Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

A importancia do cadastro positivo

a importância do cadastro positivo

Atualmente, já é de conhecimento da maioria das pessoas que o Congresso Federal aprovou a criação do cadastro positivo (Lei 12.414, de 9 de junho de 2011), com o objetivo de disponibilizar para as empresas (instituições privadas) um banco de dados relativo aos bons pagadores.

Esse avanço, de certo modo, beneficia aos consumidores que honram os seus compromissos, o que pode fazer com que eles não só tenham uma boa reputação no mercado, mas também consigam obter produtos com condições diferenciadas.

Gostaria de saber mais a respeito dessa solução e, assim, ficar por dentro desse tema que é importante para as organizações? Em caso de resposta afirmativa, acompanhe a leitura!

Afinal, o que é o cadastro positivo Serasa, solução de que tanto se fala atualmente?

Como já dito, o cadastro positivo é um banco de dados que reúne informações sobre consumidores em relação aos seus compromissos financeiros, ou melhor, em relação aos compromissos financeiros que eles têm com empresas com os quais já se relacionaram ou mantêm relacionamento.

A intenção do cadastro positivo é, na verdade, apresentar informações que reflitam o histórico do consumidor na sua relação com o mercado. Assim, uma vez o acessando, poderá encontrar nele dados sobre a pontualidade de pagamento das obrigações do consumidor, como se foi pago em dia: conta de água, luz, financiamento, pagamento de mensalidade do aluguel, conta de telefone, crediário, empréstimo etc. Em suma, tudo que possa refletir se o consumidor é ou não confiável para se fazer negociações.

banner_comprar_serasa

Como funciona o cadastro positivo?

O processo de funcionamento do cadastro positivo é bem simples. A seguir, apontamos os principais pontos dessa ferramenta:O banco de dados do cadastro positivo terá registros do histórico de pagamentos do consumidor, seja este pessoa física ou jurídica (afinal, uma empresa pode fazer negócio com essas duas pessoas);

  • Caso o consumidor deixe de pagar suas contas, uma vez no mês, por exemplo, isso será registrado no cadastro positivo, fazendo parte do histórico de pagamento do consumidor, o que, na prática, permitirá que as empresas observem essa informação;
  • Não será fácil abrir cadastro no cadastro positivo. Primeiro, o consumidor precisa autorizar por meio de um documento específico ou autorizar a abertura por meio de uma cláusula presente em contrato de financiamento ou empréstimo, por exemplo;
  • As informações presentes no cadastro positivo são claras, objetivas e precisas, de modo não a gerar interpretação equivocada por parte de quem tem acesso — geralmente, o próprio consumidor ou uma empresa;
  • Em tese, não é permitido o compartilhamento de informações entre os bancos de dados do cadastro positivo, a não ser que o consumidor autorize;
  • O cadastrado, ou seja, a pessoa física ou jurídica, pode solicitar o cancelamento do seu cadastro a qualquer tempo;
  • O cadastrado tem o direito de saber com quem ou o quê as suas informações estão sendo compartilhadas. Assim, na plataforma aparece, geralmente, quem ou o que consultou as informações do consumidor;
  • As informações do consumidor ficam no cadastro positivo por 15 anos;

Cadastro positivo

Como se observa, é facultado ao consumidor fazer o seu cadastro positivo ou autorizar que um terceiro o faça. No entanto, o que geralmente acontece é o consumidor mesmo fazer, isso porque ter o cadastro positivo pode aumentar a sua reputação no mercado, fazendo com que ele seja avaliado de forma positiva pelas empresas — o que é uma boa vantagem.

Na prática, a pessoa física ou jurídica terá mais facilidade para comprar a crédito ou solicitar qualquer produto financeiro, como financiamento e empréstimo.

Além disso, as condições comerciais poderão ser bastante favoráveis para quem tem um bom histórico de pagamento, sem atrasos.

A importância do cadastro positivo Serasa para as empresas

Para as empresas, o cadastro positivo é uma mãe. Brincadeiras à parte, mas convém dizer que é uma solução indispensável para a empresa que deseja crescer sem se colocar em risco porque fez ou estava prestes a fazer alguma negociação com alto potencial de risco.

A empresa pode consultar o cadastro positivo e, assim, verificar, antes de fechar negócio com um cliente ou potencial cliente, se ele realmente é um bom pagador. Se for, pode não só fechar negócio, mas também oferecer condições comerciais atrativas, que faça com que ele se torne um cliente fiel da marca, como reduzir a taxa de juros ou facilitar o pagamento de algum produto que ele deseja.

As empresas têm que ter consciência que hoje o bom consumidor tem que ser tratado como rei, literalmente, afinal o Brasil, atualmente, está passando por uma crise de larga escala, com mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes, ou seja, porque não pagaram em dia seus compromissos financeiros.

Então, o cadastro positivo surge como uma solução fundamental para a empresa que deseja constituir boas relações com os clientes e, assim, crescer de forma segura, sem riscos que a jogue para trás, isto é, faça ela retroceder.

Cadastro positivo: análise justa e completa

Além disso, o cadastro positivo permite que a empresa faça uma análise do cliente de forma justa e completa, considerando o seu histórico de pagamento. Isso porque, na visão da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), as empresas têm a tradição de somente considerar as informações negativas sobre o consumidor. Assim, o cadastro positivo surge como um contraponto necessário para mudar essa tradição e permitir que as pessoas tenham acesso ao crédito de maneira justa.

Com o cadastro positivo, a empresa pode aproveitar melhor as oportunidades

Melhor que isso, na verdade, pode criar linhas de crédito com base no perfil do cliente, o que, na prática, possibilita que a empresa aproveite as oportunidades mesmo diante de situações que oferecem riscos. É ter a consciência de que às vezes é preciso confiar para crescer.

Você gostaria de adotar o cadastro positivo em sua empresa e, assim, fazer com que ela siga crescendo e obtendo ótimos resultados em suas negociações? Caso a resposta tenha sim, então acesse agora mesmo o nosso site e aproveite em diversas consultas para analisar sua reputação no mercado e assim se colocar em dia para possíveis dividas em aberto, melhorando com isso seu cadastro positivo e o Score Serasa, dois pontos muito importantes no dia a dia para análise de credito.

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]