotina da gestão da sua empresa ao intermediar a aquisição de créditos e consultas aos cadastros de maneira fácil, rápida e acessível para o seu negócio.

Por meio da maior base de dados de análise de crédito do Brasil, a sua empresa tem condições de tomar decisões mais assertivas sobre vendas e negócios com pessoas físicas e jurídicas.

Com os nossos serviços, a sua empresa reduz custos, evita calotes e ainda tem chances maiores de recuperar dívidas atrasadas e débitos de clientes inadimplentes. Tudo ao alcance de poucos cliques.