Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Como Descobrir CPF de cliente inadimplente ?

Como Descobrir CPF de cliente inadimplente

Inadimplência é um grande problema para as mais variadas empresas. Afinal, não somente existem os impactos financeiros de não receber o dinheiro pelo trabalho realizado, mas também ter que arcar com o custo de fornecedores e tudo envolvido no processo da venda além de ser uma grande frustração. Então em muitas situações é importante saber Como Descobrir CPF de cliente inadimplente para efetuar as devidas cobranças ou mesmo negativar CPF do devedor.

Por exemplo, a inadimplência tem enormes impactos no fluxo de caixa da empresa. Por isso, a análise de crédito dos clientes, por meio de empresas como a Consultas Prime se torna um passo essencial para as mais variadas marcas.

Então, para ajudar você a não precisar lidar com esse problema, confira como descobrir CPF de cliente inadimplente.

O que é Consulta CPF de cliente inadimplente?

A consulta CPF de cliente inadimplente, por meio de empresas como a Consultas Prime, permite encontrar essa informação mais facilmente. Para isso, sua empresa acessa o banco de dados de instituições de proteção de crédito ( Bureau de Credito ) , para receber essa informação.

banner consultas prime

Pode ser que o cliente que está em dívida com a sua empresa também esteja com outra. Assim, pode ter alguma outra dívida vencida em outra empresa. Logo, é uma das principais preocupações para quem quer trabalhar com a proteção de crédito.

Um medo comum que os lojistas têm é de fazer a consulta CPF para avaliar o risco de crédito e perder o cliente. Na verdade, esse é um direito de qualquer empresa que trabalha com alguma forma de crediário ou venda a prazo.

É uma forma de fazer a proteção de crédito e análise de crédito, e decidir se vale ou não a pena aprovar o crediário, mediante um possível histórico de inadimplência do cliente. Mas, para tudo isso, é preciso saber o CPF do cliente. Apenas com esse documento é possível fazer uma análise de crédito mais específica para saber se existe restrição financeira, como as que você consegue fazer aqui na Consultas Prime.

Como descobrir CPF de cliente inadimplente?

A forma mais simples de descobrir CPF de cliente inadimplente é a partir da consulta CPF por nome, um dos serviços prestados aqui na Consultas Prime.

É um processo bem simples, sendo que você precisa apenas o nome do completo do cliente que deseja consultar cpf. Com isso, pode acessar a consulta CPF por nome para encontrar a informação que precisa.

Normalmente, por motivos de segurança, as consultas desse tipo estão restritas apenas às Pessoas Jurídicas. Ou seja, somente empresas podem consultar CPF de cliente inadimplente pelo nome.

Como as empresas fazem parte do convênio de crédito, as informações são mais seguras e também não podem ser repassadas. Outra opção, é acessar o site da Receita Federal para saber se o CPF está ativo. É uma consulta bem básica, mas que já ajuda.

banner consultas prime

O que fazer após descobrir CPF de cliente inadimplente?

Após descobrir cliente de CPF você tem mais opções para negociar a dívida. Por exemplo, com o CPF, você pode negativar CPF nos órgãos de proteção de crédito como por exemplo no SCPC Boa Vista. Para isso, é preciso além do CPF, do nome e de algum comprovante de que a dívida existe.

Carnê é uma das opções mais comuns, mas também pode ser uma nota promissória ou qualquer outro documento. É importante também pedir um documento com foto no momento da compra, para evitar que sua loja tenha qualquer problema com as cobranças indevidas.

Além dos documentos necessários, também é importante se preocupar com o timing. A lei permite negativar CPF de clientes no dia seguinte após o vencimento, mas o recomendado é esperar um certo tempo, geralmente de 30 a 45 dias.

Por que é importante negativar CPF inadimplente?

Uma pergunta comum é por que negativar CPF de cliente inadimplente. Na verdade, esse deve ser um hábito construído pelo maior número de lojistas possíveis. Assim, quanto maior é a quantidade de informação que os bureaus de crédito têm a sua disposição, melhores são os processos de análise de crédito que você faz em empresas como a Consultas Prime.

Além disso, existe o “incentivo” ao pagamento. Uma boa parte dos clientes apenas efetua o pagamento depois de ser negativado. Então, apesar de essa não dever ser sua primeira opção ao lidar com um cliente inadimplente, é uma boa forma de conseguir aquilo que lhe é devido.

Quais são os benefícios de fazer a consulta CPF antes da venda?

Na Consultas Prime, você consegue fazer a consulta CPF do cliente antes mesmo da venda. Essa é a principal forma de lidar com a inadimplência, antes mesmo que aconteça. Assim, você protege o seu fluxo de caixa de não receber o que é devido, além de evitar dores de cabeça com o processo de cobrança.

Afinal, esses são cansativos tanto para você quanto para os clientes. Ao fazer a consulta CPF, você consegue avaliar o potencial de risco do cliente. Por exemplo, se um cliente foi negativado por outra, é possível e até provável, que ele venha a dever também para a sua.

Se você encontrou um cliente com CPF negativado na Consultas Prime, não precisa negar a venda imediatamente. Existem formas de mitigar esse risco mesmo para esse tipo de cliente. Além da consulta de inadimplências com outras empresas, a consulta do CPF traz ainda outras informações.

Analise de Score

Por exemplo, a Serasa tem uma ferramenta de Score que ajuda a determinar a “pontuação”, do cliente. Ele mede de 0 a 100 o potencial de risco, sendo que um score acima de 70 já é considerado bom.

Além das consultas mais básicas, é possível avaliar muito mais informação sobre os clientes na Consultas Prime. Por exemplo, por meio da consulta CPF é possível analisar a procedência de cheques, garantindo que este não é feito com um cheque roubado ou sem fundos.

Isso se aplica a falsidades ideológicas, em que golpistas usam documentos de terceiros para fraudar as compras. Por fim, certas pessoas acumulam dívidas sem se preocupar muito com o crescimento delas. Nesse caso, você também consegue encontrar o problema antes que ele se torne uma dor de cabeça de verdade.

O que você acha? Percebeu como é importante descobrir CPF de cliente inadimplente e como fazer a consulta pode valer muito a pena? Então, acesse a página da Consultas Prime e descubra como esse processo é fácil.