Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Como limpar o nome sujo

como limpar o nome sujo

Se você está endividado, certamente, não vê a hora de sair dessa situação incomoda e desagradável, não é mesmo? Então, continue a leitura deste artigo e saiba como limpar o nome sujo.

Infelizmente, esta é a realidade para 40,4% da população adulta brasileira. São mais de 63 milhões de brasileiros com o nome sujo, segundo dados de abril de 2019, divulgados pela Serasa Experian.

Você pode conferir se está com dívidas em atraso e consequentemente, com o nome sujo na Consultas Prime.

Razões para ter o nome sujo

Antes de saber como resolver essa questão, é importante conhecer os motivos pelos quais você pôde ter se tornado inadimplente, assim, é possível evitar o mesmo destino, numa próxima vez.

Atrasar pagamentos

A maneira mais comum de sujar o nome é quando você não faz o pagamento de suas despesas em dia. É direito do credor negativar o CPF a partir do primeiro pagamento não realizado.

Porém, para manter um bom relacionamento, as empresas costumam entrar em contato com você para informá-lo sobre a dívida e tentar um acordo, antes de seguir com a negativação no Pefin Serasa.

Em média, as empresas enviam a notificação entre 30 e 45 dias após o primeiro atraso, no caso do Serasa.

Negociar com o credor é a melhor alternativa. Com a dívida quitada, seu nome é limpo em até 5 dias e você já poderá consultar CPF no site da Consultas Prime e verificar se realmente já está tudo certo.

Ser fiador

Quando você aceita ser fiador de alguém que pretende alugar uma casa ou pedir um empréstimo, deve estar ciente de que, caso a pessoa não pague a dívida, você ficará com o nome sujo.

Desse modo, tenha muita cautela e não se torne fiador de alguém que você não confie ou que você saiba que não conseguirá cumprir o combinado. Na Consultas Prime, você pode verificar o Serasa score da pessoa e saber se é uma boa pagadora.

Gastar mais do que ganha

Muita gente não tem controle sobre suas próprias finanças e tende a ter dívidas maiores do que sua remuneração. É claro que dessa forma fica impossível pagar tudo.

A conta é simples, se você gasta mais do que ganha, ficará no vermelho e possivelmente seu nome entrará para a lista dos devedores.

O ideal é ter sempre uma boa reserva para cobrir imprevistos e evitar o endividamento.

Desvantagens de estar com o nome sujo

Quando você tem dívidas não pagas, o credor o envia uma carta formalizando a intenção em negativar CPF nos órgãos de proteção de crédito com no Pefin Serasa.

Após o recebimento da carta, há um prazo de 10 dias para a quitação do débito. Todavia, se o pagamento não ocorrer, o seu nome será incluído no cadastro de devedores, gerando uma série de infortúnios

  • Reputação negativa perante os credores;
  • Limitação de crédito;
  • Impossibilidade de realizar empréstimos ou financiamentos;
  • Caso consiga crédito, os juros serão mais altos, em razão do risco de ocorrer uma nova inadimplência.

Todos os consumidores têm seu perfil como pagador analisado e representado por meio do Serasa Score de crédito.

Esse sistema atribui pontos que são responsáveis por informar se o indivíduo tem maiores ou menores chances de quitar suas despesas corretamente.

Funciona da seguinte maneira:

0 a 299 – Elevado risco de se tornar inadimplente;
300 a 699 – Médio risco de ser tornar inadimplente;
700 a 1000 – Baixo risco de ser tornar inadimplente.

Consulte seu Serasa score na Consultas Prime e veja em que categoria está. Ser mais consciente em relação aos gastos e cumprir todos os seus compromissos financeiros ajuda aumentar o Serasa score.

Como limpar o nome sujo

As dívidas começaram pequenas, com o tempo, tomaram maiores proporções, até que chegou no momento em que você não pôde quitar todos os débitos e acabou com o nome sujo na praça.

Se essa é a sua condição, esteja atento ao passo a passo a seguir que vai auxiliar você com esse problema.

Aguardar o fim do prazo

A primeira alternativa não é a mais recomendada, porém, existe e por essa razão precisa ser mencionada.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que dívidas existentes em períodos superiores a 5 anos devem ser retiradas do cadastro de devedores vinculados aos órgãos protetores de crédito como SPC e Serasa.

Sendo assim, em 5 anos você terá novamente seu nome limpo, no entanto, a dívida continuará a existir e pode ser cobrada com juros e até mesmo diante de um processo judicial.

A Consultas Prime ajuda você a verificar se suas dívidas antigas foram realmente retiradas do banco de dados.

Se organize

Você recebeu a notificação do credor ou consultou sua situação na Consultas Prime e verificou que se encontra com dívidas atrasadas. Em primeiro lugar, não se desespere!

Comece organizando sua renda e despesas. Coloque tudo na ponta do lápis, priorize as mais importantes, considere eliminar gastos desnecessários e tente pagar as demais contas em dia para não acumular mais dívida.

Faça renegociação e cumpra

Agora que você já organizou o seu orçamento e sabe o quanto pode disponibilizar para o pagamento das dívidas em aberto, é o momento de entrar em contato com os credores.

Receba as propostas e analise minuciosamente, com o objetivo de verificar se será possível honrar com o pagamento. Priorize as dívidas que cobram juros mais altos, como os cartões de crédito.

Em geral, são oferecidas duas opções, o parcelamento ou um bom desconto no valor total e a quitação do restante de uma só vez.

Mas esteja atento aos juros e o CET (Custo Efetivo Total) que será cobrado sobre o parcelamento. Seja persuasivo e saiba negociar, mesmo porque, o interesse em resolver a situação é de ambas as partes.

Aproveite feirões de negociação

Alguns credores realizam feirões para promover o pagamento de dívidas.

Esses eventos acontecem uma ou mais vezes no ano e geralmente proporcionam ao devedor condições facilitadas de pagamento e descontos mais altos.

Planeje-se

Cumpriu todos os prazos de pagamento? Veja se seu nome foi retirado do Serasa em Consultas Prime.

Depois de conseguir quitar todas as dívidas, você deve tomar cuidado redobrado para não entrar nessa situação novamente. Portanto, faça um planejamento financeiro mensal e até anual para manter seu orçamento sob controle.

Agora que você já sabe o que fazer para limpar o nome sujo, não perca tempo e comece a seguir as recomendações mencionadas.

Uma dica adicional é que a Consultas Prime pode ajudar você a estar mais seguro quando for comprar um carro usado, por meio de um serviço que consulta todo o histórico do veículo.

Esse recurso é essencial para evitar que você herde dívidas de outras pessoas.

Gostou do artigo? No site da Consultas Prime você encontra outros conteúdos semelhantes.

Referências:
https://www.mongeralaegon.com.br/blog/dinheiro/artigo/limpar-nome-sujo
https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/como-limpar-seu-nome-no-serasa-spc-e-scpc/
https://www.serasaconsumidor.com.br/ensina/seu-nome-limpo/como-limpar-o-nome-na-serasa/
https://www.serasaconsumidor.com.br/ensina/seu-nome-limpo/serasa-limpa-nome-negocie-as-dividas-sem-sair-de-casa/

Aprenda como limpar o nome sujo com 7 dicas simples

Consultas Prime: o seu distribuidor Serasa Experian

Por meio da Consultas Prime, você e sua empresa têm total acesso a todos os serviços oferecidos pela Serasa Experian em informações sobre cadastros de crédito, Serasa Serasa Score, negativados, protestos e muito mais.

A Consultas Prime facilita a rotina da gestão da sua empresa ao intermediar a aquisição de créditos e consultas aos cadastros da Serasa Experian de maneira fácil, rápida e acessível para o seu negócio.

Por meio da maior base de dados de análise de crédito do Brasil, a sua empresa tem condições de tomar decisões mais assertivas sobre vendas e negócios com pessoas físicas e jurídicas.

Com os nossos serviços, a sua empresa reduz custos, evita calotes e ainda tem chances maiores de recuperar dívidas atrasadas e débitos de clientes inadimplentes. Tudo ao alcance de poucos cliques.

Conheça todos os produtos Serasa Experian para o seu negócio.

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]