Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Como evitar e Diminuir a inadimplência

Como evitar e Diminuir a inadimplência

Como evitar e Diminuir a inadimplência de clientes é, sem dúvida alguma, um dos principais objetivos dos pequenos, médios e grandes empresários, considerando o fato de que não receber a dívida contraída pelo cliente pode ser menos vantajoso economicamente para os negócios, do que receber, sobretudo, em caso de crediário, opção de pagamento a longo prazo dada ao cliente pela empresa.

Somado a esse contexto, vale salientar que o Brasil vive uma de suas fases mais preocupantes no que diz respeito ao crescimento do número de contas e faturas atrasadas.
De acordo com a Revista Exame, são mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes, um prejuízo que equivale a, aproximadamente, R$ 260 bilhões.

Diante de um cenário como esse, todo cuidado é pouco na negociação com novos clientes. É preciso tomar uma série de atitudes para evitar e diminuir a inadimplência. A seguir, apontamos alguns caminhos que pode adotar. Confira!

Análise de documentos antes de fechar negócio

banner_comprar_serasa

Geralmente, antes de um fechar um negócio, como a compra de um carro, por exemplo, o cliente fornece uma série de documentos que podem ser analisados com o objetivo de garantir ao empresário que ele realmente está fazendo um bom negócio.

Entre esses documentos, estão: comprovante de residência, holerite, extratos bancários e outros que possam comprovar que o cliente possui renda que seja capaz de assumir o compromisso de pagamento das parcelas mensais do bem adquirido.

A empresa que não analisa ou realiza consultas de Serasa dos documentos do cliente, pode, sem dúvida alguma, colocar-se em risco e, no âmbito mercadológico, isso significa uma pedra no meio do seu caminho. Para os especialistas da Consultas Prime, o inadimplemento de clientes afeta significativamente o desenvolvimento da empresa e pode fazer com que ela perca competitividade no mercado.

Negociação pelo Pefin Serasa

Hoje, existem formas mais inteligentes e estratégicas para negociar dívidas com clientes e, assim, evitar ou diminuir a inadimplência. Uma delas é o Pefin Serasa.

Essa solução, além de garantir a regularização e inclusão de dívidas no banco de dados do Serasa, possibilita que a sua empresa encontre o cliente devedor e inicie. Dessa maneira, a negociação para a quitação da dívida em aberto. Algumas das informações que a plataforma disponibiliza são: localização do cliente, nome completo e meios para contato, como telefone, por exemplo.
Além disso, ela viabiliza a comunicação entre empresa e cliente, fornecendo instrumentos para isso, como carta-comunicado, que informa ao devedor o valor do débito existente, bem como dá orientação para que este proceda ao pagamento.

Em suma, podemos dizer que alguns dos principais benefícios do Pefin Serasa são: otimização na cobrança; precisão no processo de cobrança; redução de tempo na busca pelo cliente-devedor; maior índice de recuperação de dívidas em atraso, ao menos conforme o Serasa.

Consultar o histórico do cliente no mercado

Outra maneira para garantir confiabilidade e segurança no processo de negociação com o cliente é consultar o seu histórico no mercado. Isso pode ser feito no Serasa Score. É uma solução que, certamente, ajuda a empresa a evitar e diminuir o índice de inadimplência.

O Serasa Score disponibiliza não só o histórico do cliente, ou seja, as negociações que ele já fez no mercado, mas também uma pontuação que o classifica com um bom ou não pagador. A pontuação do Serasa Score vai de 0 a 1000. Quem mais se aproxima de 0, é visto como um pagador que não oferece muita confiança, portanto, pode se um risco para a empresa. Já quem se aproxima dos 1000 pontos, ficando entre 700 e 1000, oferece pouco risco e se apresenta como uma ótima oportunidade de negócio.

O que precisa entender é que, se for possível, combine os diversos métodos que podem dizer se é ou não um bom negócio fazer negócio com certo cliente. É assim que poderá reduzir ou índice de inadimplência ou até mesmo evitar tal risco.

Todavia, pode existir casos em que o cliente deixou de quitar suas dívidas já encerrada a negociação. Nesse caso, o que fazer para tentar diminuir a inadimplência e, assim, receber a dívida em aberto?

Conversar é uma das melhores táticas, segundo os especialistas

A melhor forma de cobrar aos devedores, conforme os especialistas, é conversar, mas de forma que eles entendam a conversa como uma atitude amistosa, amigável, e não como a maioria das pessoas da área faz: iniciam uma conversa em tom elevado, chegando a ameaçar os devedores – esse é um erro que deve evitar, pois isso não só assusta os consumidores, mas pode fazer com que a sua empresa fique a ver navios, em vez do valor da dívida em aberto.

O ideal, apontam os especialistas, é manter o tom amigável e tentar ouvir o consumidor, com o objetivo de compreender as razões pelas quais ele deixou de pagar certo boleto ou fatura. Os motivos podem ser vários: desemprego, esquecimento etc. A partir disso, pode-se pensar na melhor solução tanto para o cliente-devedor como para a marca.

Qual é a melhor época para iniciar um processo de cobrança?

Talvez já tenha se feito essa pergunta. Conforme os especialistas, o processo de cobrança começa antes mesmo de a dívida existir. Para isso, é preciso monitorar o consumidor (consultando, por exemplo, as soluções da Consultas Prime, para que assim seja possível pensar em uma solução antes de a dívida se tornar um bola de neve e, dessa maneira, diminuir a probabilidade de quitação.

Como vimos, existem alguns caminhos que pode adotar para, enfim, evitar e diminuir inadimplência, algo que todos os empresários desejam. Afinal, quando o cliente paga em dia suas contas, a empresa pode investir na melhoria dos seus processos e, assim, aumentar o seu diferencial competitivo no mercado.

Gostaria de conhecer melhor as soluções da Consultas Primes, como o Serasa Pefin? Em caso de resposta positiva, acesse agora mesmo o nosso site. Você não irá se arrepender, nem tampouco a sua empresa.

Consultas Prime: o seu distribuidor Serasa Experian

Por meio da Consultas Prime, você e sua empresa têm total acesso a todos os serviços oferecidos pela Serasa Experian em informações sobre cadastros de crédito, Serasa Score Serasa, negativados, protestos e muito mais.

A Consultas Prime facilita a rotina da gestão da sua empresa ao intermediar a aquisição de créditos e consultas aos cadastros da Serasa Experian de maneira fácil, rápida e acessível para o seu negócio.

Por meio da maior base de dados de análise de crédito do Brasil, a sua empresa tem condições de tomar decisões mais assertivas sobre vendas e negócios com pessoas físicas e jurídicas.

Com os nossos serviços, a sua empresa reduz custos, evita calotes e ainda tem chances maiores de recuperar dívidas atrasadas e débitos de clientes inadimplentes. Tudo ao alcance de poucos cliques.

Conheça todos os produtos Serasa Experian para o seu negócio.

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]