fbpx

Como a certidão nada consta se aplica a empresas

como a certidão nada consta se aplica a empresas

Certidão Negativa de Débitos (CND), conhecida como nada consta, é uma certidão na qual demonstra se uma pessoa física, jurídica e algum bem tem restrições financeiras ou pendências legais em seu nome. 

Essa certidão é conhecida popularmente por nada consta. Esse documento pode ser emitido para pessoas físicas que desejam comprovar que não tem pendências no nome. 

Ou na compra de imóveis e veículos seminovos, por exemplo. Embora seja um documento muito útil para pessoas físicas e consulta do histórico de bens, a certidão nada consta é usada especialmente por empresas. 

Lidar com fornecedores, compradores e fazer pedidos de empréstimos em bancos exige uma série de documentos. O nada consta pode ser um deles. 

Na área empresarial, a CND pode ser usada de diferentes maneiras, mas todas têm o mesmo objetivo: evitar golpes e possíveis transtornos no futuro. 

Como funciona a certidão nada consta para empresas

A certidão nada consta de pessoas jurídicas indica se a empresa, seus patrimônios ou sócios têm pendências financeiras ou processos legais. Para emiti-la é preciso, obviamente, não ter restrições financeiras ou pendências processuais. 

A certificação nada consta pode ser emitida por órgãos públicos ou empresas de consultas online – como a Consultas Prime, organizações que também são confiáveis e transparentes, assim como os órgãos públicos. 

Como dissemos, o CND atesta que a pessoa jurídica e os bens que estão em seu nome estão sem pendências financeiras e legais. Por que é necessário? Principalmente, para proporcionar negócios mais seguros para ambas as partes. 

Saber se seus fornecedores, por exemplo, têm histórico com dívidas ou processos legais é importante para evitar fechar alguns contratos e ter transtornos mais tarde – mas, esse é apenas um uso do nada consta pelas empresas. 

Existem diversos tipos dessa certificação, como as estaduais, municipais, da Receita Federal, Previdência Social, Fundo de Garantia, Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, processos criminais em andamento, a de pedido de falência, entre outras diversas. 

A diferença está nos dados que serão analisados na consulta. Ou seja, no foco que a certidão terá. A certidão negativa de processos trabalhistas, por exemplo, terá como foco se a empresa tem antecedentes processuais desse tipo ou não em seu nome. 

Diferentemente da consulta do nada consta de Previdência Social. Ficou claro? Então, tenha em mente o que deseja analisar e descobrir antes de fazer a consulta do CND. 

Como se aplica para empresas?

Saber com quem está negociando, fechando contratos ou comprando bens – imóveis, veículos e equipamentos, por exemplo – é imprescindível para evitar golpes, fraudes e futuras dores de cabeça.

Outra forma como essa certificação pode ser útil para as empresas é solicitando o documento para novos funcionários – exigindo o nada consta de pessoas físicas – e empresas prestadoras de serviços.

Empresas que precisam pedir empréstimos em bancos precisam emitir essa certificação. As instituições financeiras pedem o documento para entenderem o risco de inadimplência e também para aprovar pedidos de financiamento ou não. 

Muitos empresários emitem a própria certidão nada consta para avaliação interna ou para provar sua situação legal e financeira para órgãos públicos ou privados. Então, é muito importante saber como emitir esse documento.

Como emitir certificação nada consta

Este documento é válido durante 90 dias após sua emissão. Então, é uma certificação pontual. Como emitir? Como dissemos, há dois caminhos: a emissão por órgãos públicos e empresas privadas de consultas online, como a Consultas Prime é uma empresa referência de qualidade e transparência em consultas digitais. 

Para emitir a certificação, é preciso estar com o CNPJ limpo, obviamente. Além de não ter processos em seu nome, as empresas não podem apresentar pendências de impostos, como PIS, Cofins, IRPJ, CSLL, entre outros.

Os dados que vêm na certificação e os motivos que impedem a emissão do nada consta dependem do tipo do documento – estadual, municipal e os outros vários citados ao longo do conteúdo.

Como a maioria das coisas atualmente, é possível fazer a emissão deste documento pela internet. Alguns órgãos exigem o pedido presencial, mas a Consultas Prime oferece a emissão dessa certificação via internet, de forma rápida e simples. 

Ao acessar nosso site, identificará a opção de consulta nada consta e indicará o CNPJ da empresa que deseja analisar os dados. Faremos a análise e se tudo estiver dentro da legalidade, enviaremos o documento o mais rápido possível.

Caso contrário, apresentaremos quais as pendências a titularidade tem. Assim, terá todas as informações importantes em mãos antes de fechar qualquer venda ou negócio.

Conheça a Consultas Prime

A Consultas Prime é uma empresa especializada em consultas online. Oferecemos soluções completas para empresas consultarem o próprio nada consta ou de terceiros. 

Com transparência durante as operações e confiança, nossos clientes obtêm informações importantes por meio das consultas oferecidas em nosso site. Acesse e emita a certificação nada consta para negócios seguros e tranquilos. 

Conte com a gente, entre em contato!