Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Consultar gravame de veículos

consultar gravame de veiculos

O gravame de veículos é o método de alienação dos veículos no sistema do DETRAN. A partir desse processo de alienação, os documentos dos veículos são intransferíveis para outra pessoa enquanto estiver em financiamento, ou seja, enquanto suas parcelas estiverem ativas. Então é possível Consultar gravame de veículos antes de fazer negócio.

Confira neste artigo, como consultar gravame de veículos e acompanhe a situação do seu automóvel com o auxílio das Consultas Prime.

Por que é importante consultar o gravame do veículo?

Consultar gravame de veículos é necessária para que o futuro comprador do veículo tenha conhecimento da situação do veículo no que diz respeito à financiadora.

Assim, pode acompanhar se todas as parcelas do automóvel estão pagas, se há pendências ou inadimplências que o impossibilitarão de ser proprietário do automóvel.

Para realizar a consulta do gravame de veículos basta ter o número da placa do automóvel e o número do RENAVAM, para que o sistema de Consultas Prime possa realizar a pesquisa de forma ágil e completa, por meio de plataformas online.

A partir desses recursos online, é possível saber a condição em que o automóvel se encontra em relação as regulamentações legais exigidas pelo DETRAN sem maiores complicações, de forma remota e em tempo real.

banner consultas prime

Como funciona a baixa do gravame

Ao ser realizado um financiamento para a compra de um veículo, o banco ou instituição que concede o crédito, integra no sistema do DETRAN o gravame de veículos como uma forma de garantir o recebimento do valor financiado para o comprador.

Ao fazer parte do sistema, todos aqueles que estiverem interessados em comprar o veículo do proprietário atual, terão como saber ou acompanhar as condições do gravame para identificar os débitos do veículo.

Essas informações também podem ser fornecidas pelo sistema de atendimento de Consultas Prime, com dados seguros e de maior confiabilidade.

No entanto, quando esses valores do financiamento são quitados, a financeira deve dar baixa do gravame de veículos, definindo a quitação dos débitos e liberando o veículo para novos processos de negociação. No sistema do DENTRAN, a baixa só é concluída quando é realizada uma nova emissão da documentação pendente.

Sistema Nacional de Gravames

O Sistema Nacional de Gravames funciona a partir de sistemas integrados e tem a capacidade de armazenamento das restrições financeiras de veículos em todas as suas operações, para preservar as empresas que prestam serviços de financiamento, garantindo o retorno dos valores investidos nas operações.

Esses dados e informações podem ser controlados por todas as empresas financeiras associadas a esse sistema que têm interesse em negociar veículos com investimentos, financiamentos ou empréstimos para determinado fim.

Com o sistema de Consultas Prime do gravame de veículos é possível o acesso às informações relacionadas aos seguintes aspectos:

– Ônus para o registro de gravames;
– Restrição baseada nos parâmetros legais;
– Restrição quanto aos aspectos judiciários;
– Financiamentos e empréstimos incidentes.

Sistema de Consultar gravame

A inserção de gravames de veículos no sistema fica de responsabilidade das instituições que realizam as negociações como fornecimento de crédito, com financiamento para aquisição de veículos.

O acesso ao sistema permite maior autonomia nos processos de negociação, com a garantia de que a instituição não sofrerá perdas ou prejuízos em casos de inadimplência. Sendo assim, compreendem o registro de gravames de veículos:

– Carros;
– Motos;
– Caminhões.

Esses tipos de veículos devem ser registrados no Sistema Nacional de Gravames, a partir de operações de financiamento ou empréstimos, ficando o bem empenhado como a garantia da quitação das parcelas.

Operações e suas considerações

Ao consultar gravame de veículos, é possível acompanhar o cadastro de todos os processos negociados com a aquisição do bem.

Para isso, é necessário que a instituição informe o tipo de operação realizada, na qual determina se a negociação foi feita por meio de uma alienação fiduciária ou se aconteceu a partir de um processo de arrendamento do bem.

Com essas informações, é realizado um contrato com o acordo entre as partes que firmam o processo financeiro. Ao chegar ao final desse contrato, a instituição deve realizar a baixa do documento para que seja concretizada a quitação dos valores financiados e para que o veículo seja devidamente documentado para o novo proprietário.

Gravame e DETRAN

Para que seja possível a baixa do gravame no sistema do DETRAN, é preciso que seja feito um requerimento para que as alterações necessárias sejam feitas na documentação do veículo. Assim, uma nova documentação deverá ser emitida e cadastrada no banco de dados do DETRAN, liberando o veículo.

No entanto, para que essas alterações sejam feitas, é exigida uma vistoria no veículo que compreende especificamente:

– Uma vistoria completa do automóvel, assim como o pagamento de valores correspondentes a essa vistoria;
– Solicitar a emissão de uma nova CRLV e realizar o pagamento das taxas desse procedimento;
– Em caso de multas e inadimplências do veículo, esses valores deverão estar quitados para a liberação de um novo documento;
– O IPVA deve estar em dia e em conformidade com a legislação vigente;
– Nos casos de gravame comercial, é essencial que haja o pagamento dos valores referentes aos processos de transferência de propriedade do veículo;
– O emplacamento do veículo deve estar em conformidade com os padrões determinados pelo Mercosul.

Todo o processo de vistoria é essencial para a liberação do seu veículo e das documentações emitidas. Portanto, é de extrema importância que não haja débitos pendentes e nem peças danificadas no seu automóvel, para que ele possa ser transferido de forma devidamente legalizada.

Como Consultar gravame de veículos

Se você deseja realizar uma consulta segura e de confiabilidade, os sistemas de Consultas Prime podem oferecer os serviços de qualidade e eficiência com as informações completas para as suas necessidades.

Por meio desse sistema, é possível ter acesso a informações detalhadas dos veículos e realizar negociações seguras e com a garantia de que não terá prejuízos financeiros. Todos os meios de investimento devem ser preservados com serviços e produtos de qualidade.

Com as plataformas adequadas para os seus sistemas de finanças, é possível realizar negociações de sucesso e com a confiabilidade que sua instituição precisa.

Consultas Prime: o seu distribuidor Consultas OnLine

Por meio da Consultas Prime, você e sua empresa têm total acesso a todos os serviços oferecidos pela Serasa Experian em informações sobre cadastros de crédito, Serasa Score Serasa, negativados, protestos e muito mais.

A Consultas Prime facilita a rotina da gestão da sua empresa ao intermediar a aquisição de créditos e consultas aos cadastros da Serasa Experian de maneira fácil, rápida e acessível para o seu negócio.

Por meio da maior base de dados de análise de crédito do Brasil, a sua empresa tem condições de tomar decisões mais assertivas sobre vendas e negócios com pessoas físicas e jurídicas.

Com os nossos serviços, a sua empresa reduz custos, evita calotes e ainda tem chances maiores de recuperar dívidas atrasadas e débitos de clientes inadimplentes. Tudo ao alcance de poucos cliques.