fbpx
Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Para que serve o Decodificador de Chassi

para que serve o decodificador de chassi

De acordo com um relatório feito pela Sindipeças, quase 45 milhões de veículos, entre automóveis, ônibus e caminhões, circulam pelas ruas, estradas e rodovias brasileiras. No artigo de hoje, você vai entender o que é e para que serve o decodificador de chassi. Portanto, para saber mais sobre essa importante ferramenta. Continue lendo!

Os dados são de 2018, o que significa que, provavelmente, este número seja ainda maior nos dias de hoje. Segundo o mesmo relatório, a estimativa é de que haja um crescimento da frota brasileira de 2,6% em 2020.

Um dos componentes presentes em cada um destes veículos é o chassi, uma espécie de documento de identidade do automóvel. Portanto, único e intransferível.

Por se tratar de um código com caracteres variados, o chassi deve ser lido por uma ferramenta específica, conhecida como decodificador de chassi.

O que é o número do chassi?

Primeiro de tudo, vamos esclarecer o que é o número do chassi para depois explicar Para que serve o Decodificador de Chassi. Se você tem um veículo, com certeza já ouviu falar sobre ele.

O número do chassi é uma espécie de documento de identidade do veículo e se assemelha ao nosso RG. Portanto, é um número associado a ele.

O Número de Identificação do Veículo (Vehicle Identification Number, em inglês) é um registro universal de cada veículo automotivo produzido no mundo.

Este tipo de identificação começou a ser usado nos Estados Unidos em 1954, enquanto no Brasil ele só passou a valer em meados da década de 1980, conhecido como Número do Chassi.

banner consultas prime
banner comprar crédito

O número possui 17 caracteres em uma combinação de números e letras. Como resultado deste arranjo, cada veículo é numerado de forma única e individual.

A combinação segue a Norma NBR 6066, a qual indica como o número deve ser formado, além de quais informações devem constar na numeração.

Parece que esta simples combinação de caracteres é apenas mais uma entre tantas com as quais temos que lidar diariamente, mas não se engane.

O número do chassi guarda algumas informações sobre o veículo que o contém, da mesma forma que o número do CPF indica quem nós somos.

As principais informações associadas ao número são: local e ano de fabricação, modelo, tipo de motor, combustível, eixos, carroceria, freio, tração, portas, transmissão e itens de segurança.

Quase sempre o número do chassi está presente no motor, na carroceria e no vidro do veículo.

Como o Decodificador de Chassi interpreta o número?

Você já sabe que o número do chassi é uma combinação alfanumérica de 17 caracteres. Agora, talvez, você esteja se perguntando: como faço para interpretar essa numeração aparentemente tão aleatória e complexa? É isso que a consulta Decodificador de Chassi irá mostrar ?

É exatamente sobre isso que falaremos neste tópico. Portanto, entenda como os caracteres do chassi podem ser lidos em um passo a passo bastante simples.

Seguindo a ordem dos três primeiros caracteres, você pode identificar o continente, o país de origem e a montadora do veículo.

Em seguida, observe os próximos seis caracteres, os quais revelam informações como o modelo e a versão, o tipo de carroceria, os principais equipamentos de segurança e o motor. Todas elas variam de acordo com o fabricante.

Os próximos dois caracteres indicam o ano de modelo do automóvel e a sua localidade de fabricação.

Por fim, os últimos seis caracteres mostram o número de série individual do veículo.

Confira um exemplo prático de uma numeração de chassi – 9BGRD08X04G117974 – e sua interpretação:

– 9BG: América do Sul, Brasil e General Motors, respectivamente;

– RD08X0: Celta, versão LT, carroceria hatchback, motor 1.4L, número verificador interno do fabricante;

– 4G: ano do modelo do veículo (2004), local de fabricação (Gravataí-RS);

– 117974: número de série individual do automóvel.

Solução Completa Consultas Prime e o Decodificador de Chassi

Decodificar nada mais é do que interpretar um código. Portanto, um decodificador de chassi é uma ferramenta capaz de ler a complexa numeração do chassi.

Afinal, com tantos veículos rodando diariamente no país, só mesmo uma ferramenta como esta para interpretar o código presente em cada um dos automóveis.

E a Consultas Prime tem a solução completa para Consulta Veicular, Consulta Proprietário, Consulta Placa Veículo e muito mais.

Para que serve o decodificador de chassi?

Agora que você já sabe o que é o decodificador de chassi, chegou a hora de, finalmente, entender para que serve essa ferramenta.

Como vimos, o decodificador de chassi é uma ferramenta de interpretação dos 17 caracteres presentes na numeração do veículo. Consequentemente, ele também funciona como um documento de identificação e segurança do automóvel.

Isso porque, no momento em que decodifica a numeração do chassi, o dispositivo apresenta todos os dados originais do automóvel, os mesmos já citados anteriormente: fabricante, modelo, ano, país de origem, versão e local de fabricação.

Como resultado, a ferramenta permite validar as informações relacionados ao veículo e, assim, analisar a existência de possíveis fraudes.

Em outras palavras, é uma forma de cruzar as informações obtidas na numeração do chassi com o automóvel em questão para verificar a procedência e as características do veículo.

É, portanto, uma checagem para avaliar se houve algum tipo de adulteração nas informações originais do veículo. Esta é mais uma solução de consulta veicular que pode te salvar de prejuízos financeiros na hora de comprar seu próximo semi-novo.

banner consultas prime

Qual a importância do decodificador de chassi?

Agora que você entendeu Para que serve o Decodificador de Chassi que além de interpretar a numeração presente em cada veículo, é uma ferramenta que ajuda a evitar fraudes.

Um dos usos mais frequentes do decodificador de chassi é na verificação de carros clonados, isto é, aqueles que tiveram a placa duplicada para ser utilizada em outro veículo.

Nestes casos, sem um decodificador de chassi, dificilmente se pode perceber a fraude, na qual também está incluída a clonagem do modelo, da cor e do número do chassi do veículo original.

Além disso, o decodificador de chassi pode ser útil em outras situações nas quais seja preciso identificar um veículo, como furto, acidente, compra e venda.

Especialmente nos casos de veículos usados, a ferramenta permite checar se o número do chassi corresponde com o da documentação original, porque podem ter sido feitas alterações no veículo, como troca de peças e componentes.

Para se ter uma ideia da importância do chassi para um veículo, toda vez que a numeração é danificada ou alterada, ela precisa ser refeita.

Isso ocorre, por exemplo, em casos de acidentes, ferrugem, furtos ou roubos, nos quais se faz necessário realizar a remarcação previamente autorizada do chassi.

Precisando de uma consulta veicular? Conheça a Consultas Prime, uma forma rápida e prática de saber a situação do seu automóvel.

Consultas Prime com Consulta Veiculo: a sua parceira para comprar bem

Para a Consulta Veículo, o comprador tem a oportunidade de fazer uma consulta avulsa ou assinar algum dos planos mensais com descontos especiais para você economizar.

Por isso, se você faz negócios apenas esporadicamente, pode economizar com uma consulta avulsa com ou sem opcionais. Se possui uma empresa que sempre adquire carros usados em boa quantidade, faça a compra de pacotes mensais e tenha acesso às consultas veiculares que mais atendem às necessidades do seu negócio.

O investimento em uma Consulta Veículo pode ser responsável pela economia de milhares de reais em uma compra infeliz. Não corra o risco de ficar sem o veículo que comprou ou ter gastos inesperados com reparos, multas e outros problemas que podem machucar o seu bolso.

Com as Consultas Veículo da Consultas Prime, você pode comprar o seu automóvel, moto ou caminhão com muito mais segurança, sabendo dos riscos que vai correr e tendo a certeza de que está fazendo um negócio seguro com um veículo regularizado.

Como distribuidor Consultas OnLine, a Consultas Prime também oferece outros produtos para empresas realizarem consultas aos bancos de dados. Conheça também as soluções de consulta CPF ou Consulta CNPJ e Score, além da Consulta Telefones e Endereços ou seja, Informações Cadastrais.

Acesse o site da Consultas Prime e conheça todas as nossas soluções para o seu negócio vender e comprar com segurança.

Consultas Prime: o seu distribuidor Consultas OnLine

Acesse algum de nossos canais de atendimento e solicite todo o plano de negócio.

Fone:
(11) 3042-1827

Emailcontato@consultasprime.com
Skypesuporte@consultasprime.com