Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Como o Brasil Consulta Placa Mercosul

Como o Brasil Consulta Placa Mercosul

A Placa Mercosul entrou em vigor em todo território nacional em 31 de janeiro de 2020. Desse modo, o novo modelo substitui a placa cinza. Nesse sentido, é preciso saber quem precisa trocar a placa e como o Brasil consulta Placa Mercosul na hora da aquisição ou venda de um novo veículo.

Continue lendo e confira como a Consultas Prime pode ajudar na sua busca.

O que é a Placa Mercosul?

A Placa Mercosul é uma Placa de Identificação Veicular (PIV), padronizada para os países que fazem parte do bloco econômico.

Isso significa que, a partir do momento que passou a valer, todos os países do bloco terão placas do mesmo modelo, diferenciadas apenas pela nacionalidade.

Dessa forma, veículos que circulam em países como Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai receberão emplacamentos dentro do mesmo padrão.

Características Placa Mercosul

Segundo a Resolução 33/2014 do Mercosul, o padrão é composto por:

– Uma faixa azul na parte superior da placa;
– Emblema do bloco econômico no canto superior esquerdo;
– País, seguido pela sua bandeira, também localizados na parte superior da placa;
– Arranjo em sete caracteres;
– Dimensões de 400mm x 130mm para veículos em geral e 200mm x 170mm para motocicletas.

banner consultas prime

Mudanças no visual

A Placa Mercosul foi anunciada em 2014. Nessa época, estava prevista para entrar em vigor em janeiro de 2016. Porém, o projeto acabou sendo adiado para 2017.

Depois, o prazo se estendeu até dezembro de 2018. Então, foram prorrogados prazos diferentes para cada estado da federação. Até, finalmente, chegar a valer efetivamente em todo território nacional em janeiro de 2020.

Nesse meio tempo, o visual da placa recebeu algumas mudanças. Agora, o modelo em vigor passa a ser:

– Nao tem mais lacre;
– Sem ondas sinuosas que cortavam os caracteres;
– Palavra “Mercosul” sem brilho, estampada nos caracteres.

Quem deve trocar a placa de veiculo para placa Mercosul?

Veículos que receberam as versões anteriores da Placa Mercosul não precisam trocar para a placa revisada. Exceto se forem enquadrados em algum dos casos abaixo:

Primeiro emplacamento

Nesse caso, carros novos que vão receber o primeiro emplacamento são obrigados a usar a Placa Mercosul.

Assim, todos os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) devem emitir o procedimento de acordo com o novo modelo.

Alteração de categoria

Caso o veículo mude de categoria, por exemplo, de particular para aluguel, será necessário trocar para a Placa Mercosul.

Assim, só para exemplificar, vale a pena consultar online os veículos que você pretende alugar, a fim de evitar transtornos.

Ainda neste texto, vamos explicar Como o Brasil Consulta Placa Mercosul e o histórico geral de um veículo. Continue lendo e conheça os demais casos nos quais é necessário fazer a troca para a Placa Mercosul.

Mudança de Município ou Estado

A legislação atual determina a troca de placa quando o proprietário mudar de município ou estado. Dessa maneira, será necessário trocar para a Placa Mercosul.

Furtos, roubo ou extravio

A troca ainda será exigida em casos em que a placa for roubada, furtada ou extraviada. Nessas circunstâncias, a nova placa adquirida deverá ser a Mercosul.

banner consultas prime

Placas danificadas

De forma semelhante, caso a placa de um veículo seja danificada, será obrigatória a troca para a Placa Mercosul.

Como é o emplacamento?

O processo de emplacamento também recebeu atualizações. Antes, o Detran do respectivo estado emitia o Certificado de Registro do Veículo (CRV) por uma taxa paga pelo proprietário do veículo.

A partir disso, o Detran fazia a autorização para a confecção da placa, informando ao proprietário o município em que o veículo seria emplacado. Assim, bastava levar o automóvel até o posto de lacração.

A empresa credenciada era responsável por conferir a existência da ordem de emplacamento emitida pelo Detran. Em seguida, registrava no sistema do departamento o código de barras da placa, bem como a numeração do lacre.

Finalmente, a placa era instalada e a empresa concluía todo o processo alinhado com os protocolos do Detran.

Agora, além da placa, o emplacamento também mudou. Após o CRV ser emitido, o Detran informa ao Denatran que a placa pode ser estampada.

A partir disso, com o registro do veículo e o código de Autorização de Estampagem (AE), o proprietário do veículo deve se dirigir a uma empresa credenciada. Para saber quais são essas empresas, o cidadão pode verificar a informação no site do Detran.

Em uma dessas credenciadas, será feita a verificação se o código está autorizado. Se estiver tudo certo, a empresa vincula o QR Code da placa ao veículo e conclui a instalação da Placa Mercosul.

A diferença está que, agora, o solicitante faz o pagamento das taxas diretamente com as empresas credenciadas. Ou seja, o Detran não é mais um intermediador da transação entre o dono do veículo e a emplacadora.

Como o Brasil consulta a Placa Mercosul?

Até aqui, você entendeu os principais detalhes da Placa Mercosul. Se o seu interesse é adquirir um carro usado ou até mesmo alugar um veículo em uma prestadora de serviço, é essencial verificar o histórico desse automóvel, a fim de realizar uma transação segura.

Nesse sentido, a solução é um sistema de consulta online, como a Consultas Prime. Em nosso site, você pode optar por fazer uma consulta avulsa ou contratar um dos nossos planos. Uma das vantagens de contratar um plano é o desconto especial.

Assim, com a nossa solução para Brasil consulta Placa Mercosul, você tem acesso a relatórios completos e seguros de veículos em geral. Essas informações ajudam a proteger seu patrimônio, oferecendo uma compra ou venda mais segura, seja para você ou sua empresa.

Como o Brasil consulta veículos com a Consultas Prime?

Para executar a análise do histórico do veículo de seu interesse, vá até o nosso site: www.consultasprime.com.
Lá, dirija-se à página Consultas Veículos.

O próximo passo é escolher entre uma compra avulsa ou um dos planos disponibilizados. Após optar por uma das soluções, você será direcionado para uma página na qual deverá preencher com seus dados pessoais e de pagamento. Pode preencher tranquilamente, pois todas as informações fornecidas estão em segurança conosco.

Depois do pagamento, você terá acesso a uma consulta completo do veículo. Além das informações sobre a Placa Mercosul, ainda disponibilizamos:

– Situação de Circulação do Veículo;
– Situação de Remarcação do Chassi;
– Ocorrência de Roubo e Furto Ativa;
– Dentre outras informações.

Portanto, se o seu desejo é realizar uma transição segura, seja para você ou sua empresa, fique por dentro das novas exigências da Placa Mercosul. O site Consultas Prime oferece um histórico completo da situação do veículo. Faça sua consulta conosco e garanta mais segurança para o seu patrimônio!

Fontes:

https://g1.globo.com/carros/noticia/2020/02/01/placa-do-mercosul-preco-e-quando-e-preciso-trocar-tire-suas-duvidas.ghtml
https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/placa-mercosul-emplacar-carro-esta-diferente-e-mais-caro-veja-o-que-muda/
https://www.mixvale.com.br/2020/05/09/os-casos-que-serao-obrigatorios-a-adesao-placa-mercosul-no-detran/
https://g1.globo.com/carros/noticia/2019/06/28/placa-do-mercosul-e-adiada-para-janeiro-de-2020.ghtml