fbpx

O que é CRLV? Qual é a diferença entre CRV e CRLV?

Sabemos que CRLV e CRV são siglas extremamente parecidas e que geralmente confundem os condutores dos veículos, por isso nós, da Consultas Prime, viemos esclarecer qual a diferença entre o CRLV e CRV.

Ainda que as siglas sejam parecidas, elas possuem funções totalmente diferentes, mas que são imprescindíveis para o veículo.

Portanto, o CRV é como se fosse um documento de venda do carro, já o CRLV garante que o veículo esteja regularizado de acordo com todas as normas estabelecidas pelo CONTRAN.

Todos os dois documentos agora apresentam versões digitais, que tornam eles mais fáceis de serem acessados online. Tal qual o CRLV, por exemplo. Ele não está sendo enviado mais pelo DETRAN de alguns estados e, com a disposição desse documento online, fica mais simples acessar, fazer o download e imprimir.

Desta forma, você pode acessar as informações do documento através do Consultas Prime e, assim, emitir o CRLV.

Agora vamos destrinchar como funciona cada documento e quais são as diferenças entre eles.

O que é o CRLV

O significado da sigla CRLV é: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Como resultado, esse documento traz as seguintes informações sobre o veículo: ano, modelo cor, qual o tipo de veículo, ano de fabricação, número do RENAVAM, número da placa e do chassi, além dos dados do IPVA e do DPVAT, entre outras coisas.

Juntamente com isso, o CRLV precisa ser renovado todo ano e a emissão do documento pode ser feita na Consultas Prime. Esse documento é primordial para que você possa circular com o carro em qualquer lugar do Brasil. Fora a Carteira Nacional de Habilitação, o CRLV é o único documento que é exigido por lei. Por isso, é muito importante emiti-lo na Consultas Prime.

Como fazer a emissão CRLV?

Primeiramente, fazer a emissão do CRLV/CRLV-e pelo site da Consultas Prime é bem simples.

No entanto, o CRLV-e “somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT)”, de acordo com o art. 4º da RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 809 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Resumindo, o CRLV só poderá ser emitido se houver o pagamento de todos os débitos existentes, sejam multas, IPVA ou DPVAT.

Além disso, após a quitação dos débitos, você pode acessar o site da Consultas Prime para emitir o CRLV. Você irá clicar em “Consulta Veicular”, que fica localizada na parte superior da página principal do site. Nas opções que estão disponíveis no site, será mostrada a opção “Licenciamento Digital (CRLV-e)”. Após o pagamento, utilize o número da placa ou do chassi para realizar sua consulta e acessar o documento.

Do mesmo modo, o CRLV será mostrado na tela do seu computador e, para que você consulte as informações, faça o download do documento ou imprima (emissão CRLV) pelo site da Consultas Prime.

É obrigatório imprimir a Emissão CRLV?

Primeiro de tudo, ao emitir CRLV na Consultas Prime não é necessário que o documento seja impresso, já que o motorista pode acessar este documento através do próprio smartphone. No entanto, para quem prefere o formato impresso, também é fornecido o documento CRLV neste formato através da Consultas Prime.

Apesar da versão digital ser aceita, é sempre importante estar precavido e ter em mãos a versão impressa, caso algo aconteça com a bateria do seu celular na hora de uma fiscalização. Desta forma, você estará seguro se acontecer algum imprevisto.

O que é CRV

Certificado de Registro de Veículo (sigla CRV) é o documento referente ao primeiro emplacamento do veículo. O certificado de registro do veículo informa os seguintes dados: a marca do carro, modelo, ano em que foi fabricado, código RENAVAM, Chassi e placa do veículo.

Além disso, ele pode informar os dados do primeiro proprietário, assim como os dados do proprietário atual. Os dados são os seguintes: nome, assinatura e endereço do ex e atual proprietário do carro. Algumas pessoas ainda chamam de DUT (Documento Único de Transferência), apesar de a nomenclatura ter sido substituída por CRV faz um bom tempo.

Qual a função do documento CRV?

O Certificado de Registro de Veículo tem a função registrar a posse do veículo, fazendo a comprovação de que ele está registrado adequadamente no DETRAN.

Além disso, esse registro é obrigatório para que possa haver a circulação do veículo. O CRV possibilita também a transferência de proprietário. Em outras palavras, quando um carro usado é vendido ou comprado, é por meio deste documento que haverá a transferência de um dono para o outro.

CRV digital

Primeiro de tudo, de acordo com a Resolução n° 809 do Conselho Nacional de Trânsito, como apontamos anteriormente, agora os documentos de registro e de transferência de veículos ficam dispostos de forma digital, sendo eles, o CRV, o CLA e o antigo DUT, atualmente como comprovante de transferência de propriedade.

“O CRV e o CLA serão integrados ao CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e o DUT se desvincula do CRV e se transforma na ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo)”, como foi informado pelo portal de notícias R7. O ministério de infraestrutura diz que essa decisão vale para condutores que registraram seus veículos desde janeiro de 2021. Os documentos que foram expedidos antes desse período continuam valendo.

Onde fica o CRV no documento

A emissão do Certificado de Registro do Veículo é feita em conjunto com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Nesse sentido, caso você tenha a versão física do documento, vai encontrar no verso dele, a parte que tem espaço para preenchimento quando ocorrer alguma compra ou venda de carro.

Onde localizar o código de segurança CRV

Primeiro de tudo, o código de segurança do CRV fica localizado na parte superior direita do CRV nas duas versões, física ou digital. Esse código possui 11 caracteres e serve como uma espécie de senha para os donos de veículos. Portanto, é nesse momento que é preciso saber a diferença entre o documento CRV e o CRLV, porque algumas pessoas acabam confundindo os códigos numéricos.

Desta forma, quando o proprietário acessar pela primeira vez o CRLV-e pelo site da Consultas Prime, o código de segurança do CRV será exibido, então não se confunda.

Diferença entre CRV e CRLV

A principal diferença entre CRV e CRLV está na função que cada documento apresenta. O CRLV é obrigatório e serve como prova de que o veículo está em bom estado, por isso deve ser renovado de ano em ano.

O CRV, por outro lado, é um documento que é homologado no momento da primeira compra do carro e que deve sempre renovado caso haja alteração nas informações referentes ao veículo.

Apesar de não ser obrigado o condutor estar portando CRV, o Código de Trânsito prevê que ele esteja em mãos em caso de transferência de propriedade do veículo e prevê multa caso haja irregularidades.

Apesar de serem diferentes, para haver a expedição de um novo CRV e CRLV, todos os débitos e multas não pagas do carro, além do IPVA e DPVAT, precisam determinante estarem quitados. Dessa forma, se o IPVA e DPVAT não forem pagos, não será possível a expedição do novo documento CRLV ou CRV, caso necessário.

Caso você precise transferir o veículo para outro proprietário, o Código de Trânsito Brasileiro prevê que o novo proprietário precisa tomar as devidas providências para efetivar a expedição do novo CRV em até 30 dias úteis. Como resultado, o condutor estará passível de multa, podendo haver medida administrativa ou até mesmo a apreensão do veículo.

Consulte informações de veículo de forma fácil na Consultas Prime

Assim como a Consultas Prime oferece a opção de consultar um veículo através do chassi, existem muitas outras opções de consultorias. Você pode consultar roubos, gravame e furtos, além de outros dados, também podendo escolher a melhor opção por meio de uma consulta completa do veículo – e você pode encontrar todos esses dados individualmente.

Desta forma, você sempre pode escolher quantos dados deseja obter. Normalmente, você consegue fazer consulta sobre o veículo através do chassi. Porém, quando você precisar de uma pesquisa mais completa, saiba que a Consultas Prime também oferece essa opção.

A <a href=”https://compra.consultasprime.com/checkout?skipToCheckout=1