fbpx

Pra que serve Decodificador de Chassi ?

Pra que serve Decodificador de Chassi

O decodificador de chassi é o que permite a identificação do número de chassi de um veículo, considerado como a sua principal identidade pessoal, então é interessante saber Pra que serve Decodificador de Chassi, uma consulta que irá detalhar este número e deixar você mais tranquilo quando ao seu bem.

Até o começo do ano de 2020, já existiam mais de 69 milhões de veículos em estado de circulação ao redor do país. Por isso, cada veículo ter um número de identificação próprio é fundamental.

Portanto, o número de chassi de cada veículo é único e não pode ser apagado, pois é ele quem denota todas as características e informações de cada veículo.

Foi pensando na importância dessa informação que muitas pessoas desconhecem, que nesse post iremos aprofundar sobre o que é efetivamente um número de chassi e qual a função de um decodificador de chassi. Confira!

O QUE É O NÚMERO DE CHASSI?

Semelhante ao número de Registro Geral (RG) que nós, humanos, possuímos, da mesma maneira cada veículo possui o seu registro pessoal para sua identificação e descrição de suas características principais.

Nesse sentido, o Número de Identificação do Veículo é o número de registro de cada veículo produzido no mundo todo, sendo composto por uma série de 17 caracteres ao total.

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Cada número de chassi apresenta informações pessoais do veículo como o local e o ano de fabricação do mesmo, quais os itens de segurança presentes nesse veículo e qual o seu modelo oficial.

Além disso, os caracteres presentes no chassi são agrupados de maneira a formarem grupos específicos de informações.

Os três primeiros caracteres do chassi

Como exemplo, os três primeiros caracteres dizem respeito a informações geográficas do automóvel. Sendo o primeiro correspondente ao continente onde foi produzido o veículo, o segundo diz respeito ao país de origem do mesmo e o terceiro corresponde a qual montadora que o produziu.

Os próximos seis caracteres do número do chassi

O segundo agrupamento de seis caracteres está relacionado com informações acerca do fabricante do veículo. Dessa forma, é possível identificar nesse grupo qual o modelo do veículo, qual a sua versão, qual o tipo da sua carroceria, qual o modelo do seu motor e quais são os seus itens de segurança

Os últimos oito caracteres do número do chassi

O último grupo de identificação do chassi possui 8 caracteres que indicam os dados a respeito da fabricação do veículo, como o ano de produção, o código da planta do mesmo e qual o seu número de série.

Portanto, essas informações devem conter no número de chassi de qualquer veículo em circulação e devem corresponder ao número oficial indicado na documentação original do veículo.

A sua importância se dá ao identificar, através do número de chassi, se as peças presentes no carro são as mesmas correspondentes ao número de chassi, podendo ser identificado, dessa forma, se houve qualquer tipo de roubo e furto de veiculo ou de peças e outros tipos de componentes da estrutura do veículo.

Ao comprar um carro usado, portanto, o número de chassi deve ser verificado através de um decodificador de chassi a fim de analisar se as peças presentes no veículo são, realmente, as que constam em seu número de chassi original.

O QUE É O DECODIFICADOR DE CHASSI?

O decodificador de chassi é, portanto, uma ferramenta utilizada para identificar e validar os dados originais presentes no chassi do veículo em questão.

Através do decodificador de chassi é possível observar todas as informações mencionadas no tópico anterior, como o país de fabricação, o fabricante do veículo, o modelo do veículo, a versão e o ano que foi produzido e qual o local de fabricação.

Portanto, é através da ferramenta de decodificador de chassi que pode interpretar os 17 caracteres presentes no chassi de cada veículo.

PARA QUE SERVE O DECODIFICADOR DE CHASSI?

O decodificar de chassi é fundamental, portanto, para identificar quais os caracteres presentes no número de chassi e proporcionar ao proprietário checar se as peças que estão presentes em seu automóvel são as mesmas correspondentes ao número de chassi.

Dessa forma, o decodificador de chassi é indicado principalmente para verificar se o veículo em questão é clonado, ou seja, se teve a sua placa duplicada e usada em outro veículo.

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Decodificador de Chassi ajuda evitar fraude

O decodificador de chassi se mostra fundamental pois essa fraude é difícil de ser percebida sem uma consulta veicular e, muitas vezes, ela também inclui a clonagem do número do chassi, do modelo e da cor do veículo.

Dessa maneira, o decodificador de chassi propicia o cruzamento de informações obtidas através da numeração do chassi com o automóvel em questão para verificar a procedência e as características do veículo.

O uso do decodificador de chassi é, portanto, uma forma de checagem para avaliar se houve algum tipo de adulteração nas informações originais do veículo com o intuito de clonagem do modelo, da cor e do próprio número de série do chassi do automóvel.

Por ser o número de identificação mais importante presente em cada veículo, delineado na produção do automóvel de forma única e intransferível, o chassi não pode sofrer alterações, necessitando, assim, ser refeita de forma obrigatória.

Os danos no número de chassi podem ocorrer decorrentes de acidentes, de exposição a ferrugem e devido a furtos e roubos.

Por isso, se há alguma rasura no número do chassi, ele precisa ser refeito para que o decodificador de chassi possa analisar toda a sua série e características.

ONDE POSSO DECODIFICAR O CHASSI DE UM VEÍCULO?

Já que agora você ja sabe Pra que serve Decodificador de Chassi, é importante saber como realizar esta consulta.

Se você deseja verificar qual o número de chassi de um veículo, utilizando o decodificador de chassi, ou está em busca de outros tipos de informações veiculares, a Consultas Prime pode te ajudar!

Utilizando a ferramenta de decodificador de chassi da Consultas Prime, é possível analisar possíveis fraudes e validar os dados originais do veículo como: país de fabricação, fabricante, modelo, versão, ano modelo, local de fabricação.

A Consultas Prime fornece diversos tipos de consultas online através do seu site, como consulta veicular, informações cadastrais e consultas online de análise de crédito.

Além disso, a Consultas Prime é distribuidora autorizada Serasa Experian, fornecendo também consultas de análise de credito, localização, consultas veiculares e negativação de devedores.

Portanto, se você está em busca de informações veiculares, acesse o site da Consultas Prime e encontre o melhor site de consultas online disponível para você!

Esperamos que agora você já saiba Pra que serve Decodificador de Chassi mas se mesmo assim ainda tiver alguma dúvida basta entrar em contato com nossos canais de atendimento.