Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Para que serve o Score Serasa

Para que serve o score Serasa

É provável que você já tenha ouvido algo a respeito do Score Serasa, afinal, não se fala em outra coisa no momento, sobretudo no mundo corporativo. Em poucas palavras, o Score Serasa se trata de uma medida que busca, entre outras coisas, minimizar os riscos na relação de uma empresa com pessoas jurídicas e físicas e auxilia em sua análise de crédito.

Como sabemos, diante de um mercado volúvel e de uma economia em crise desde 2016, conforme aponta a maioria dos economistas, é preciso tomar todas as medidas possíveis para não ter o seu negócio afetado e acabar caindo, também, na inadimplência. E com isso ser obrigado a recorrer a recursos como o Pefin Serasa.

Se você é empresário e gostaria de saber mais a respeito dessa solução que dará mais segurança ao seu negócio, não deixe de acompanhar a leitura deste conteúdo.

Afinal, o que é o Score Serasa?

O Score Serasa é uma ferramenta que apresenta índices estatísticos de riscos para empresas dos mais variados ramos – como indústrias, bancos, instituições financeiras, lojas de roupa, calçados e objetos de decoração, entre outros negócios – com o objetivo de fazer com que elas verifiquem o histórico de consumidores, pessoas físicas ou jurídicas, antes de, por exemplo, liberar linhas de crédito, financiamento ou crediário para a compra de itens ou bens que desejam.

O Score é medido por uma escala que vai de 0 a 1000. Ele utiliza várias informações para enquadrar o consumidor nessa escala, como dados públicos, relação de emprego que o indivíduo (no caso, pessoa física) já ocupou, nível de renda, pontualidade com relação aos pagamentos, obtenção de crédito junto ao mercado, bem como a sua quitação e histórico de inclusão do CPF/CNPJ nos órgãos de proteção ao crédito. Como por exemplo no Pefin Serasa que é a ferramenta que negativa os devedores e portando contribui para uma negativa em seu Score Serasa.

Geralmente, o Score Serasa classifica o consumidor em três categorias:

banner_comprar_serasa

Categoria 1: 300 pontos

Quem tem uma pontuação de até 300 pontos é considerado de risco alto e pode não honrar os seus compromissos;

Categoria 2: 300 a 700 pontos

Quem tem uma pontuação entre 300 e 700 pontos é considerado de risco médio e pode conseguir obter a aprovação de produtos no mercado, como empréstimo e financiamento;

Categoria 3: mais de 700 pontos

Quem tem uma pontuação acima de 700 é considerado de confiança e pode conseguir negociar valores maiores com taxas mais atrativas.

Uma solução para quem está classificado na primeira categoria é pagar as dívidas em dia, honrando assim os compromissos. Fazendo isso, pode-se melhorar a reputação no mercado e garantir boas negociações com pessoas físicas e jurídicas.

A melhor maneira de saber quais são estas dívidas é realizar as Consultas Serasa CPF ou CNPJ, assim você terá certeza aonde estão suas dividas e poder realizar o pagamento das mesmas.

 

Para que serve o Score Serasa?

Como já dito nos parágrafos anteriormente, o Score Serasa se coloca como um importante instrumento na relação entre empresas e pessoas físicas e jurídicas, pois possibilita que as primeiras tenham acesso a um sólido conjunto de dados sobre estes, de maneira, assim, a avaliar melhor e de forma mais completa os possíveis pedidos de crédito.

Dito de forma mais clara e objetiva, o Score Serasa garante maior segurança às empresas, possibilitando que elas evitem fazer negócios com quem pode oferecer riscos aos seus negócios.

Assim, por exemplo, se um cliente (pessoa jurídica ou pessoa física) deseja comprar um carro e se dirige a uma concessionária, pode esta, antes de liberar o pedido de crédito, consultar o Score Serasa através da Consulta Completa Serasa CNPJ ou CPF para verificar a sua pontuação. Caso figure entre aqueles que possuem mais de 700 pontos, pode obter o financiamento que deseja.

Vale salientar que a pontuação é apenas um dos objetos na análise de crédito colocado à disposição pelo Score Serasa. Isso significa que a Consultas Prime fornece uma vasta opção de consultas Serasa das mais completas a mais simples para obter um relatório completo sobre o histórico de pessoas físicas e jurídicas e, assim, tomar uma decisão mais assertiva, que não a coloque em risco.

Compre Crédito

Para que serve o Score Serasa para a sua empresa?

De acordo com dados do Serasa Experian de março deste ano, 2019, o Brasil conta com mais de 63 milhões de inadimplentes. Número que equivale a mais de 1/4 da população brasileira — conforme informações do IBGE, o Brasil possui, atualmente, 209,3 milhões de habitantes. É, segundo o órgão, o maior patamar desde 2016. Dos 63 milhões, 40,3% são adultos.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior (2018), cerca de dois milhões de pessoas tiveram o seu CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, um aumento de 3,2%.

Alguns dos principais motivos para o crescimento da taxa de inadimplência são, conforme os especialistas, o aumento do desemprego e o volume de obrigações acessórias, geralmente no final do ano, como pagamento de IPTU, material escolar e IPVA.

A realidade das organizações não é diferente. De acordo com dados do Serasa Experian de 2019, a inadimplência de micro e pequenas empresas no Brasil bateu recorde histórico, chegando a 5,3 milhões em março deste ano — maior nível desde 2016.

Realidade nas regiões do Brasil.

Entre as regiões do Brasil, o Sudeste lidera o crescimento de inadimplência das empresas, com um percentual de 4,60% sobre o número total. Em seguida, temos o Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, com percentuais de 3,29%, 1,99%, 1,53% e 0,43%, respectivamente. Os setores mais inadimplentes são: serviços, comércio e indústrias.

Mas, por que estamos citando esses dados? A empresa (banco, instituição financeira, lojas etc.), muitas vezes, não tem conhecimento, de fato, da realidade do cliente que deseja fazer negócio com ela. Nesse sentido, o Score Serasa e a Consulta CPF ou Consulta CNPJ surge como uma solução que pode resolver esse problema, garantindo a ela maior segurança e consistência em suas decisões, de modo assim a mitigar os riscos dessa operação.

Como se viu, o Score Serasa se apresenta como uma ferramenta de relevante importância para as empresas, em geral, sobretudo para aquelas que atuam fornecendo produtos como empréstimo financeiro e financiamento de bens como carro e casa, por exemplo. Isso não significa, no entanto, que outras empresas não possam utilizar essa solução, que é muito recomendada para quem trabalha com crédito.

Depois de ler este conteúdo, percebeu que pode, sempre que possível, contar com o Score Serasa? Então, não deixe de acessar nosso site para conhecer melhor esta e outras soluções que dispomos. Esperamos a sua visita!

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]