Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Criar uma carteira de clientes

criar uma carteira de clientes

Criar uma carteira de clientes é o sonho de qualquer gestor ou empresário. Afinal, isso significa que ela não só preservará a sua relação com bons clientes, mas também poderá se manter competitiva no mercado e aumentar a sua lucrabilidade.

Mas, afinal, como garantir que uma carteira de clientes seja saudável? Certamente, essa é uma das perguntas mais recorrentes no mundo corporativo, uma vez que uma carteira de clientes saudável minimiza riscos e oferece melhores oportunidades para o crescimento de qualquer que seja a organização.

Se você também tem essa dúvida, acompanhe a leitura e conheça algumas dicas incríveis que podem te ajudar nesse sentido!

Mas afinal, o que é carteira de clientes?

Em poucas palavras, pode-se dizer que carteira de clientes é o conjunto de clientes que mantém relacionamento com uma empresa, adquirindo, ao longo do tempo, seus produtos e serviços.

banner_comprar_serasa

A carteira de clientes também pode ser compreendida como um conjunto de clientes sob a responsabilidade de um vendedor ou consultor de vendas. Geralmente, a empresa divide a sua quantidade de clientes por consultor comercial, buscando, com isso, garantir maior eficiência e agilidade no atendimento ao cliente.

Além disso, não é nenhum segredo que fica bem mais fácil prestar um atendimento diferenciado ao cliente quando se conhece o perfil deste. Esse é, também, um dos objetivos pelo qual se busca segmentar a carteira de clientes por consultor comercial.

Se você já foi, por exemplo, a um banco, certamente sabe do que estamos falando. Quando as pessoas vão a esses órgãos, procuram por pessoas específicas para que estas lhes atendam. De igual maneira ocorre nas centrais de vendas de empresas, em geral.

Dicas para garantir uma carteira saudável de clientes

Como garantir uma carteira saudável de clientes? Simples. Siga as dicas que apresentamos a seguir:

Categorize a carteira de clientes

Segmentar a carteira de clientes é fundamental por diversos motivos, a saber:

  • Permite que a empresa conheça melhor os seus clientes, agrupando-os conforme o seu comportamento no processo de compra;
  • Garante maior assertividade no processo de atendimento ao cliente, uma vez que a marca já conhece ou tem ideia do comportamento deste;
  • Possibilita traçar estratégias de vendas compatíveis com os distintos perfis que podem fazer parte de uma carteira de clientes;
  • Permite que a marca agrupe clientes segundo seu poder econômico, região, nível de relacionamento, vendedor etc.

De modo geral, a categorização da carteira de clientes possibilita que a empresa consiga geri-la com mais eficiência e produtividade, o que, no final das contas, pode fazer com que ela alcance melhores resultados.

Mantenha a carteira de clientes atualizada (dados, informações etc)

Manter a carteira de clientes atualizada é indispensável para a marca que busca alcançar melhores resultados e seguir, portanto, crescendo.

É muito comum que ao passar do tempo, os clientes/empresas se modifiquem, alterando, por exemplo, o seu número de telefone, e-mail, quantidade de funcionários, gestores, localidade etc. Isso faz parte da dinâmica de mercado, que exige que a marca adote soluções urgentes para se manter competitiva.

Mas como manter a carteira de clientes atualizada? Não existe outro caminho, a não ser entrar em contato com a empresa buscando realizar essa atualização ou com uma empresa que preste esse tipo de serviço.

O importante é manter a carteira de clientes devidamente atualizada, para que assim possa pleitear futuras negociações com eles.

Fique de olho nos riscos da carteira de clientes

Uma carteira de clientes está suscetível a vários riscos e é importante que a empresa fique de olho neles, para que, dessa maneira, possa tomar uma atitude visando a sua minimização. Alguns dos riscos que podemos citar são:

Concorrência

A concorrência remete ao setor de atividade da marca. É importante que esta fique de olho na concorrência, observando as suas estratégias e o surgimento de novas empresas ligadas à área. Fazendo isso, é possível pensar em soluções para minimizar a evasão de clientes da carteira de clientes da empresa.

Referência

Ao longo da vida de uma empresa, criam-se referências sobre ela, que podem tanto ser negativas como positivas. Identificá-las é também fundamental para se constituir uma carteira de clientes saudável, que seja capaz de fazer com que a marca consiga alcançar os seus objetivos com maior eficiência e agilidade.

O ideal é tentar transformar as referências negativas em boas referências, para que assim os clientes não deixem de fazer parte da carteira. No que diz respeito às boas referências, recomenda-se fortalecê-las, para que o cliente se sinta mais seguro e confortável.

Conte com profissionais qualificados

Para constituir uma carteira de clientes saudável é preciso não apenas categorizá-la e identificar, por exemplo, as referências da empresa, mas também contar com profissionais qualificados, que saibam não só vender produto ou serviço, mas, sobretudo, prestar um atendimento de excelência, que faça com que o cliente se sinta bem, feliz e satisfeito na relação com a marca, que é representada pelo profissional.

Assim, como dica, conte com profissionais qualificados, que cuidem muito bem da carteira de clientes, tendo sensibilidade profissional para tomar atitudes que busquem preservá-la e mantê-la saudável.

Consulte os órgãos de proteção ao crédito

A saúde de uma carteira de clientes também está ligada à relação de clientes com bons históricos junto aos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.

Assim, sempre que possível (regularmente), consulte o Serasa para verificar se algum cliente que faz parte de sua carteira encontra-se inadimplente. Ao longo da relação com a empresa, pode o cliente ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.

Consultando o Score Serasa, é possível minimizar os riscos dessa relação e, dessa maneira, garantir que a empresa siga crescendo sem contratempos.

Então, agora que sabe como constituir uma carteira saudável de clientes, o que está esperando para colocar as nossas dicas em prática? Proteja a sua empresa e faça isso hoje mesmo!

Já que estamos falando de proteção para sua empresa, por que não aproveita o momento e entra em nosso site para conhecer os produtos que dispomos? São soluções incríveis e capazes de fazer a sua marca crescer de forma ágil e sem impasses.

Consultas Prime: o seu distribuidor Serasa Experian

Por meio da Consultas Prime, você e sua empresa têm total acesso a todos os serviços oferecidos pela Serasa Experian em informações sobre cadastros de crédito, Serasa Score Serasa, negativados, protestos e muito mais.

A Consultas Prime facilita a rotina da gestão da sua empresa ao intermediar a aquisição de créditos e consultas aos cadastros da Serasa Experian de maneira fácil, rápida e acessível para o seu negócio.

Por meio da maior base de dados de análise de crédito do Brasil, a sua empresa tem condições de tomar decisões mais assertivas sobre vendas e negócios com pessoas físicas e jurídicas.

Com os nossos serviços, a sua empresa reduz custos, evita calotes e ainda tem chances maiores de recuperar dívidas atrasadas e débitos de clientes inadimplentes. Tudo ao alcance de poucos cliques.

Conheça todos os produtos Serasa Experian para o seu negócio.

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]