fbpx
Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Quanto tempo o nome fica sujo ?

Quanto tempo o nome fica sujo

O Código de Defesa do Consumidor declara que o prazo máximo para ter o nome sujo é de no máximo 5 anos, a contar da data em que a dívida deveria ter sido quitada. O nome do inadimplente pode ser inserido no órgão de restrição financeira a qualquer momento, desde que dentro desse intervalo de tempo. Então além de saber quanto tempo o nome fica sujo é importante saber também como fazer para limpara o nome sujo.

No caso de não haver cobrança da dívida dentro dos 5 anos desde o vencimento da pendência financeira, o credor deixa de contar com o direito de exigir o pagamento pela justiça, de colocar o devedor no SCPC ou protestar em cartório. Entretanto, o credor ainda poderá cobrar por telefone ou carta.

Caso a dívida tenha sido protestada ou inserida em algum órgão de restrição de crédito mesmo depois dos 5 anos, o consumidor deve buscar um advogado ou procurar pela defensoria pública para adquirir seus direitos em relação aos danos morais causados pelo cadastro indevido.
Para casos em que haja o parcelamento da dívida, a data de vencimento se dará a partir de cada parcela. Por exemplo, em um contrato de 12 parcelas, o prazo de vencimento considerado será o da última parcela não paga.

Nome sujo: como proceder e verificar o nome na lista de inadimplentes

As estatísticas de pessoas com o nome sujo na praça só aumentam ainda mais com a crise mundial causada pelo Covid-19. Para auxiliar a diminuir esses dados desanimadores, uma das medidas mais simples é a de quitar a dívida ou renegociar junto ao credor.

Antes de ter o nome como parte da estatística, na lista de inadimplentes, o consumidor recebe uma correspondência para saber as consequências de não se quitar a dívida. O consumidor tem o prazo de até 10 dias para pagar a pendência financeira ou terá seu CPF negativado.

banner consultas prime

É importante salientar que o consumidor nunca terá o nome sujo sem ser avisado, a não ser que a correspondência ou aviso não chegue até ele. Porém, no caso de carta de aviso recebida, o importante é não se desesperar. O mercado cede tempo ao consumidor para que a dívida seja paga, antes de impedir o fornecimento de créditos ou negá-lo como cliente causando com isso até mesmo a diminuição do seu Score.

Em alguns lugares, a lei declara que o consumidor não pode ter seu nome inserido na lista de inadimplentes caso não assine a correspondência que o notifica sobre o débito.

Quitação e renegociação de dívidas

Agora que você já sabe quanto tempo o nome fica sujo precisa entender como negociar e quitar as dívidas para limpara o nome sujo.

Para conseguir tirar o nome do banco de dados de inadimplentes, a opção mais rápida é a de quitar totalmente a dívida. O valor pode ser pago em algum banco por meio de boleto bancário ou transferência, diretamente na loja ou na empresa em que a dívida foi gerada a forma de liquidar a dívida vai depender da empresa para o qual esta devendo. Mas o importante é que o CPF negativado  será retirado em até 5 dias úteis da lista de devedores.

Dicas para Planejamento de Quitação da Dívida

Caso a conta seja de um valor alto para quitar de uma vez, é possível dar um jeito nas finanças para evitar o nome sujo por muito tempo. Confira dicas de como dar início ao planejamento de quitação da dívida:

Planilha

Relacionar gastos e ganhos numa planilha para organizar as finanças é um passo inteligente para quitar pendências;

Reserva

Fazer uma reserva de parte dos ganhos ou salário para dedicar ao pagamento da dívida.
Caso as duas estratégias não sejam viáveis no momento, o consumidor ainda tem a opção de renegociar a dívida. A boa notícia é que, ao parcelar a pendência financeira, o consumidor já terá seu nome retirado da lista de inadimplentes ao quitar a primeira parcela gerada.

A empresa onde a dívida foi feita tem muito interesse em ter a pendência financeira quitada, e por esse motivo, facilitará os meios de pagamento para o devedor.

Apesar disso, o indivíduo deve analisar a proposta para ter certeza de que conseguirá arcar com o compromisso proposto.

Veja quais são os detalhes mais importantes sobre a quitação ou renegociação de dívidas que devem ser considerados pelo consumidor:

Cobranças indevidas

Especialistas alertam para o fato de que empresas sérias não cobram para limpar nome sujo ou renegociar dívidas;

Intermediários

É recomendado que o devedor não conte com intermediários na hora de realizar a transação, pois lidar diretamente com a empresa credora é mais confiável e não implica em cobranças extras;

Empréstimos

Pedir empréstimos para quitar dívidas de valor muito alto é uma estratégia interessante para limpar o nome sujo. O consumidor pode optar pelo empréstimo pessoal e o crédito consignado. Apesar de ser considerado um último recurso, é uma forma de aliviar o estresse de ter o nome sujo: a dívida cresce rapidamente, enquanto o empréstimo cresce mais lentamente;

Cheque especial

Evitar o cheque especial nesses casos é fundamental para não causar mais imprevistos à sua saúde financeira. O cheque especial cobra juros muito altos, virando mais um problema para o devedor.
Apenas um dia de atraso no pagamento pode ser o bastante para o nome do consumidor parar na lista de inadimplentes. Na Boa Vista, o tempo varia entre 5 e 15 dias para ser avisado sobre a dívida, não importando o valor da mesma. É importante saber qual é a política de cobrança de cada empresa. Entenda o que significa ter o CPF negativado ou nome sujo na praça:

Impedimento

Com o nome sujo, o consumidor fica impossibilitado de assumir financiamentos;

Parcelamento

O consumidor com o nome sujo não consegue parcelar novas compras em qualquer estabelecimento, independentemente do valor;

Crédito

O nome sujo impede que o consumidor assuma créditos.
Para conferir a situação do nome, o Bureau de crédito permite consultar gratuitamente o CPF nas agências físicas da empresa ou no site.

Apesar da situação não ser das melhores, é fundamental que o consumidor tome uma providência imediatamente ao receber a carta de aviso. Seja economizando dinheiro para quitar a dívida ou agindo para renegociar a pendência, a dor de cabeça é menor se o devedor der atenção ao problema antes da geração de juros abusivos.
Após limpar o nome, recomenda-se que o consumidor compreenda melhor seus gastos e estabeleça limites no orçamento. Manter a educação financeira em dia é uma ótima estratégia para escapar das armadilhas do consumismo!

Então agora que aprendeu por quanto tempo o nome fica sujo procure gerenciar melhor sua vida financeira e evite problemas futuros de ficar com o CPF negativado novamente na praça.