Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Cobrar inadimplência com PEFIN

Cobrar inadimplência com PEFIN

Vender cada vez mais e ter um bom faturamento é o desejo de todo empresário. No entanto, se o seu estabelecimento trabalha com vendas a prazo, é preciso muito cuidado para que as vendas não acabem em prejuízos em decorrência de inadimplência de alguns clientes. Então Cobrar inadimplência com PEFIN se torna tão importante quanto vender.

Mas o que fazer quando um cliente deixa de honrar as dívidas? Essa é uma grande dúvida de quem vende a prazo e precisa lidar com essa questão tão delicada e tão importante para manter a saúde financeira do seu negócio.
Veja neste artigo como identificar os inadimplentes e quais medidas sua empresa deve tomar para fazer a cobrança de devedores e diminuir os índices de inadimplências no seu estabelecimento.

As estatísticas alarmantes da inadimplência

Os números apontam uma estatística muito preocupante quando o assunto é inadimplência no Brasil: mais de 60 milhões de brasileiros estão com dívidas em atraso. E muitos deles negativados no Pefin.
Diversos fatores contribuem para esse índice como renda baixa, falta de organização financeira, economia em crise, desemprego, entre outros. No entanto, independente dos fatores que levam aos altos índices de inadimplência, o comércio e a indústria precisam continuar produzindo e faturando.
Desse modo, a primeira atitude para evitar a inadimplência é conhecer bem seu cliente e consultar CNPJ ou CPF  aos órgãos de proteção ao crédito como SCPC, SPC antes de efetuar qualquer venda. Se você ainda não possui um sistema de consultas de análise de crédito, clique aqui e conheça a Consultas Prime Distribuidor Autorizado Bureau de crédito.

Quais os tipos de inadimplentes

O perfil do inadimplente é muito importante para fazer a cobrança das dívidas. Isso porque há diferentes tipos de devedores e cada um com motivações diferentes para chegar a essa situação de deixar de pagar uma dívida.
Por isso, conhecer o perfil de inadimplentes é fundamental para evitar conflitos e buscar soluções para receber a dívida em atraso. Veja alguns exemplos de devedores:

Devedor ocasional

São pessoas que costumam honrar suas dívidas, mas que encontraram alguma dificuldade nas suas finanças ou simplesmente esqueceram a data de vencimento para pagar.

Devedor habitual

São pessoas que possuem certo controle sobre suas finanças. No entanto, por falta de uma organização mais adequada esquece-se de pagar suas dívidas e frequentemente precisam ser cobradas.

Devedor negligente

São pessoas que possuem a vida financeira descontrolada. Ou seja, não respeitam seu orçamento e acabam contraindo mais dívidas do que podem pagar.

Mau pagador

São pessoas que sabem que estão devendo, se recusam a pagar e inventam desculpas cada vez que são cobrados.

Faça avisos automáticos é importante Cobrar inadimplência com PEFIN

É difícil saber qual é o perfil do devedor. Afinal, o atraso de alguns dias não significa que a pessoa é um mau pagador. Por isso, em um primeiro momento, encontre uma solução mais sútil de cobrança, por exemplo, avisos automáticos.
Um aviso automático através de um e-mail, SMS ou WhatsApp, por exemplo, oferece mais sutileza na cobrança e não gera mal-estar entre o seu estabelecimento e o seu cliente. A Consultas Prime conta com o serviço de envio de Carta de Cobrança por SMS, Correio e Email.

Cuidado com a abordagem

Cuidar com a abordagem quando for efetuar a cobrança de uma dívida é essencial. Mesmo que você já tenha percebido qual é o perfil do devedor e imagine quais as suas intenções, fazer a abordagem de uma forma amigável e com respeito é fundamental nessa situação.
O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor prevê a seguinte situação em caso de cobrança de débito: “O inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.”
Ou seja, é importantíssimo cuidar a forma de abordagem da cobrança para não sofrer denúncias ou processos na justiça. Clique nesse link e saiba mais sobre o Direito do Consumidor.

Tente fazer uma cobrança amigável antes de usar o PEFIN

Se as primeiras tentativas por e-mail e mensagem não funcionarem, o ideal é fazer a cobrança por telefone ou Carta de Cobrança este último é um serviço disponível na Consultas Prime e como último recurso Cobrar inadimplência com PEFIN. O contato pelo telefone deve ser de uma forma respeitosa e amigável, utilizando bons argumentos para que o devedor entenda a necessidade da quitação das dívidas.
Você precisa fazê-lo entender o quanto é prejudicial para ele a inadimplência. Você pode usar argumentos como:

  • Inclusão do nome nos órgãos de proteção ao crédito; ( Pefin );
  • Perder o direito de comprar em diversos estabelecimentos;
  • Aumento da dívida em razão de juros por atraso;
  • Impossibilidade de abrir contas em bancos;
  • Cair sua pontuação no Score;
  • Entre outras.

Sua Empresa mais humanizada

Assim, sua empresa mostra um lado mais humanizado ao fazer a cobrança. Se a pessoa já está com o nome sujo, por exemplo, você pode reforçar o quanto está sendo prejudicial para ela a inclusão do nome nos órgãos de proteção ao crédito.
Você pode usar o serviço da Consultas Prime e explicar para o devedor como está sua dívida naquele momento, comparando o valor atual da dívida com o que ele efetivamente devia quando deixou de pagar e argumentar que a tendência é que os juros façam a dívida aumentar ainda mais.

Ouça as justificativas e evite conflitos

O contato com a pessoa é crucial para entender a motivação da falta de pagamento. São diversas situações que podem estar levando a pessoa ao atraso do pagamento e você precisa entender esses motivos para oferecer alternativas para o inadimplente, antes de Cobrar inadimplência com PEFIN.
Supondo que a pessoa deixou de pagar a dívida porque não veio o boleto de pagamento. Você pode simplesmente assumir o erro e enviar outro boleto sem a cobrança de juros, por exemplo, evitando um possível conflito.

Mais possibilidades e planejamento do seu Fluxo de Caixa

Da mesma forma, outro devedor pode estar passando por problemas financeiros e não terá como pagar a dívida durante os próximos meses. Você ficará frustrado, pois isso afeta o seu faturamento. Mas, ao mesmo tempo, precisa entender e continuar a disposição da pessoa para quando a situação melhorar ela possa estar vindo a quitar sua dívida.
Ou seja, é importante manter uma relação respeitosa e evitar conflitos que possam prejudicar a imagem do seu negócio.

Negocie e facilite o pagamento da dívida

Encontrar soluções que facilite o pagamento da dívida é a melhor forma de receber de um inadimplente. Se não houver êxito em uma negociação amigável, há grande chance desse inadimplente estar apenas enrolando o pagamento e pouco vai adiantar cobrança após cobrança.
Se a situação chegar a esse ponto, considere dar descontos atrativos para recuperar parte do valor em débito. Você praticamente perdeu esse valor, pois as ações de cobrança não surtem efeito. Desse modo, a solução mais fácil é negociar e oferecer facilidades para o pagamento como desconto no pagamento a vista ou parcelas reduzidas.

Mantenha um sistema de consulta CPF e consulta CNPJ com Score

A melhor forma de evitar dor de cabeça em seu negócio é contar com o auxílio de um sistema de consulta CPF e Consulta CNPJ. Essa ferramenta garante vendas mais assertivas em seu negócio. Você consegue avaliar o perfil do cliente, analisar seu Seasa Score e verificar se ele está em dia com seus débitos.
Conheça agora mesmo a Consultas Prime e veja como nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a evitar inadimplência e fazer vendas assertivas.

Consultas Prime: o seu distribuidor Bureau de crédito

Por meio da Consultas Prime, você e sua empresa têm total acesso a todos os serviços oferecidos em informações sobre cadastros de crédito, Score, negativados, protestos e muito mais.

A Consultas Prime facilita a rotina da gestão da sua empresa ao intermediar a aquisição de créditos e consultas aos cadastros de maneira fácil, rápida e acessível para o seu negócio.

Por meio da maior base de dados de análise de crédito do Brasil, a sua empresa tem condições de tomar decisões mais assertivas sobre vendas e negócios com pessoas físicas e jurídicas.

Com os nossos serviços, a sua empresa reduz custos, evita calotes e ainda tem chances maiores de recuperar dívidas ( Pefin  ) atrasadas e débitos de clientes inadimplentes. Tudo ao alcance de poucos cliques.

Consultas Prime: Contato

Acesse algum de nossos canais de atendimento e solicite todo o plano de negócio.

Fone:
(11) 3042-1827

Emailcontato@consultasprime.com
Skypesuporte@consultasprime.com