fbpx

Verificar Dívida ativa na consulta veicular

Verificar Dívida ativa na consulta veicular

Se você quer comprar um carro, é fundamental que possa ter certeza de que está investindo seu dinheiro em um bem que não possua qualquer pendência. Para isso, torna-se indispensável consultar se existe alguma dívida ativa no veículo, garantindo mais tranquilidade e segurança durante a transação. Portando aprenda como Verificar Dívida ativa na consulta veicular e durma tranquilo.

Em contraste, poucas pessoas sabem da verdadeira importância de realizar esta consulta de dívida ativa na consulta veicular. E, consequentemente, negligenciam esta etapa tão necessária e que pode acarretar diversos problemas futuros, uma vez que não seja realizada no momento ideal.

Como resultado e pensando no seu bem-estar financeiro, a Consultas Prime vai auxiliá-lo durante este processo. Vamos explicar o porquê de checar se existe uma dívida ativa na consulta veicular, o que seria esta pendência e como realizar esta análise. Confira.

Entendendo o que é uma dívida ativa

Primeiro de tudo, existem inúmeros valores que precisam ser pagos ao Governo, como os tributos, as multas e até mesmo diferentes taxas que são cobradas da população. No entanto, uma vez que isso não é quitado, a quantia em questão pode se transformar em uma dívida ativa (do veículo ou não).

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Consequentemente, o órgão pode registrar o CPF ou o CNPJ deste indivíduo inadimplente em um cadastro devedor, como a Serasa ou SCPC. Assim, é criado uma espécie de cadastro que vai reunir todos os dados acerca deste sujeito que mantém o débito. Logo, colocando-o nesta condição de possuir uma dívida ativa do veículo ou do que estiver em aberto.

Uma vez que este registro tenha ocorrido e que a Procuradoria Geral tenha sido informada, ela irá emitir uma certidão que ateste esta condição. Como resultado, o Governo poderá começar a cobrar a quantia de forma legal, exigindo o pagamento da dívida ativa do veículo.

Os diferentes tipos de dívida ativa e qual se aplica ao veículo

Certamente, muitos acreditam que a dívida ativa é apenas uma. No entanto, a realidade é que ela pode se dividir em dois tipos: a tributária e a não tributária. E ambas podem se encaixar no conceito da dívida ativa na consulta veícular. Dúvida? A Consultas Prime lhe mostra que é possível.

A tributária está relacionada, como o próprio nome diz, aos impostos que precisam ser pagos. Mais digno de nota, é possível dizer que a dívida ativa do veículo se enquadra neste requisito, uma vez que o IPVA corresponde a um destes tributos.

Da mesma forma, a não tributada corresponde diretamente a outras questões que não sejam impostos. Aqui, caberiam, por exemplo, multas, aluguéis, indenizações e outros pormenores. Ainda assim, é possível afirmar que existe uma dívida ativa do veículo neste contexto, graças às multas de trânsito que se adequam a esta categoria.

A dívida ativa relacionada ao IPVA

O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é uma espécie de tributo do estado que deve ser quitado pelos donos dos automóveis. Dessa maneira, seu valor é utilizado para diferentes finalidades públicas, especialmente as voltadas para o transporte da região.

Comprar Credito consultas prime
Comprar Credito consultas prime

Como resultado, uma vez que o indivíduo opte por não quitar esta quantia, ele pode sofrer uma série de sanções. É o caso de ser inscrito na dívida ativa do veículo, ter o CPF restrito, ser impedido de licenciar o carro e até encontrar dificuldades para conseguir crédito.

Além disso, uma vez que o motorista seja flagrado dirigindo com um atraso no IPVA, ele ainda estará vulnerável à multa e apreensão do carro. Isso tudo porque cometeu uma infração gravíssima.

Os motivos para atentar-se a este fator

Ao decidir comprar um carro, Verificar Dívida ativa na consulta veicular, como dito anteriormente, é importante para que você se mantenha atento para a existência ou não de uma dívida ativa no veículo. Portanto, redobrar os cuidados é indispensável por uma série de motivos, não apenas pela questão financeira.

A realidade é que, quando há uma dívida ativa no veículo, o indivíduo pode estar exposto a uma série de problemas, como ter a multa transferida para si, uma vez que é considerado o novo dono. Além disso, você ainda pode ter dificuldades para licenciar o veículo, para colocá-lo em seu nome e encarar multas por atraso com valores altíssimos.

Logo, é primordial realizar uma consulta veicular antes de começar as transações financeiras com o vendedor e se certificar de que tudo está em ordem. Consequentemente, para se precaver de que não há qualquer dívida ativa no veículo, uma alternativa é contar com o apoio da Consultas Prime.

Como realizar a verificação com o auxílio da Consultas Prime

Para checar se existe uma dívida ativa no veículo de seu interesse, você pode realizar uma consulta IPVA, desde que possua o CPF do indivíduo em questão. Para tal, basta acessar a página da Secretaria da Fazenda da região e inserir todos os dados necessários solicitados.

Em contraste, um serviço como este pode ser bem limitado acerca de quais os problemas reais que o carro possui e acabar te mostrando apenas a “ponta do iceberg”.

Por isso, uma estratégia ainda mais assertiva é contar com o auxílio de uma empresa que possa identificar muito mais do que apenas a dívida ativa do veículo. E este, caro leitor, é o caso da Consultas Prime.

Conte com a Consultas Prime

Isso porque a Consultas Prime fornece uma série de análises online para que você possa verificar diferentes informações acerca do carro de seu interesse. Como resultado, você terá acesso ao histórico, à existência de dívida ativa do veículo e muito mais.

Basta acessar o site da companhia e permitir que nós, como distribuidores autorizados da Serasa Experian, façamos todo o trabalho por você. A Consultas Prime atende em todo o território nacional e pode te oferecer serviços como:

  • Consulta completa do veículo;
  • Consulta da base estadual;
  • Localização do veículo por CPF ou CNPJ;
  • Consulta de Gravame;
  • Consulta de Renajud;
  • Consulta sobre Leilão;
  • Consulta sobre Roubos e Furtos;
  • Localizador do Motor.

Que tal ter acesso a tudo isso por um valor que cabe no seu bolso? Confira agora se o carro dos seus sonhos tem uma dívida ativa no veículo. Acesse a página e saiba mais!