fbpx
Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Realizar cobranças com mais eficiência ?

Realizar cobranças com mais eficiencia

Com as crises econômicas que assolam os países, a inadimplência é algo recorrente. No Brasil, o atual cenário ainda é propício para esse tipo de problema, que afeta diretamente a saúde de diversas empresas, que se veem obrigadas a cobrar o valor devido a seus clientes. Essa é a forma utilizada para manter o fluxo de caixa da empresa e assegurar a sua lucratividade. Portando Realizar cobranças com mais eficiência é uma obrigação para todas as empresas.

Apesar de ser uma tarefa necessária para sobrevivência dos negócios, e algo justo perante a justiça, cobrar seus clientes nunca foi uma tarefa agradável. Tanto para a empresa, como para o consumidor, esse momento é bastante delicado e requer muito cuidado para que o relacionamento entre ambos não seja rompido nesse processo de cobrança.

O cliente passa por um momento de crise que, somado com outras possíveis dívidas e dificuldades, se torna ainda mais estressante com as cobranças insistentes das lojas em que está devendo. Por outro lado, as empresas também são obrigadas a cumprir esse papel para se manterem ativas no mercado e lucrando.

Por isso, a gestão de cobrança se faz necessária. Para realizar esse tipo de tarefa de forma mais assertiva e eficiente, ao mesmo tempo mais leve, flexível e respeitosa com os clientes. Para não errar nesse momento, separamos algumas dicas para realizar cobranças com mais eficiência. Confira:

Analise de crédito CPF

Para evitar inadimplência constantemente, a maioria das empresas começa seu processo de gestão de cobrança logo no primeiro contato com o cliente. Para tal, se utiliza da análise de crédito para avaliar o histórico de compra do mesmo e se existem dívidas vencidas em seu nome. Esta análise de crédito pode ser feita através de Consultas CPF CNPJ ou CPF diretamente em nosso portal.

Tal ação se faz necessária uma vez que, as chances de alguém que já está inadimplente com outras empresas, se tornar inadimplente com o seu negócio é muito maior. Quanto mais a empresa evitar inadimplências, melhor. Para isso, pode-se contar com a consulta de restrição financeira.

Esta Consulta CPF se trata de uma informação online diretamente do banco de dados, com cobertura nacional, trazendo informações como Protesto Nacional, Dívidas vencidas, Pefin, Refin, Cheque sustado entre outras informações relevantes para a análise de crédito bem feita do cliente.

Compre Crédito

Mantenha um acompanhamento geral

Mas mesmo após uma boa análise de crédito e a aprovação do crédito ao cliente, a equipe de cobrança da empresa deve manter-se sempre atualizada e acompanhando a situação dos clientes, devedores e não devedores (que podem tornar-se inadimplentes a qualquer momento). Monitore o índice de inadimplência constantemente a fim de encontrar motivações comuns que levaram a mais ou menos casos de dívidas e, consequentemente, maneiras eficazes para estimular as quitações.

O gestor do setor de cobrança deve atentar-se também em manter as maneiras de abordagem selecionadas sempre alinhadas com seus funcionários que são responsáveis por fazer os contatos. Só assim o atendente poderá entender e aplicar formas de negociação possíveis, segundo normas da empresa, a fim de solucionar melhor os problemas, como por exemplo regras para o abono de juros.

Além disso, a equipe deve estar alinhada quanto ao discurso de abordagem, a quantidade diária e horários definidos para ligações, registro dos procedimentos realizados de negociação etc.

Utilize diversos canais de atendimento

Muitos clientes procuram as empresas para realizar a quitação da dívida. Uma forma de facilitar a tratativa de dívidas é a pluralidade de canais de atendimento. Utilize a tecnologia para atender mais rapidamente às solicitações de negociação, como as soluções de atendimento automático nos canais online, os chatbots. Eles são capazes de responder às dúvidas dos usuários e oferecer opções para o cliente solucionar o seu problema.

Por meio do telefone, também é possível otimizar o atendimento através de atendentes iniciais automáticos, que solicitam o número do CPF do cliente e algumas opções de serviços para direcioná-los diretamente para o atendimento correto. Com o número do CPF, o sistema pode identificar que o cliente está em débito com a empresa, direcionando-o para a equipe de cobrança.

Faço logo o primeiro contato

Após o primeiro dia de inadimplência, o ideal é entrar em contato com o cliente cerca de 3 dias depois. Não o aborde, seja por telefone, e-mail ou outro canal, já cobrando sobre sua dívida recente. Pode ter havido um esquecimento de pagar o boleto ou algum erro no banco pode ter acontecido.

Por isso, o ideal é fazer essa abordagem para oferecer o reenvio de um novo boleto sem a cobrança de juros, mostrando para o cliente que a empresa compreende a inadimplência em caso de esquecimentos ou de algum outro problema técnico ocorrido. A conversa deve ser em um tom tranquilo e amigável, o que aumenta as chances de você receber o pagamento em sua integridade.

Reenvie o boleto

Mas se após 7 dias de atraso, o boleto ainda não tiver sido quitado, insista mais uma vez em um e-mail com um novo boleto sem juros anexo, sempre ligando para confirmar o recebimento do mesmo e para saber o motivo do atraso dentro desse período. Evite tons de ameaças ou muito ríspidos. Nesse momento, ainda pode haver um problema com o banco ou com o recebimento do boleto.

Negocie a dívida

Entretanto, se o pagamento não ocorrer dentro de 30 dias, temos um quadro de inadimplência real e não causada por fatores técnicos. Nesse caso, a empresa deve atuar para solucionar o problema da melhor forma possível.

Primeiramente, é necessário enviar uma carta formal de cobrança, contendo a dívida até o momento e a comunicação da suspensão dos serviços prestados a partir de determinada data. No final do documento, insira uma proposta de quitação que facilite a vida do cliente. Tal carta deve ser timbrada e conter a assinatura do responsável pelo setor de cobrança (que estará ciente da proposta de quitação enviada). Em nosso portal disponibilizamos uma maneira simples e fácil de enviar Cartas de Cobrança Extra judicial para os devedores, esta carta será envia pelos correios impressa, via email e SMS.

Além disso, entre o mais breve possível em contato por telefone com o seu cliente, a fim de confirmar o recebimento da carta e reforçar as opções de negociação enviadas no documento, com novos prazos e novas opções de pagamento que se encaixem melhor com a realidade dele. Exemplo disso é o parcelamento da dívida. Se o cliente deve um boleto de um valor alto, ofereça um parcelamento para diminuir o valor e possibilitar a quitação, mesmo que seja em longo prazo.

Negativar no Pefin

Então após realizada todas as tentativas amigáveis de cobrança conforme descritas anteriormente e o devedor ainda não conseguir honrar com seu compromisso, uma das melhores ferramentas de grande poder de cobrança é o Pefin, através do Pefin o devedor fará parte do banco de dados de devedores e qualquer empresa que consultar seu documento em todo o Brasil irá ver que ele tem uma dívida pendente, então esta será a maneira mais garantida de receber pois ninguém gostaria de ficar com no nome sujo na praça.

Então não perca mais tempo em Como negativar CNPJ de sua carteira de inadimplentes, e comece a utilizar ainda hoje esta excelente ferramenta que é o Pefin, e você verá grandes resultados em recuperar as dívidas de seus inadimplentes.

Caso precise de ajuda nesse sentido, entre em contato conosco! Podemos fornecer as informações que precisa para garantir que a sua empresa continue crescendo de forma sustentável e longe de riscos que possam comprometer o seu futuro.

A Consultas Prime Distribuidor bureau de crédito possui a solução mais completa com todas as Consultas.