Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Como ver a Divida ativa de veiculo ?

Como ver a Divida ativa de veiculo

CPF Negativado ou mesmo CNPJ Negativado  é um dos maiores temores de empresários e pessoas físicas, outra situação tão complicada quanto é a Divida Ativa. Por isso, a Consultas Prime vai mostrar Como ver a Divida ativa de veiculo nos sistemas de consultas.

Quase sempre, dentro de qualquer transação, é comum as empresas realizarem consultas em banco de dados financeiros, como a Consultas Prime, para verificar possíveis inadimplências ou conhecer o histórico do consumidor.

Por isso é tão importante ter noção de quais são as pendências financeira no mercado, e saber onde verificar a divida ativa de veículo é fundamental para transações com veiculos ou mesmo limpar o seu nome e impedir a negativação do CPF ou CNPJ, que pode prejudicar transações futuras.

Primeiro de tudo, antes de falar como a Consultas Prime pode te ajudar, vamos falar um pouco sobre a divida ativa de veículo.

O que é a divida ativa?

A divida ativa são todas as contas referentes ao governo que o contribuinte não paga, e a divida ativa de veiculo você pode consultar na Consultas Prime. Estas dividas podem ser impostos, multas, taxas e outros valores que precisam ser pagos ao estado. Um exemplo disso é o Imposto de Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A divida ativa de veiculo atual em âmbito estadual enquanto outras dividas podem atuar no âmbito municipal, estadual ou federal, dependendo do tipo de imposto ou conta que deve ser paga. Por isso é fundamental realizar pesquisas em sistemas que oferecem como na Consultas Prime, que abrangem o maior número de informações.

banner consultas prime

Outro detalhes é que a dívida ativa pode ser classificada com tributário e não tributária:

  • tributária são os impostos ou contas como o IPVA, IPTU ou o Imposto de Renda;
  • não tributária são as multas de trânsito, contribuições, aluguéis, taxas de ocupação, indenizações, restituições e algumas outras.

Portanto, a dívida ativa de veículo está no âmbito estadual, onde o carro é registrado, e é classificada como tributária.

Como pode ocorrer uma divida ativa de veiculo?

O imposto que rege sobre os veículos é o IPVA e todos os anos a cobrança é feita de acordo com os valores utilizados para o gasto público em saúde, segurança, educação e transporte.

Como resultado, quando o proprietário do automóvel não realiza o pagamento deste tributo no prazo estipulado pela conta, ele é inserido na dívida ativa do estado. As Consultas Prime permitem que o usuário verifique esse tipo de pendência.

Quais as desvantagens com a dívida ativa de veiculo?

Consequentemente , uma vez que o carro for inserido na dívida ativa, o dono do automóvel vai enfrentar diversas dores de cabeça, entre elas:

    • veículo não pode ser transferido ou licenciado sem a quitação dos débitos;
      uma vez incluído na dívida ativa, a multa por atraso pula de 20% para 40%;
    • a inscrição no sistema atribui restrições ao CPF do proprietário do veículo, dificultando o acesso a diversos benefícios financeiros e impedindo a realização de algumas transações de grandes valores;
    • da mesma forma que, caso o dono do automóvel for flagrado dirigindo sem a regularização do documento, ele poderá ser multado com uma infração gravíssima e correr o risco da apreensão do veículo.
    • Portanto, o não pagamento do IPVA, que vai constar no sistema da Consultas Prime, pode acarretar nas consequências acima e o documento do proprietário será incluído na dívida ativa do estado, uma vez que o imposto é de âmbito estadual.

Como a Consultas Prime pode analisar a dívida ativa de veículo?

Mas isso não é tudo. Saiba que para sair deste problema é muito prático. A Consultas Prime oferece opções de análise de crédito que permitem os usuários verificarem as suas pendências financeiras.

Com buscas ativas nos sistemas dos Bureaus de Créditos, a Consultas Prime permitem uma análise mais profunda das restrições financeiras, dados cadastrais e veicular.

Da mesma forma, a dívida ativa de veículo pode ser verificada através do site da Secretaria da Fazenda de onde o veículos está registrado. Mas a consulta não é tão completa como as oferecidas pela Consultas Prime.

Além disso, o sistema permite que não apenas as empresas façam buscar sobre o histórico financeiro, mas também pessoas físicas que querem organizar a saúde monetária. Sendo assim, a Consultas Prime pode oferecer a melhor solução para analisar as pendências financeira, fazer planejamentos e colocar as dívidas em ordem.

Portanto, a Consultas Prime é uma ótima saída para ver a dívida ativa de veículo, além de outras pendências financeiras que podem prejudicar o histórico de consumidora do CPF ou do CNPJ.

Regularizar a dívida ativa de veículo

Agora que a Consultas Prime já analisou suas possíveis pendências na dívida ativa de veiculo, saiba como regularizar as pendências para evitar futuras dores de cabeça.

Como dito anteriormente, o imposto que rege sobre o veículo é o IPVA e para pagar os dividendos em aberto, é necessário:

  • acessar a Secretaria da Fazenda da cidade onde o veículo está cadastrado;
  • o sistema irá emitir um boleto para as dívidas em aberto;
  • assim que o valor for pago, o proprietário estará livre dessa inadimplência.

Para alguns casos, o Governo Federal, em 2017, criou o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT). A solução permite que os proprietários de veículos inseridos na dívida ativa, ou também outros devedores de impostos, possam parcelar a dívida em até 180 meses. A possibilidade varia de uma situação para outra e nem todas as pendências gozam desse benefício.

O sistema oferece diversas formas de negociar o valor em aberto, oferecendo descontos na soma total para que as pessoas quitem as dívidas com mais facilidade.

O recomendado é que assim que as Consultas Prime apontar as pendências da dívida ativa de veículo, o usuário busque uma forma de resolver as contas em aberto, tendo acesso as soluções mais vantajosas.

Entretanto, se a dívida ativa de veículo foi debitada de forma injusta, o proprietário do automóvel pode procurar por ajuda na Procuradoria Geral do Estado (PGE) onde o carro está registrado, que gerencia os débitos cadastrados no sistema. Eles retém todas as informações sobre os processos e podem solucionar os questionamento mais diretos.

Portanto, para ter certeza de como anda a sua vida financeira e para fechar negócios com mais seguranças, a Consultas Prime oferece as melhores soluções, com análise de dados em diferentes bancos de dados, que permitem uma busca mais profunda das dívidas, restrições e inadimplências de um CPF ou CNPJ.

Para conhecer os serviços da Consultas Prime e tirar as dúvidas sobre como trabalha o sistema, acesse o nosso site.