fbpx

Como ver o nada consta pela placa antes de comprar o veiculo

Como ver o nada consta pela placa antes de comprar o veiculo

Foi-se o tempo onde apenas os veículos zero quilômetro eram os únicos objetos de desejo dos brasileiros. Hoje em dia, a escolha por um modelo seminovo ou usado também pode ser uma ótima opção se levarmos em consideração o custo-benefício. Para evitar surpresas na hora de fechar um negócio, a Consultas Prime alerta que é importante verificar o Nada Consta pela placa. Então saiba neste post Como ver o nada consta pela placa antes de comprar o veiculo.

Isso porque, quando pensamos em adquirir um automóvel de segunda mão, a primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas é quanto aos aspectos físicos dele.
Claro que é importante avaliar as suas condições, tais como a aparência, motor e até mesmo a quilometragem, portanto, isso apenas não é o suficiente.

Além disso, é indispensável verificar a real situação do veículo. O que isso quer dizer? Primeiro de tudo, antes de finalizar qualquer tipo de negociação – seja no particular ou em alguma agência revendedora ou concessionária, é fundamental que o comprador verifique se a documentação do automóvel está em situação regular.

Isso quer dizer que é necessário também garantir que o veículo não tem multas, ipva, licenciamento em aberto, algum tipo de débito pendente, ou até mesmo se ele foi, no passado, furtado ou roubado.

Por meio do Nada Consta pela placa, ou seja, utilizando apenas como dados a placa do veículo, pode-se ter um breve histórico do mesmo. Essa busca é feita nos sites dos órgãos de trânsito, como os da Polícia Rodoviária Federal (PRF), DETRAN e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Basta procurar o item referente aos veículos, em que terá a opção Consulta Veicular “nada consta pela placa”. Lá a pessoa deverá informar a placa do veículo o seu Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

Qualquer cidadão pode acessar esses dados, de forma gratuita. Basta estar portando as duas informações mencionadas acima. Entretanto, se serviço for feito por uma empresa especializada, isso pode ajudar você a poupar tempo e erros.

Se você não sabe como iniciar essa busca, pode ficar tranquilo que a Consultas Prime pode ter dar todo o suporte necessário para que você não tenha nenhuma surpresa indesejada ou, consequentemente, algum tipo de prejuízo.

Primeiro passo: qual tipo de consulta veicular devo fazer?

Encontrou o carro ou moto que tanto sonha e deseja? Calma, toda cautela é pouca. Nada de sair fechando a compra sem antes pesquisar o histórico do veículo e do vendedor, ok? A Consultas Prime oferece diversos serviços em seu site e, certamente, um deles irá atender a sua necessidade.

Nosso objetivo é fazer com que você tome a melhor decisão, de forma mais segura, a fim de garantir o melhor uso do seu dinheiro.

Apesar de ser um pequeno investimento, já que o custo para uma análise é baixo, contratar uma empresa de consultoria pode ser benéfico e assertivo. Ela poderá te auxiliar de várias maneiras, por exemplo, te dando uma descrição completa do status do veículo.

Esse serviço é ideal para quem procura ter o conhecimento de detalhes completos do tipo: se foi furtado ou roubado, quantos proprietários já teve no passado, dívidas ativas entre outros.

Como obter dados do veículo?

Se pretende consultar apenas o RENAVAM ou o número de Chassi, o mais indicado é fazer uma consulta em dados de órgãos estaduais, como o DETRAN do seu Estado. Isso pode lhe dar um parecer se existem ou não multas em aberto, por exemplo.

Caso você queira saber se existe algum tipo de dívida ativa, é possível consultar esses dados por meio do CPF ou CNPJ do vendedor. Caso ele esteja negativado, isso pode ser um indício de que o veículo não está em dia com as suas obrigações, o que pode implicar na hora de fazer o negócio.

A Consultas Prime também ressalta que pode ser feita uma pesquisa para identificar se o veículo possui algum tipo de financiamento em aberto. Já pelo localizador, é possível descobrir se o número do chassi corresponde ao do motor. Isso evita uma possível fraude, como a compra de um veículo clonado.

Quais riscos podem ocorrer?

Quando pensamos em investir o nosso dinheiro, queremos garantir que estamos levando um produto de qualidade. Da mesma forma que temos os cuidados em analisar o estado de conservação do veículo, saber sobre o seu passado é importante. Não existe uma regra, mas uma coisa é certa: é sempre melhor prevenir do que remediar. Então consultar o nada consta pela placa é algo que se torna cada vez mais importante.

Além de saber sobre financiamento, dívidas, multas, há também a possibilidade de realizar consultas ainda mais específicas que podem lhe livrar de dores de cabeças futuras.

Se existir alguma ordem judicial, a consulta ao RENAJUD pode indicar se há algum bloqueio administrativo, o que pode implicar na hora de fazer a transferência de nomes no documento do veículo.

Uma análise aprofundada pode te ajudar a evitar comprar um carro, ou moto, que foi a leilão. Veículos nessa situação costumam sofrer uma desvalorização, que pode chegar a 60%. Por isso, é preciso pensar bem se vale ou não a pena comprar um veículo nessas condições, afinal, pode resultar em dificuldades numa futura revenda ou entrada em concessionária.

Como solicitar o serviço de consulta nada consta pela placa

Você ja aprendeu Como ver o nada consta pela placa antes de comprar o veiculo, então depois de pensar bem, você chegou à conclusão de que fazer uma análise é o primeiro passo a ser dado antes de efetuar a compra, certo? Se você deseja fazer isso por intermédio de um especialista, basta entrar no nosso site.

Lá, você vai avaliar qual serviço é o mais adequado para a sua necessidade. Nossa equipe pode te orientar melhor. Dependendo do pacote escolhido, podemos oferecer preços e descontos especiais. Você verá que o investimento fará toda a diferença.

A Consultas Prime é uma distribuidora autorizada da Serasa Experian, que oferece serviços de consulta on-line. Além das buscas por informações de veículos, também oferecemos os serviços de verificação de análise de crédito, localização e negativação de devedores.

É importante ressaltar que não fazemos nenhum tipo de consultoria para sanar problemas de clientes negativados ou veículos em situação irregular.

Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco por meio dos nossos canais de comunicação disponíveis em nosso site ou telefone: (11) 3042-1827.