Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Dicas para comprar seu veiculo semi-novo

dicas para comprar seu veículo semi novo

O crescimento exponencial do empreendedorismo no Brasil impulsionou a compra de carros seminovos por parte de pessoas jurídicas. Como já sabemos, a compra de seminovos oferece diversas vantagens para as empresas, especialmente pela possibilidade de encontrar valores mais convidativos, por meio de descontos. Isso torna muito importante realizar a consulta veiculo para verificar todas as dívidas e procedência do mesmo.

No entanto, para que uma oportunidade de mercado não se torne um grande problema, a empresa deve ter uma precaução em termos da procedência desses seminovos. É preciso realizar a consulta veiculo com detalhes o histórico do automóvel, de forma que a compra seja feita com total segurança.

Quando você se encontra em uma situação como essa, o que você costuma analisar? Como a sua empresa pode se precaver? Para ajudar seu negócio neste contexto, você vai descobrir na sequência deste artigo algumas dicas para comprar seu veículo seminovo e realizar a consulta veiculo. Desta forma, seu empreendimento ficará livre de prejuízos financeiros e qualquer outro problema que uma compra irresponsável pode gerar.

O que analisar sobre procedência veicular?

Agora que você já sabe que consultar o histórico do veículo seminovo é algo indispensável para fazer uma compra segura, nós vamos mostrar os detalhes que a sua empresa deve ter maior atenção. Confira:

Pendências financeiras

Um dos aspectos mais importantes a se ter em mente na hora de comprar um veículo seminovo é identificar possíveis pendências financeiras veicular. Por exemplo, se o automóvel possuir multas de transito em aberto, a partir do momento que você adquire o seminovo, você também passa a ser o devedor de todas essas multas.

banner_comprar_serasa

Neste contexto, um serviço de consulta veiculo pode ser decisivo para que a sua empresa não tenha complicações. Informações como multas, por exemplo, podem aparecer tardiamente no sistema do referido Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em contrapartida, uma vistoria veicular checa tais informações diretamente com os órgãos responsáveis.

Lembre-se ainda que o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve estar em dia, já que o atraso também gera multa ou, em situações mais extremas, até a apreensão do veículo em uma blitz. Tão importante quanto é verificar a situação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e o próprio seguro obrigatório.

Não obstante, veículos seminovos também podem apresentar restrições bancárias, especialmente se o carro tiver sido financiado e as parcelas estiverem em aberto. Neste caso, o nome do devedor é incluído em um órgão de proteção ao crédito como o Serasa. Por isso, na hora de contratar um serviço de consulta veicular, também é importante que a empresa faça até mesmo uma consulta de restrição financeira no Serasa para identificar dívidas por financiamento.

Condições do veículo

Outro cuidado na hora de adquirir um seminovo é em relação às condições de veículo após realizar a consulta veiculo. Muitos dos carros usados que são colocados à venda já foram envolvidos em algum sinistro seguradora, mas tais condições por vezes são imperceptíveis a olho nu.

Documentos como o Certificado de Segurança Veicular, obrigatório para que as mudanças realizadas pelo proprietário sejam protocoladas no documento do carro, podem trazer respostas valiosas, como se aquele veículo já foi envolvido em algum acidente de trânsito – o que, obviamente, contribui para a sua desvalorização.

Não obstante, também existem carros à disposição no mercado de seminovos que procedem de enchentes ou alagamentos. Um macete muito utilizado para descobrir tais condições é se o carro apresentar odor de poeira ou mofo. Odorizantes em excesso também podem ser um indício de que algo está sendo escondido.

Ainda em termos de adulterações, lembre-se de verificar se a pintura, vidros e demais peças são originais de fábrica. Uma dica: se os parafusos das portas e das tampas estiverem em um tom diferente da cor do veículo, é provável que já tenha havido algum conserto.

Isto sem falar nos itens obrigatórios do carro que devem estar regularizados, como farol alto e baixo, retrovisores, triângulo, estado dos pneus (incluindo o estepe), setas, lanternas, entre outros.

Revisões do veículo

Na hora de comprar um seminovo para a sua empresa, dê preferência aos modelos que venham com o manual do proprietário. É justamente esse documento que identificará se as revisões do carro foram feitas na periodicidade correta, de acordo com a orientação do fabricante. Ou seja, um modelo que não dispõe do manual original certamente deve ter apresentado problemas no passado.

Mas essa e a consulta veiculo não são as únicas formas de checar o histórico de revisões. Também é possível ir direto na concessionária onde o veículo era revisado periodicamente. Para isso, basta que você saiba o número da placa.

Quilometragem

Além das revisões, é preciso se atentar à quilometragem do veículo. É claro que, se as manutenções foram feitas na periodicidade correta, é provável que a quilometragem em si não influencie na condição do carro. Em todo caso, há um risco quando falamos desse aspecto: a quilometragem adulterada.

Sim, este tipo de adulteração não é rara no mercado de seminovos. O hodômetro, responsável por marcar a quilometragem do carro, é manipulado para que o aparelho indique uma rodagem menor do que ele realmente possui.

Desta forma, no processo de compra, é importante que você não se contente apenas com os valores indicados no hodômetro, mas também faça uma análise visual para saber se o valor de fato corresponde àquilo que está sendo visto. Se a diferença for abrupta, é provável que a sua empresa esteja sendo vítima de um golpe. Nesse caso, também vale contar com o auxílio de uma empresa especializada para que a compra seja feita de forma segura.

Mais dicas na compra de seminovos como CNPJ

Além de questões relativas às condições de documentação ou desgaste do veículo, outra dica importante na hora de comprar um carro seminovo para a sua empresa é buscar descontos nas lojas de carros. Algumas delas não apenas oferecem preços menores para clientes CNPJ, como também oferecem melhores condições para compras maiores.

Todos estes pormenores farão com que o seu negócio faça a compra mais segura possível, focando apenas no custo-benefício.
Gostou das dicas para comprar seu veículo seminovo? Para facilitar seu trabalho, não hesite em contar com o apoio de uma empresa especializada em consultas veiculares.

Clique aqui e conheça nossas soluções para a sua empresa!

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]