Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Quais os riscos quando não consulta CNPJ

quais os riscos quando não consulta cnpj serasa

A inadimplência é uma realidade presente na vida tanto de empresas quanto de clientes. Em períodos de crise, ela tende a se tornar ainda mais forte. Pensando nisso, preparamos um material que irá auxiliá-lo a entender os riscos que a empresa assume quando não consulta CNPJ Serasa.

Para exemplificar o problema, os dados estatísticos de órgãos de proteção ao crédito mostram que, em abril de 2019, eram 63,2 milhões de brasileiros inadimplentes, conforme uma notícia divulgada no jornal Estadão . A tendência, também, não é de melhorias.

Quais os objetivos da consulta CNPJ?

Assim como a consulta CPF é fundamental para evitar fraudes e reduzir prejuízos, a consulta CNPJ também se faz importantíssima. Afinal, a inadimplência não atinge somente pessoas físicas, mas é uma realidade presente na vida de pessoas jurídicas.

Além de verificar se há um histórico de bom pagamento por meio do CNPJ, a consulta da situação cadastral permite constatar a situação financeira, entender como a empresa está em relação à Receita Federal e se possui algum processo judicial.

O objetivo não é apenas levantar os pontos negativos, e sim entender se aquela empresa é um bom parceiro comercial. Por meio dessas informações, é possível compreender como ele é reconhecido em outros ambientes de negócio.

Por isso, antes de assumir qualquer coparticipação ou negociar com outra instituição, o empresário deve saber como essa empresa é reconhecida perante a Receita Federal e outros parceiros comerciais incluindo a Serasa.

Isso não significa, porém, que o empresário deva fazer a consulta de boca em boca – muito pelo contrário, pois esse comportamento seria antiético. A notícia boa é que existem ferramentas especializadas de consultas que garantem o acesso a todas as informações que, de fato, importam. É esse o caso do Consulta CNPJ Serasa.

banner_comprar_serasa

Por que a consulta CNPJ Serasa é importante?

Ao fechar uma nova parceria, o empresário precisa ter certeza de que está negociando com uma companhia que realmente existe. Pois é! Mas, essa não é bem a realidade de muitos CNPJs no Brasil.

A estimativa da Receita Federal, até maio de 2019, era de declarar inaptos cerca de 3,4 milhões de cadastros de pessoas jurídicas.

A medida seria tomada tendo em vista as omissões de muitos empresários na hora de fazer as declarações obrigatórias, como é o caso das Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

Quando um CNPJ é declarado inapto, o empresário fica impedido de fazer novas inscrições, além de tornar a inscrição atual inválida. Neste caso, os documentos fiscais emitidos pela empresa são nulos.

É esse cenário assustador que paira as negociações em muitas companhias. Por isso, antes de fechar negócio com um novo fornecedor ou cliente, por exemplo, é fundamental que seja feita uma consulta CNPJ Serasa.

Além disso, outra consulta importante é de Informações Cadastrais, com esta consulta você consegue analisar todas as informações de cadastro da empresa, ajudando assim na análise de fraude.

Quais os riscos quando não consulta CNPJ?

Já mencionamos sobre as fraudes, que podem ser exemplificadas por altos prejuízos financeiros. Há outras possibilidades, como golpes de empresas de fachada. As áreas mais visadas pelos golpistas são setores de saúde, imobiliário, concessão de créditos.

Para se ter uma dimensão do problema, em 2019, na região de Curitiba, as empresas de fachada causaram prejuízos de R$ 2 milhões aos empresários que atuavam no setor de negociação de créditos, conforme divulgado pela rádio CBN .

Em 2017, no Rio Grande do Sul, foram desarticuladas pela Polícia Civil aproximadamente 50 empresas de fachada, que também aplicavam golpes milionários no Estado. A notícia foi divulgada pelo jornal Zero Hora.

Para fazer a “lavagem do dinheiro sujo”, é comum que as empresas de mentira tentem negociar com empresas constituídas e de renome no mercado. A estratégia permite simular transações comerciais legalizadas.

Em um primeiro momento, por exemplo, pode até ser que a empresa de fachada cumpra com as dívidas. O problema é que, ao conseguir confiança no empresário com o qual negocia, elas tendem a agir para aplicar golpes.

Além de perdas financeiras, negociar com empresas de fachada pode fazer com que o empreendedor sério passe a ser visto como desonesto.

E outro problema, uma vez que sofreu alguma inadimplência desta empresa de fachada, ao negativar ela no Serasa Pefin não irá adiantar pois esta empresa provavelmente ira sumir do mercado deixando para traz todas as dívidas.

Na prática, como funciona a consulta CNPJ Serasa?

Conforme a situação cadastral da empresa, ela estará classificada em uma categoria. Somente com base nessas categorias já é possível evidenciar se é ou não um bom parceiro comercial. Vamos entender as situações possíveis:

  • Suspenso: quando o CNPJ está suspenso, é sinal de que há algum problema nos dados fornecidos à Receita Federal. Embora possa se tratar de algo realmente pequeno, como equívocos de preenchimento, também é um indício de que a empresa não tem cumprido com as obrigações. Para o empreendedor, é sinal de alerta.
  • Inapto: aqui, o sinal vermelho abre. Entram nessa categoria as empresas que não fizeram declarações contábeis obrigatórias.
  • Ativo: além da empresa estar regularizada, não há dívidas nem pendências documentais. É o tipo de parceiro ideal para o empreendedor.
  • Nulo: se a empresa possui CNPJ nulo e está tentando fechar um negócio, é sinal de fraude. Aliás, os empreendimentos que estão sob suspeita de atividade ilegal, por exemplo, são classificados nessa categoria.
  • Baixado: são companhias que solicitaram aos órgãos competentes a baixa do CNPJ. Neste caso, o CNPJ só será reativado quando a empresa solicitar e quando forem resolvidas todas as pendências. Portanto, não se trata de um negócio em funcionamento, então o empresário precisa ficar atento também.

Consultas: credibilidade e confiança

É fato que a consulta do CNPJ Serasa garante credibilidade e segurança para o empresário. Ele tem acesso ao banco de dados do órgão de proteção e, com isso, amplia suas negociações somente para outras empresas confiáveis.

Há outras vantagens que vamos explicar a seguir, tais como:

  • Queda da inadimplência: se você passa a fazer consulta CNPJ, a expectativa é negociar apenas com empresas positivas no mercado. Isso diminui a inadimplência, de maneira geral.
  • Diminui problemas relacionados ao fisco: quando você trabalha com CNPJs que não estão ativos ou que estão com problemas, você também sai prejudicado e não consegue emitir Notas Fiscais Eletrônicas válidas, por exemplo. Isso traz prejuízos para a empresa e problemas relacionados ao fisco.
  • Transparência de mercado: esse talvez seja o principal benefício da consulta do CNPJ Serasa. As estratégias transparentes adotadas pela empresa, a partir da consulta, permitem ampliar o reconhecimento no mercado.

Agora que você entendeu a importância de verificar o CNPJ de futuros parceiros, é hora de adotar esse mecanismo para a sua empresa. Além de diminuir riscos, a ferramenta permite o crescimento de negócios sólidos.

Entre em contato conosco e veja qual a melhor solução para os seus negócios. Somos distribuidor autorizado da Serasa Experian e temos as melhores estratégias de consulta e verificação de crédito.

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]