fbpx

Importância de fazer uma consulta veicular

Importancia de fazer uma consulta veicular

Ninguém gosta de surpresas desagradáveis depois de fechar um negócio, a verdade é essa. Imagine a seguinte situação: a sua empresa acabou de comprar um veículo para facilitar a realização das operações do dia a dia e, no primeiro uso do transporte, o carro foi parado pela autoridade policial que alegou que ele foi furtado. Um problemão, não é mesmo? Então você lendo este post vai entender melhor a Importância de fazer uma consulta veicular.

Por isso, é importante fazer uma consulta veicular antes de fechar a compra de um carro ou de qualquer outro veículo. Embora comprar um carro “novo” ou usado tenha se tornado uma boa escolha, essa atitude requer cautela. Nesse sentido, podemos dizer que investigar o passado do carro significa garantir que você não correrá nenhum risco.

Mas você sabe como funciona a consulta veicular? Na dúvida, continue a leitura deste conteúdo. Nele, apresentamos não apenas o que é e como funciona, mas razões pelas quais você deve adotar essa solução antes de fechar a compra de um veículo. Vem conferir!

O que é a consulta veicular?

A consulta veicular consiste em um procedimento cujo objetivo é verificar as condições legais do veículo, bem como seu histórico. Com outras palavras, trata-se de uma solução que possibilita a você avaliar se o veículo tem problemas legais ou se passou por complicações ou problemas físicos, sendo um exemplo nesse sentido “um carro oriundo de inundação”. Essas informações são inseridas em um relatório que é entregue à parte interessada, no caso, a você ou a sua empresa.

comprar credito
comprar credito

Desse modo, podemos dizer que ao contratar uma empresa para a prestação desse tipo de serviço, você investirá na avaliação e conhecimento desses dados com absoluta exatidão. Normalmente, as empresas que trabalham com esse tipo de operação contam com soluções tecnológicas que reúnem tudo o que você precisa saber a respeito do veículo que pensa em comprar.

Ao analisar os documentos corretamente, você pode saber se o veículo já teve problemas jurídicos, administrativos ou fiscais. Além disso, é possível saber se ele está alienado com gravame ou comprometido com outras questões/problemas importantes.

Como funciona a consulta veicular?

A consulta veicular é um procedimento muito simples e funciona, basicamente, da seguinte maneira: você faz a contratação do pacote de informações que deseja na Consultas Prime e pronto. Essa operação é feita online e envolve o pagamento de um preço pelo serviço.

De uma forma geral, a consulta veicular fornece um relatório bastante completo sobre o histórico e as condições atuais do veículo, possibilitando assim tomar a decisão certa, da qual você não se arrependerá.

Qual a importância de fazer uma consulta veicular na Consultas Prime?

Em tempos de instabilidade econômica, comprar carros usados é uma excelente opção de negócio, afinal, o preço dos carros zero quilômetro está cada vez mais alto. No entanto, antes de bater o martelo, deve-se prestar muita atenção e fazer uma consulta ao veículo. A partir de algumas razões que preparamos a seguir, você saberá melhor a importância disso. Veja:

A consulta veicular na Consultas Prime evita problemas futuros

Não é incomum ouvir histórias sobre alguém sendo enganado ao comprar um carro usado ou que foi enganado. Nesse caso, muitas delas pensam no momento que estão fazendo um bom negócio, saindo no lucro; no entanto, quando pegam a chave do veículo, descobrem que tomaram uma péssima decisão.

Nesse contexto, muitas delas, inclusive, procuram uma agência de proteção ao consumidor, com o objetivo de resolver a situação. No entanto, até que o problema seja resolvido, além do consumidor perder dinheiro, também terá sérias dores de cabeça. O problema se torna ainda pior quando o carro, que deveria facilitar a vida do empresário, fica parado na garagem da empresa, por algum problema que apresentou.

Nesse sentido, podemos dizer que a consulta veicular é capaz de fornecer dados precisos sobre o histórico do veículo, tanto com relação aos seus aspectos legais como de procedência. Por exemplo, ao se utilizar desse serviço, você poderá saber por quantas mãos o carro já passou, e isso pode ser um indicativo de que ele está com algum problema.

É um serviço que permite que saiba a KM correta

Para saber a KM correta, não basta girar a chave na ignição do carro e verificar o número exibido em seu painel. Isso porque os dados inseridos no painel podem ser alterados. Isso, além de ser uma atitude de má-fé contra o consumidor, vale dizer, também configura crime, podendo o infrator ser preso por fraude.

Esse tipo de golpe é muito comum, pois carros com alta quilometragem apresentam maior desgaste e, portanto, perdem valor de mercado. No lugar de custar, digamos, R$ 50 mil, pode custar apenas R$30 mil.

Então, a consulta veicular fornece um histórico completo a respeito do veículo, podendo ilustrar, inclusive, o histórico relacionado à quilometragem. Assim, por exemplo, fica fácil perceber se houve adulteração no número exibido de KM no painel do veículo. Caso verifique que alguma coisa está errada, evite fechar negócio, pois o veículo pode estar com mais problemas.

Permite que saiba a procedência do veículo

Normalmente, um veículo recuperado de uma seguradora consta, em seu registro, a informação de que ele foi sinistrado ou danificado. Além de acidentes graves, os carros recuperados de uma seguradora também podem ter passado por roubo e furto (nesse caso, eles foram recuperados pela seguradora).

Então, é muito comum que as seguradoras vendam ou leiloem os veículos sinistrados, furtados ou roubados (e recuperados) em lotes, com o objetivo de fazer com que eles retornem ao mercado. O preço de venda pela seguradora costuma ser bem abaixo do valor praticado pelo mercado, justamente porque a ideia, em tese, é garantir o conserto dos veículos. No entanto, a ideia nem sempre é essa. Muitas seguradoras vendem os carros sinistrados em estado de sucata para a retirada das peças.

Diante dessa realidade, é necessário verificar se o veículo que você pensa em comprar é de procedência de “circulação” ou de “sucata”. Muitos desses veículos, cumpre destacar, podem apresentar defeitos.

E então, depois de ler este artigo, você ainda vai comprar um veículo usado sem fazer a consulta veicular? Apostamos que não, pois ninguém deseja fazer um negócio arriscado, que possa trazer sérias dores de cabeça.

Sabia que na Consultas Prime você pode fazer uma consulta veicular completa do veículo que está pensando em comprar? Para saber mais, acesse nosso site agora mesmo. Que tal?