fbpx

O que é CRLV? Consultas Prime tem disponível emissão online

O que é CRLV

O que é CRLV? Esse é um documento que é expedido anualmente e todo automóvel precisa para circular em vias públicas de acordo com a lei. Pensando em você que não sabe como fazer a emissão do seu de forma online, veja como é possível.

Sabemos que os veículos contam com diversas informações, documentos e muito mais. Por esse fato, estar com o veículo adequado de acordo com as leis de trânsito é essencial.

Afinal, quando você parar em uma fiscalização, será necessário estar com o seu automóvel em situação legal. Caso contrário, você terá o seu veículo apreendido.

Então, veja o que é CRLV, o quanto esse documento é importante para o seu veículo e também como fazer a emissão online com mais segurança.

Veja a seguir:

  • O que é CRLV?
  • Para que serve o CRLV?
  • Qual é a diferença entre CRLV e CRV?
  • Quando é necessário emitir um novo CRV?
  • É obrigatório circular com o CRLV?
  • Descubra como fazer a emissão online do CRLV por meio da Consultas Prime

O que é CRLV?

Afinal, o que é CRLV? Esse é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Esse é um documento que todo automóvel deve ter para que possa circular livremente em vias públicas.

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

O CRLV é um documento expedido anualmente e serve para que as autoridades verifiquem se o seu veículo está apto ou não para circular em vias públicas e garantir segurança para todos no trânsito.

No entanto, para que você possa fazer o licenciamento anual, o seu veículo precisa estar de acordo com os requisitos exigidos. Ou seja, você não pode estar com o seu automóvel com débitos em aberto.

Então, caso tenha multas ou algo parecido, você não pode realizar o licenciamento, até que faça a quitação. Por fim, você também tem que realizar a vistoria do automóvel e realizar diversas atividades e pagamentos que devem ser feitos.

Até o ano de 2022 esse documento era impresso e o proprietário recebia, assim como o CRV.

Mas por conta da pandemia e diversos fatores, o processo de emissão passou a ser digital. Isso aconteceu em maio de 2022. Então, agora o seu CRLV é emitido de forma digital e para que você tenha impresso, deve mandar imprimir e deixar no seu veículo.

É obrigatório ter o documento impresso? Não, mas é recomendado que você para apresentar em fiscalizações.

Para que serve o CRLV?

Agora que você já sabe o que é CRLV, saiba que esse documento serve para indicar se o seu veículo está apto para circular em território nacional ou não. Ou seja, é por meio dele que a fiscalização consegue ver se o seu veículo está de acordo com a lei e com as multas e impostos pagos.

Qual é a diferença entre CRLV e CRV?

É muito comum as pessoas confundirem o CRV do CRLV. Mas saiba que são documentos totalmente diferentes e que precisam ser diferenciados.

Pois bem, o CRV é um recibo do veículo, quando você vai realizar a venda do seu automóvel e vai transferir para o outro proprietário, é necessário ter essa documentação.

Um ponto importante também sobre esse documento, é que você não precisa andar com ele dentro do seu automóvel, pode guardar e deixar na sua residência.

Enquanto o CRLV, esse é um documento que precisa ser emitido todos os anos. Sem contar que você precisa circular com ele no seu veículo para apresentar em casos de fiscalização.

Quando é necessário emitir um novo CRV?

Visto que o CRV não precisa ser renovado ou emitido anualmente, quando devemos fazer a emissão desse documento? Pois bem, saiba que esse documento não tem um prazo de duração e deve ser usado até que você:

  • Vá fazer a transferência de propriedade;
  • Tiver que mudar de município ou estado;
  • Alterar alguma característica do automóvel;
  • Realizar a mudança de categoria.

Em caso de transferência, o prazo de validade para fazer a expedição de novo CRV é de até 30 dias. Caso não seja mudado dentro dessa data você terá outros problemas.

É obrigatório circular com o CRLV?

Agora que você já sabe o que é CRLV, saiba que sim, é obrigatório circular com esse documento. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o CRLV é de porte obrigatório.

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Mas vamos imaginar que você é uma pessoa esquecida e por algum determinado motivo, saiu de casa e esqueceu o seu documento. Pois bem, nesse dia você está sem sorte e no meio do caminho encontra uma fiscalização.

Nesse momento, a pessoa que está realizando a fiscalização, seja a Policia Rodoviária ou até mesmo o Agente de Trânsito irá solicitar o seu o seu CRLV.

Mas você lembra que se esqueceu em casa. Isso pode gerar para você uma multa de categoria gravíssima, você terá que pagar R$ 293,47. Além disso, também terá sete pontos na sua CNH. Só prejuízo, não é mesmo? Então, não se esqueça desse documento, o mais indicado é que você deixe sempre no seu automóvel.

Descubra como fazer a emissão online do CRLV por meio da Consultas Prime

Afinal, como fazer a emissão online do CRLV? Agora que você já sabe o que é CRLV e a importância desse documento, é necessário ressaltar que você pode emitir de forma online. Você pode contar com a Consultas Prime para realizar essa emissão.

Pois bem, para fazer essa emissão no site da Consultas, você precisa entrar no site oficial. Em seguida, selecione a opção “consulta veicular” e, posteriormente, selecione “Licenciamento Digital (CRLV-e)”. Após isso, você deve apresentar os seus dados de pagamento e também pessoais para fazer o cadastro na plataforma.

Ao realizar todos esses passos, você pode iniciar a emissão do seu CRLV. É simples, fácil e rápido, você pode fazer com apenas alguns cliques.

Caso tenha alguma dúvida, não se preocupe. A Consultas Prime conta com uma equipe totalmente preparada para sanar suas dúvidas no momento de fazer a emissão do seu CRLV. Para isso, você pode contar com o chat online, e-mail, Skype ou até mesmo atendimento telefônico.

Por meio desses canais você pode tirar suas dúvidas e saber como funciona todo o processo de emissão do documento digital.

Inicar
Precisa de ajuda?
Agradecemos seu contato
Agilize sua consulta via WhatsApp