Spc Serasa – solução para análise de crédito

Você conhece o SPC Serasa? Sabe para que eles servem?
Uma necessidade comum a todo empresário que vai vender seu serviço ou produto a prazo, é avaliar a segurança daquela transação, garantindo que o cliente vai arcar com o compromisso feito. Essa é uma preocupação mais do que justa. Ao mesmo tempo, toda empresa quer manter o bom relacionamento com o consumidor, evitando que ele vá comprar na concorrência.
Nenhum gestor quer correr o risco de levar prejuízo, mas também é difícil chegar ao cliente com um questionário, duvidando de sua honestidade. O assunto costuma ser delicado e, por isso, uma boa opção costuma ser utilizar Consultas Serasa, ferramentas disponíveis para diminuir os riscos para o empresário.
É aí que entra a análise de crédito, momento em que quem está vendendo vai checar o histórico de quem está comprando, para avaliar os riscos de conceder o crédito, que acaba sendo, na prática, quase que como um voto de confiança.
Neste texto, vamos falar sobre os principais instrumentos de análise de crédito, o SPC Serasa, para ajudar os empresários a entender como podem utilizá-los no momento de fechar um negócio com determinado cliente. Muita gente confunde, mas SPC e Serasa não são a mesma coisa. Fica tranquilo que a gente te explica!
O que é o Serasa Experian?
Em 1968, a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) sentiram a necessidade de criar o seu próprio instrumento de análise de crédito, o Serasa Experian.
O Serasa, que é um acrônimo para “Serviços de Assessoria S.A.”, padroniza relatórios e formulários em uma única ficha cadastral. Essa lista também leva em conta dívidas com cartões de crédito, cheques sem fundo ou financiamentos não pagos.
O Serasa tem, basicamente, a mesma função do SPC, com os dados pessoais dos inadimplentes, esses fornecidos em sua maior parte por bancos e instituições financeiras. Porém, com a Serasa Experian por meio de seus parceiros se tornou o maior banco de dados de analise de crédito do Brasil, além disso conta com uma tecnologia de ponta para realizar a analise de todas as informações que chegam através de seus parceiros, esta tecnologia por exemplo permite criar o Score Serasa ou então o Mosaic.
O que é o SPC?
A necessidade de fazer análise de crédito e identificar quem são os inadimplentes não é algo novo. Em 1955, as associações comerciais já estavam pensando nisso e criou o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), financiado e gerenciado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
O SPC é um banco de dados, que registra os dados de pessoas que possuem dívidas atrasadas, com informações dos próprios lojistas credenciados, responsáveis por informarem ao SPC quando alguém não honra com seus compromissos de pagamento.
Esses dados são compartilhados entre os lojistas de todo o país por meio de uma lista, a Rede Nacional de Informações Comerciais (RENIC). O objetivo é servir de consulta para os bancos e lojas na hora da análise de crédito de seus possíveis clientes.
Devo consultar no SPC ou no Serasa?
Como a gente já viu, os dois órgãos são parecidos e têm funções também parecidas, porém como informado a Serasa conta com o maior banco de dados do Brasil, então se torna muito mais seguro realizar uma consulta na Serasa através do Distribuidor Serasa.
O Serasa lista as pessoas com dívidas em todos os seguimentos comércio, industria, varejo, serviços além disso, ainda possui mais informações sobre aqueles que têm débitos com as instituições financeiras e bancos.
É comum que as informações das pessoas que foram negativadas estejam no banco de dados da Serasa por ser o maior, mas mesmo assim, é recomendado aos empresários que consultem ambas, para ter mais segurança antes de fechar um negócio.
Em alguns casos, dependendo do tipo de informação que se busca, a empresa pode optar por pesquisar em apenas um desses bancos de dados. Mas a verdade, é que ninguém quer correr o risco de deixar esse tipo de informação passar batido.
E como faço a pesquisa SPC Serasa?
A pessoa ou empresa que tem o nome incluído no SPC Serasa costuma ser notificada pelos órgãos por meio de uma correspondência no caso da Serasa a negativação é feita pelo Pefin. O devedor pode verificar se o seu nome está em uma dessas listas, de posse de seu CPF ou CNPJ, nas agências físicas ou pela internet, onde o serviço costuma ser cobrado. Por exemplo, no site da Consultas Prime Distribuidor Serasa temos disponível todas as consultas Serasa de maneira simples e sempre online.
Mas e as empresas, como têm acesso a essas listas? O SPC oferece serviços de análise de crédito, como o SPC Avisa, e uma certificação digital, já o Distribuidor Serasa oferecem planos de monitoramentos dos clientes.
Como as empresas costumam ter que pagar por esses serviços, uma boa alternativa é contratar um Distribuidor Serasa, que oferece planos para que o empresário possa fazer essas consultas, de acordo com a necessidade de cada um. Contratar uma ferramenta como essas é bem útil para facilitar a vida do empresário que precisa consultar o histórico de seus clientes e localizar os devedores.
Também é comum que as agências especializadas disponibilizem listas mais completas, incluindo as de outras empresas que trabalham com serviço de proteção ao crédito. Além do SPC e do Serasa, há outros bancos de dados, como o Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo (CCF), gerenciado pelo Banco do Brasil, e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado do pela Boa Vista Serviços.
E se eu encontrar o nome do meu cliente nessas listas? De posse de informações sobre a idoneidade de seu consumidor, o empresário ou gestor vai decidir se assume ou não o risco da venda.
Conclusão
Nem sempre verificar que o nome do possível cliente está no SPC Serasa é um impeditivo para fechar o negócio. Em muitos casos, a informação pode servir apenas como um alerta para que o vendedor tome alguns cuidados a mais.
Cabe a cada empresário elaborar a sua própria política de proteção ao crédito, mas contar com uma boa ajuda é sempre bem-vindo e pode fazer toda a diferença.
Gostou deste conteúdo? Fique de olho e acesse outros textos informativos do nosso blog. É empresário e se interessou por uma de nossas ferramentas de proteção ao crédito? Visite a nossa página de produtos, conheça as nossas opções e avalie qual é a que mais se adequa à necessidade de sua empresa. Se tiver alguma dúvida, estamos à disposição. O importante é não correr riscos desnecessários.
Boletim de Notícias