Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Evitar inadimplência no mês das mães

Evitar inadimplência no mês das mães Consultas Serasa

O dia das mães está chegando e tende a aumentar o movimento do comércio, pois boa parte dos brasileiros querem presentear. Então vamos abordar neste post Como evitar inadimplência nas vendas do mês das mães, pois se trata de um assunto muito importante para as empresas brasileiras. E também como as Consultas Serasa poderão lhe ajudar.

Nós ja sabemos que nem todos os consumidores estão com o orçamento folgado para realizar a compra dos sonhos e, por isso, preferem parcelar. A ânsia pela compra acaba aumentando os riscos de o lojista sofrer com a inadimplência.

Entenda os Riscos

Além disso, há o risco de fraudes na hora de abrir um crediário, usar o cartão de créditos ou até de aceitar cheque pré-datado. O maior problema vem depois. Se o índice de inadimplência for muito alto, ele acaba afetando todo o funcionamento da loja e a saúde financeira da empresa. Por isso, é preciso ter cautela, e um dos motivos quando esta situação ocorre é exatamente porque o comerciante não realizou nenhuma Consulta Serasa ou mesmo de Informações Cadastrais para se precaver destes problemas.

Aumentar as vendas pode ser ótimo, desde que você receba o valor depois. Para diminuir os problemas, confira dicas que ajudarão a evitar fraudes e evitar inadimplência nas vendas do mês das mães. Vamos ver abaixo como as Consultas Serasa podem lhe ajudar a evitar fraudes e como o Pefin Serasa pode te ajudar nas cobranças futuras.

Análise de crédito ajuda a evitar inadimplência

A primeira atitude que todo lojista precisa ter se quiser parcelar ou dar qualquer tipo de crédito ao cliente, é realizar uma análise de crédito bem detalhada da vida financeira do comprador. É através dela que será possível saber como está a situação financeira da pessoa e se ela terá como pagar o que deve.

A consulta é simples e rápida, desde que você tenha a ferramenta certa a seu dispor, como a do CREDNET. Com ela, você terá uma análise financeira do seu cliente e terá a certeza de que ele está ou não apto a ter o cartão da loja ou a assumir um crediário.

Então, além do Crednet também temos outras Consultas Serasa para ajudar a evitar inadimplência tais como:

Ao Realizar a Consulta CPF terá acesso a dados como:

Então, uma vez que você ja tem o CPF ou CNPJ do cliente, poderá utilizar o nosso site para realizar as Consultas Serasa e obter diversos resultados para ajustar a evitar inadimplência e melhorar as suas vendas.

  • SPC e Consultas Serasa:
    • saberá que o nome está negativado, ou seja, se está sujo na praça e qual a dívida que ele tem;
  • Protesto Estadual:
    • verá se há algum protesto no CPF consultado em qualquer cartório no Brasil.
  • Empresas:
    • terá acesso a participação em empresas que, por ventura, o consumidor tenha em seu nome e saberá se elas estão endividadas. Além disso, dará um mapa do relacionamento da empresa com o restante do mercado no último ano;
  • Classificação de Risco de Crédito para Empresa ou Serasa Score:
    • O sistema dá uma pontuação que serve para que você tenha uma melhor noção se consumidor poderá se tornar inadimplente ou não;
  • Crédito:
    • após a análise de crédito, o sistema sugere quanto você poderia comprometer em vendas para esse cliente, de forma que ele não tivesse dificuldade em pagar. Isso ajuda a estabelecer os limites de crédito para compras a prazo ou parceladas;
  • Contato adicional:
    • fornece contatos cadastrados para que caso haja atraso no pagamento, você tenha várias formas de contatar o comprador.
  • Informações Cadastrais
    • Terá acesso as informações cadastrais Infobusca da pessoa e com isso ira ajudar analisar se os documentos apresentados são fraudulentos ou não, esta consulta em específico ajuda na análise de fraude

Com todas essas informações em mãos, você saberá se pode ou não dar o crédito solicitado e terá uma melhor visão dos riscos que essa venda envolve, seja ela para pessoa física ou jurídica com isso será muito mais fácil se evitar inadimplência em sua venda.

Negativar os devedores inadimplentes

Então, lembre-se que é melhor não vender e evitar inadimplência do que atender o cliente e ter prejuízo. Afinal, você precisa garantir o equilíbrio financeiro da sua empresa e isso só será possível se trabalhar para diminuir o índice de inadimplência utilizando estas ferramentas de Consultas Serasa.

E finalmente mesmo tendo realizado as Consultas Serasa e feito toda a análise de crédito necessária e mesmo assim o consumidor se tornar inadimplente você ainda poderá contar com uma poderosa ferramenta de cobrança da Serasa que é o recurso de negativar devedores não Pefin Serasa.

Cuidado com fraudes para evitar inadimplência

Além das análises citadas para evitar inadimplência, o lojista precisa se preocupar também com possíveis fraudes. De acordo com uma pesquisa de dados feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em 2018, 33% das microempresas receberam cheques falsos ou roubados e ficaram no prejuízo.

A pesquisa mostrou também que 25% caiu no golpe do cartão clonado e teve problemas com isso.
Portanto, esses dados são preocupantes, pois dependendo dos valores do golpe sofrido, uma pequena empresa pode demorar meses ou até mais de ano para se recuperar. Isso mostra como é importante se prevenir não apenas para evitar inadimplência, mas também fraudes. Assim, uma das ferramentas para analise de cadastro que poderá ajudar é a consulta Informações Cadastrais Infobusca.

Então, Como evitar inadimplência no mês das mães

No geral, os estelionatários aproveitam épocas de muito movimento, nas quais é mais fácil encontrar um vendedor desatento e aplicar o golpe. Por isso, em época de venda do dia das mães o cuidado deve ser ainda maior.
Veja algumas dicas para evitar golpes no crediário em outras palavras, evitar inadimplência.

  • Verifique o documento

Sempre que for aceitar cartão, seja ele de crédito ou de débito, peça um documento com foto e avalie. Confira que a foto confere com a pessoa e se a identidade é real.
Veja detalhes como, por exemplo, se o RG mostrado for mais velho e tiver amassado e a foto nova e intacta, pode ser que algo esteja errado. Fique atento. Em diversos situações apresentadas abaixo você também poderá contar com as Consultas Serasa para lhe dar uma garantia melhor da transação, como as:

Veja se o nome do cartão usado é exatamente o da identidade. Às vezes, uma letra trocada ou errada pode ajudar você a identificar uma possível fraude.

  • Cartão de terceiros

Não importa se você conhece a pessoa ou o dono do cartão. Nunca receba cartão de terceiros, pois você não tem como saber se a compra está realmente autorizada pelo dono do cartão ou não.

  • Assinaturas merecem atenção especial

Ninguém consegue fazer assinaturas idênticas, mas a letra do documento deve ser muito semelhante à do contrato de crédito. Verifique com atenção e treine a sua equipe para isso.

  • Imagem do cliente ajuda

Abriu crediário para alguém? Conferiu tudo e estava correto? Tire uma foto da pessoa e coloque no cadastro. Isso ajudará a evitar que alguém se passando por ela consiga realizar compra no nome de quem tem crédito aprovado em sua loja. Além disso, use câmeras internas. Elas inibem esse tipo de golpe e as imagens servem como prova.

  • Cheque o que foi fornecido

Peça um número de telefone fixo da casa da pessoa e, caso desconfie de golpe, ligue para o número. Fale que é para consultar informações de outra pessoa. Se for um cúmplice de um golpista, mesmo você falando o nome errado, que não é o apresentado pelo suposto cliente, o golpista vai confirmar.
Você também pode solicitar referência como a de um comércio que a pessoa já tem crédito ou até o telefone do trabalho, para confirmar que ela tem rendimento, caso suspeite de golpe.

  • Treine a sua equipe

Tudo isso só dará certo se os colaboradores forem bem treinados e entendam a importância das ações. Todos devem estar cientes dos protocolos contra fraude e saber usá-los.
Temos a ferramenta certa para você que quer inadimplência nas vendas do mês das mães. Entre em contato conosco e cuide da sua empresa!

Ajuda Final

Então agora que você viu como evitar inadimplência e como as Consultas Serasa podem ajudar sua empresa conheças nossas soluções de Consultas Serasa e todas as vantagens adicionais que elas pode oferecer a sua empresa.

O que acha de começar a realizar essas análises hoje mesmo? Adquira o pacote e diminua os riscos de inadimplência usando a consulta de crédito.

A Consultas Prime Distribuidor Serasa possui a solução mais completa com todas as Consultas Serasa Experian, conheça todas as opções disponíveis para a sua empresa.

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]

Leave a Comment

Your email address will not be published.