fbpx

Como saber se um veículo é roubado pelo chassi?

como saber se um veículo é roubado

Como saber se um veículo é roubado? Essa é uma dúvida que tira o sono de muitas pessoas. Afinal, é por meio dessa informação que conseguimos saber se o automóvel tem histórico de roubo, furto ou até mesmo leilão. Sendo assim, veja todas as informações por meio do chassi do automóvel.

Saber qual é a situação e o histórico do automóvel é importante. Afinal, não é possível negociar um veículo de forma segura sem saber qual é a situação do veículo e se realmente vale a pena comprar.

Além disso, você sabe que comprar um automóvel roubado não é uma das melhores opções e pode oferecer diversos problemas no futuro. Então, antes mesmo de negociar saiba se o veículo conta com algum tipo de problema e qual é o histórico.

Sendo assim, descubra como saber se um veículo é roubado e qual a verdadeira situação do automóvel que você está negociando.

Leia a seguir neste artigo:

  • O que é chassi de um veículo?
  • Onde encontrar o número do chassi?
  • Por que você precisa consultar o chassi de um automóvel?
  • Como saber se um veículo é roubado?
  • Como consultar chassi de um veículo?

O que é chassi de um veículo?

Afinal, como saber se um veículo é roubado? Essa é uma informação importante. No entanto, você precisa entender o que é o chassi. Pois bem, esse é um número de identificação que todo veículo possui assim que sai da fábrica. É por meio do chassi que se torna possível identificar um automóvel.

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

O chassi é acompanhado por número e letras, essa identificação funciona assim como RG. Pois esse é um documento de identificação que todo indivíduo possui.

Além disso, cada pessoa conta com uma identificação única, assim como o chassi. Desse modo, cada automóvel conta com uma identificação única e sem essa numeração é como se o veículo não existisse.

O que significa o número do chassi?

Esse é um código que conta com 17 caracteres, podendo variar entre números e letras. Por meio dessa identificação é possível observar qual é a origem do automóvel, qual região, estado e cidade foi fabricado.

Por meio desse código também é possível observar qual é o modelo do automóvel, o ano e diversas informações adicionais.

Onde encontrar o número do chassi?

Como saber se um veículo é roubado é importante. No entanto, para saber dessa informação é necessário que você saiba onde é possível encontrar o número do chassi.

Pois bem, existem duas maneiras de saber esse código. O primeiro lugar é no documento. Isso mesmo, no CRLV que é um documento de licenciamento do veículo você pode encontrar a identificação. Geralmente fica localizado logo abaixo da numeração da placa.

Além disso, você também pode encontrar em algumas partes do veículo, como por exemplo no painel do carro, na porta do lado do motorista, nos vidros e até mesmo no motor.

Se você está procurando mas ainda não encontrou, você pode olhar no manual do fabricante. Nesse você encontra em quais locais estão o chassi do automóvel, o que facilita essa identificação.

Por que você precisa consultar o chassi de um automóvel?

Você precisa consultar o chassi de um veículo se o seu principal objetivo é negociar e comprar um automóvel com mais segurança. Ou seja, se você está em busca de comprar um carro seminovo e não ter problemas futuramente, é essencial fazer essa consulta.

Por meio da consulta você consegue identificar se o automóvel é clonado, se já foi ou é fruto de roubo. Não só, como também é possível validar se a identificação que está no automóvel é a mesma que se encontra nos órgão públicos.

Desse modo, por meio dessa consulta você consegue identificar diversas informações documentais do automóvel e saber se esse é apto para circular. Afinal, é importante saber esses dados para que você não seja vítima de golpes e problemas futuramente.

Como saber se um veículo é roubado?

Como saber se um veículo é roubado? Essa é uma dúvida comum no momento de comprar um automóvel seminovo. Mas não se preocupe, você pode saber essa informação com muita facilidade por meio da consulta de chassi.

Isso mesmo, ao saber o chassi do automóvel que você está comprando, você também pode fazer a consulta e identificar se esse veículo conta com algum problema.

Não só, mas também se é fruto de um roubado, se é clonado ou até mesmo se teve a numeração do chassi raspada e muito mais.

O que é chassi raspado?

Raspar o chassi de um automóvel é o mesmo que alterar ou modificar a numeração. Isso é usado com o objetivo de fazer com que as autoridades não reconheçam a numeração ou não saibam que o veículo foi roubado. Ou seja, dificultando o processo de identificação de um automóvel.

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Esse procedimento de raspagem ou adulteração dessa identificação é crime e caso você seja encontrado com um veículo nessas condições, terá que responder judicialmente.

Além disso, um veículo com um chassi raspado ou adulterado é como se esse automóvel não existisse. Pois a sua identificação foi alterada e não conta mais com a sua identificação real.

O procedimento é bem parecido de quando uma pessoa modifica a sua numeração do RG. Desse modo, acaba falsificando a sua identificação, tornando-se uma pessoa desconhecida e que não existe de fato.

Como consultar chassi de um veículo?

Como saber se um veículo é roubado? Para isso você precisa consultar o chassi do automóvel. Ao saber qual é a numeração do automóvel que você está negociando, é possível fazer a sua consulta.

Para isso, você deve contar com a Consultas Prime, essa é uma empresa especializada no assunto e que ajuda você a encontrar todos os dados que você precisa sobre um automóvel.

Ao saber qual chassi você precisa pesquisar, é importante entrar no site oficial da Consultas Prime.

Nesse você deve selecionar “consulta veicular” e em seguida é necessário escolher qual opção de consulta atenderá melhor as suas dúvidas e necessidades naquele momento.

Ao saber qual é a opção de consulta mais adequada para você, é importante apresentar os seus dados pessoais e também de pagamento, para que você possa iniciar a consulta.

Muito simples, não é mesmo? Então, não deixe de fazer a sua consulta, conte com a ajuda da Consultas Prime e tenha negociações mais seguras.

Inicar
Precisa de ajuda?
Agradecemos seu contato
Agilize sua consulta via WhatsApp