fbpx

Saiba como consultar número do motor e chassi

saiba como consultar número de chassi e motor

Uma das principais medidas de segurança a serem colocadas em prática durante a negociação da compra de um carro seminovo é consultar o número do chassi e motor do veículo.

Você sabe o porquê? O mercado de carros, motos e pesados usados é muito grande no país. A grande maioria dos consumidores atualmente preferem os seminovos em relação aos novos 0km. 

É o que mostra a pesquisa da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) com a Webmotors: 98% dos entrevistados pretendem comprar um carro em 2021. 

A esmagadora maioria demonstrou preferência pelos veículos seminovos. Motivos não faltam para o crescimento da compra e interesse por automóveis usados. O fato é: existem cada vez mais golpes nesse setor.

Com o aumento do interesse, golpistas e pessoas mal intencionadas viram o setor como uma oportunidade. Quem sai perdendo são os compradores que se deixam levar pela emoção da compra e esquecem de prestar atenção em alguns detalhes.

A compra de carros adulterados é, infelizmente, comum. São veículos que tiveram algumas peças trocadas, até mesmo o motor. Quando o comprador não sabe desses detalhes, pode ter um grande prejuízo financeiro.

Dependendo do caso, pode ter que prestar esclarecimentos para a justiça. Com esses golpes em mente, a Consultas Prime oferece consultas do número do chassi e motor.

Desta forma, os compradores podem consultar as reais condições do veículo antes de fechar negócio. Muitos não sabem, mas ao comprar um carro usado, há 90 dias de garantia. Caso tenha problemas de funcionamento, pode cancelar a compra ou pedir outro veículo em troca.

O problema é o seguinte: quando se trata de golpistas, poucas vezes conseguimos encontrá-los e contestá-los. Na maioria dos casos, o golpe é aplicado e o novo proprietário do veículo tem um grande prejuízo. Então, cuidado!

Confira como essas consultas veiculares podem ajudar a se prevenir e como fazê-las.

O risco de comprar veículos com peças trocadas: como evitar esse golpe?

Esse golpe é perigoso, já que envolve questões financeiras e judiciais. Quando o veículo – seja carro, moto ou caminhão – tem peças trocadas implica diretamente na qualidade e vida útil do automóvel. 

Isso porque, as novas peças podem ser roubadas e de má qualidade, interferindo no funcionamento do veículo que em algumas semanas de uso, começará a apresentar defeitos.

Só quem já gastou dinheiro com consertos em automóveis e mecânicos sabem que esses defeitos podem representar um grande prejuízo financeiro ao proprietário. Além da frustração de comprar um veículo acreditando estar realizando um sonho e na verdade, enfrentar um pesadelo. 

Outro golpe comum é a venda de veículos clonados. Nesses casos, os golpistas usam a documentação de outro automóvel como se fosse a original. Geralmente os dois carros são parecidos, possuindo o mesmo modelo, cor, ano de fabricação, entre outros fatores.

O risco é ainda mais preocupante quando o golpista faz a venda de veículos roubados ou com peças furtadas. O novo proprietário, ao ser parado em uma blitz de rotina, por exemplo, poderá ter que se justificar aos policiais o motivo para estar se locomovendo com um veículo nessas condições. 

Preocupante, concorda? Fica ainda mais evidente a importância das consultas veiculares. Por meio delas, é possível consultar o chassi, motor e todo o histórico do automóvel.

O melhor: é simples. Se algo estiver errado com as condições do veículo, saberá em poucos minutos e evitará cair em um golpe.

Como consultar número do motor e chassi?

O número de chassi ou motor é um código de 17 números e letras encontrados em diversos documentos do bem, assim como no corpo do veículo (porta lateral direita, parabrisas, compartimento do motor e outros locais). Esse registro serve como identificador do automóvel e traz diversas informações sobre o bem.

Com o número do chassi, é possível descobrir o local e ano de fabricação, marca e muitos outros dados importantes que revelam a procedência do veículo.

Desta forma, consultar o histórico do veículo pelo chassi e motor são extremamente úteis para evitar golpes com a compra de veículos com peças trocadas, carros clonados ou roubados. 

Como fazer? Com a Consultas Prime – empresa referência em confiança e transparência em consulta veicular online – é rápida e simples. Com o número do Chassi em mãos, preencherá um formulário com as informações necessárias e pronto. 

Em pouco tempo terá todos os dados importantes sobre o veículo.  Caso os dados obtidos com a consulta do chassi e número motor forem diferentes das características do veículo ou dados demonstrados nos documentos, isso pode indicar fraude.

Conte com a Consultas Prime para negócios seguros

Com a Consultas Prime, terá a confiança e transparência que precisa nesses momentos. Além da agilidade na entrega das informações para acelerar o processo de compra ou evitar cair em golpes rapidamente.

Basta acessar nosso site, indicar qual consulta deseja fazer – oferecemos diferentes tipos de consulta veicular completa, com todas as informações sobre o veículo. Desde multas, antigos proprietários, parcelas do IPVA atrasadas etc.

Informações também relevantes para a compra de seminovos. Após o cadastro, receberá os dados necessários e decidirá se é ou não uma boa ideia comprar o determinado veículo.

Não deixe esse passo de lado, compre com segurança. Nós podemos te ajudar!