Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Cadastro Positivo no novo senário econômico

Cadastro Positivo no novo senário econômico

O Cadastro Positivo é um banco de dados onde é feita a inclusão automática dos consumidores e das empresas que tenham reputação de que são bons pagadores. Primeiro de tudo, é operado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil. A Consultas Prime pode ajudar você a fazer uma consulta de Score com este tipo de informação, e afinal é muito importante entender o Cadastro Positivo no novo senário econômico.

A regulação que torna automática a participação das Pessoas Jurídicas e Físicas no Cadastro Positivo foi sancionada em 8 de abril de 2019. O Cadastro Positivo, cuja consulta Score pode ser feita através da Consultas Prime, é uma ferramenta que faz análise de crédito, levando em conta o histórico de pagamentos de ambos.

A medida tem como pretensão modificar o cenário do crédito no Brasil, causando impactos, também, no varejo digital e físico.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre o Cadastro Positivo no novo senário econômico. Certamente, caso queira realizar uma consulta CPF ou Consulta CNPJ, você pode procurar a Consultas Prime e solicitar um orçamento.

Dados econômicos

Com a regulamentação do Cadastro Positivo, o Governo Federal estimava que haveria uma redução de até 45% na inadimplência brasileira que, na época, atingia mais de 60 milhões de pessoas.

Além disso, era esperada uma injeção de recursos de R$ 1 trilhão na economia do país, trazendo um impacto de cerca de 19% na relação crédito/PIB. Você pode buscar informações de crédito de seus clientes através da Consultas Prime, através das consultas de Restrição Financeira de CPF ou CNPJ.

Outro benefício esperado por analistas era de que haveria uma grande entrada de informais e profissionais liberais no sistema de crédito brasileiro com a regulamentação do Cadastro Positivo.

banner consultas prime

A expectativa era de que, provavelmente, cerca de 22,6 milhões de pessoas passariam a ter acesso a empréstimos ou financiamentos por conta disso. É possível, através da Consultas Prime, verificar se seu cliente tem um bom histórico realizando a Consulta CPF ou Consulta CNPJ.

Efeitos na economia com o Cadastro Positivo

O setor de varejo é um dos que se beneficiam da criação do Cadastro Positivo. Isso devido à razão de que ele começa a ter dados de melhor qualidade sobre seus clientes e fornecedores. E entender o Cadastro Positivo no novo senário econômico se torna cada vez mais importante.

Assim, ele estará mais seguro de conceder o crédito para aquelas pessoas que as organizações tinham maior dificuldade de atingir anteriormente. A Consultas Prime pode te ajudar a entender melhor seus clientes através da Consulta CPF ou Consulta CNPJ

Outro cenário onde as mudanças com o Cadastro Positivo impactaram é o de concessão de crédito para empresas de diferentes tamanhos. Como dito anteriormente, as empresas também constam do cadastro.

Como resultado, 2,5 milhões de empresas passaram a ter acesso a crédito, representando um crescimento de 35% e uma injeção de R$ 180 bilhões na economia. A Consultas Prime também faz consultas Score de empresas e Pessoas físicas.

Os efeitos do Cadastro Positivo na economia brasileira não devem ser imediatos. Especialistas acreditam que, para que haja aumento na base de credores e na queda de juros, será preciso criar um histórico de compras da população e das empresas.

Portanto, os reflexos serão sentidos de maneira gradual em cerca de três anos. Ainda mais depois do novo cenário econômico causado pela pandemia de Coronavírus – Covid-19. Faça consultas ao Cadastro Positivo através da Consultas Prime utilizando a Consulta CPF ou Consulta CNPJ.

No entanto, o Banco Central é que estará responsável por encaminhar estudos que apontem quais serão os resultados do Cadastro Positivo. Como resultado, a instituição poderá definir a queda ou não dos juros no varejo, se realmente o número de credores aumentar. Consulte se seu cliente está no Cadastro Positivo, através da Consultas Prime.

Constitucionalidade do Cadastro Positivo

Quando o Cadastro Positivo foi regulamentado, entidades de proteção ao consumidor fizeram questionamentos sobre a constitucionalidade da medida. Mesmo que ele apresente uma série de vantagens competitivas.

Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), existe um conflito causado pela inclusão automática dos consumidores no cadastro com a Lei Geral de Proteção de Dados e com o Código de Defesa do Consumidor. A Consultas Prime faz a verificação do seu cliente no Cadastro Positivo utilizando a Consulta CPF ou Consulta CNPJ.

De acordo com o Idec, essa inclusão compulsória no Cadastro Positivo e o repasse dessas informações violaria o direito que todos os brasileiros têm à privacidade, em contraste com a Constituição Federal. Faça consultas ao Cadastro Positivo, através da Consultas Prime.

Da mesma forma, alguns economistas não concordam com isso. Para eles, a inclusão no Cadastro Positivo só foi possível por conta da Lei Geral de Proteção de Dados.

Essa medida faria parte de um grupo de modificações no crédito do país que produziram uma melhora no cenário geral da economia, como a criação do crédito consignado e a nova Lei de Falências. A Consultas Prime faz consultas no Cadastro Positivo de empresas.

Cadastro Positivo X Inadimplência

Analistas indicam, também, que se faz necessário diminuir a inadimplência para que a redução do spread bancário continue. Este é a diferença entre as taxas efetivamente cobradas aos clientes finais dos bancos e os recursos que essas instituições investem para captar o valor de um empréstimo.

O Cadastro Positivo automático pode ajudar nessa redução. A Consultas Prime pode ajudar você a fazer uma consulta a esse cadastro.

Como resultado, outro motivo para o spread bancário ser alto no país é o tamanho da carga tributária que as instituições bancárias repassam aos brasileiros. Ou seja, altos custos administrativos contribuem também para o valor alto do spread.

No entanto, alguns bancos têm buscado reduzir esses custos incentivando seus clientes a usar canais alternativos, como aplicativos e sites. Faça consultas ao Cadastro Positivo através da Consultas Prime.

Motivações do crédito positivo

A principal motivação das novas regras de Cadastro Positivo é fazer com que o acesso ao crédito fique mais fácil e com menores juros para os consumidores e as empresas que honrarem seus compromissos financeiros.

Portanto, isso permitiria que os dados que não são consideradas atualmente durante uma avaliação de crédito, passariam a ser consultados. Isso faria com que as avaliações de risco sejam mais individualizadas. Procure os serviços da Consultas Prime para saber se seu cliente está no Cadastro Positivo.

Ainda mais, a ideia aqui seria oferecer uma maior assertividade para os empresários durante os processos de concessão e análise de compras a prazo, empréstimos e financiamentos. No entanto, o Cadastro Positivo irá proteger dados sensíveis, além do próprio sigilo bancário. Você pode buscar informações de crédito de seus clientes através da Consultas Prime.