Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Porque preocupar com Cadastro Positivo

porque preocupar com cadastro positivo

Muitas pessoas ainda não têm um entendimento claro, porque preocupar com cadastro positivo e o que é. Mas a definição é bem simples, trata-se de um sistema de armazenamento que contém todo o histórico do comportamento do consumidor.

Para deixar a explicação ainda mais simples e clara, o cadastro positivo seria algo como o “currículo financeiro” de cada pessoa e uma forma de as empresas reconhecerem os bons pagadores.

Com esse sistema, informações sobre os pagamentos, financiamentos, empréstimo e outras movimentações são disponibilizadas às instituições. Isso é possível, ainda que o consumidor nunca tenha sido cliente daquela empresa.

Um dos motivos que fazem as taxas de juros serem altas, além da falta de flexibilização dos prazos para pagamentos de empréstimos, financiamentos e compras a prazo, é a dificuldade de acesso a algumas informações sobre os hábitos de pagamento dos consumidores.

O cadastro positivo vem para mudar esse quadro e oferecer às empresas as informações mais importantes a respeito do comportamento financeiro do consumidor.

Até pouco tempo, o consumidor tinha a opção por aderir ao cadastro positivo. A partir de abril de 2019, o cenário mudou, com a criação de uma lei para inclusão automática de todas as pessoas no cadastro positivo.

Vantagens do cadastro positivo

Entre as vantagens desse sistema, está o fato de que o consumidor pode ser reconhecido pelo seu histórico de bom pagador, desse modo, ao solicitar serviços como financiamento ou empréstimo, por exemplo, ele poderá ter sua aprovação liberada com maior facilidade.

Mesmo que não consiga comprovar uma renda formal, o consumidor pode conseguir crédito, dependendo do seu histórico apresentado no cadastro positivo.

banner_comprar_serasa

Um dos principais objetivos desse sistema é fazer a avaliação do consumidor baseado em todo o seu comportamento financeiro e não apenas em determinadas restrições em seu nome, o que torna o processo mais justo e as chances de conseguir um negócio, maiores.

É importante considerar ainda que, se antes o histórico do consumidor era registrado de uma maneira negativa, por meio da inclusão nos órgãos de proteção ao crédito (como por exemplo no Pefin Serasa) por não pagamento das dívidas, com o cadastro positivo, o efeito será exatamente o oposto.

Histórico financeiro no Cadastro Positivo

Devemos destacar, também, que com um bom histórico financeiro, é possível conseguir benefícios ou taxas menores ao solicitar um empréstimo, financiamento, renegociação de dívidas, entre outros.

Para as empresas, o cadastro positivo funciona como uma ferramenta que possibilita maiores garantias ao oferecer serviços solicitados com a segurança de estar lidando com um cliente que carrega um bom histórico financeiro.

O objetivo é oferecer mais chances de assertividade para as empresas e instituições financeiras e de crédito nos processos de análise, mediante solicitação de financiamentos, empréstimos e compras a prazo.

Como funciona o cadastro positivo?

Para que o sistema seja alimentado, é realizada uma troca de informações entre as empresas, bancos ou instituições financeiras e os gestores de banco de dados.

Em posse dessas informações, o sistema atribui uma pontuação ao consumidor e organiza todo seu histórico de crédito.

Mesmo com a divulgação das informações, o sigilo bancário é mantido, sujeito à punição, caso não ocorra.

Qualquer empresa pode ter acesso à pontuação do consumidor, mas para que o histórico seja disponibilizado, é necessário que o cliente libere a autorização. Por meio dos serviços da Consultas Prime, o acesso à pontuação Serasa Score é garantido.

A coleta das informações cadastrais que serão armazenadas é feita por empresas de análise de crédito, como Boa Vista, Serasa e SPC.

Quais atividades financeiras são consideradas pelo cadastro positivo?

As despesas que geralmente entram para o histórico são aquelas contínuas, entre elas a do fornecimento de água, luz, esgoto, internet e telefone, assistência médica e odontológica, educação e instituições financeiras. Os financiamentos, empréstimos e compras a prazo também estão inclusos na lista.

A análise é feita em cima de dados como valor total da compra, valor das parcelas, data de vencimento, data do pagamento, valores pagos e dados cadastrais do consumidor.

Quem tem nome sujo pode ser listado no cadastro positivo?

Mesmo com o nome negativado no Pefin Serasa o consumidor pode constar no cadastro positivo, caso mantenha suas contas em dia. E ainda que seu nome esteja sujo, ele poderá se beneficiar por meio de uma análise mais completa.

Cadastro positivo e o aumento do Serasa Score

A pontuação de crédito ( Serasa Score ) , responsável por indicar quais são as chances de alguém pagar por um valor devido, também pode aumentar se a pessoa estiver no cadastro positivo.

Com essa pontuação, chamada de Serasa Score, que vai de 0 a 1.000, aumentam as chances de o consumidor conseguir um financiamento, empréstimo e até cartão de crédito.

É possível sair do cadastro positivo?

Quem não quiser ter seu nome mantido no cadastro positivo, pode solicitar a exclusão no sistema.

De acordo com a lei sancionada pelo governo, algumas questões precisam ser consideradas. A primeira delas, é que quem tiver sua inclusão no cadastro positivo precisa ser informado em até 30 dias.

A lei diz também que qualquer cidadão tem direito a excluir suas informações do cadastro positivo. O gestor do banco de dados tem dois dias para atender à solicitação.

O consumidor tem também direito a acessar seu histórico e a sua pontuação. Ele pode ainda solicitar revisão a respeito de suas informações e caso haja necessidade de correção, o sistema tem um prazo de dez dias para proceder com a alteração.

Somente as instituições financeiras e empresas de serviços e comércio podem ter acesso aos dados do consumidor disponibilizadas pelo cadastro positivo.

As informações, em hipótese alguma, podem ser utilizadas para outros fins que não sejam analisar o perfil do consumidor.

Como consultar o cadastro positivo?

Tanto as instituições como o consumidor podem consultar as informações do cadastro positivo, e uma forma muito fácil e eficiente para as empresas realizarem essa busca é por meio da Consultas Prime.

As consultas dão acesso a relatórios completos de crédito, cadastro positivo e Serasa Score on-line, diretamente da base de dados da Serasa Experian. Desse modo, as informações disponíveis por meio do Consultas Prime são extremamente confiáveis e permitem maior segurança ao negócio.

Uma das grandes vantagens em realizar esse tipo de consulta é ter a possibilidade de analisar riscos e evitar inadimplências.

Fica bem claro, com todas as questões apresentadas, que o funcionamento do cadastro positivo é vantajoso, tanto para o consumidor como para as empresas.

Uma análise bem-feita do perfil financeiro do cliente é o recurso que os empresários precisam ter em mãos para que seja possível prever riscos e acertos, evitar prejuízos e fechar bons negócios.

Por outro lado, o consumidor terá mais ofertas e facilidades no seu acesso a créditos, produtos e serviços, como um certo tipo de recompensa por honrarem seus compromissos financeiros.

Para realizar uma análise no cadastro positivo ou ter acesso a um pacote completo de consultas por CPF, conheça os serviços do Consultas Prime, acessando agora mesmo nosso site.

Consultas Prime: o seu distribuidor Serasa Experian

Por meio da Consultas Prime, você e sua empresa têm total acesso a todos os serviços oferecidos pela Serasa Experian em informações sobre cadastros de crédito, Serasa Score, negativados, protestos e muito mais.

A Consultas Prime facilita a rotina da gestão da sua empresa ao intermediar a aquisição de créditos e consultas aos cadastros da Serasa Experian de maneira fácil, rápida e acessível para o seu negócio.

Por meio da maior base de dados de análise de crédito do Brasil, a sua empresa tem condições de tomar decisões mais assertivas sobre vendas e negócios com pessoas físicas e jurídicas.

Com os nossos serviços, a sua empresa reduz custos, evita calotes e ainda tem chances maiores de recuperar dívidas atrasadas e débitos de clientes inadimplentes. Tudo ao alcance de poucos cliques.

Conheça todos os produtos Serasa Experian para o seu negócio.

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]