Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Comprou veículo seminovo sem consultar Gravame ?

Comprou veículo seminovo sem consultar Gravame

A compra de um veículo seminovo é uma boa forma de economizar dinheiro e, ainda assim, fazer um bom negócio. Porém é importante tomar alguns cuidados, então se você Comprou veículo seminovo sem consultar Gravame veja os riscos e o que pode acontecer.

No entanto, antes de fechar a compra do seu veículo seminovo, é fundamental analisar certas questões relacionadas ao veiculo seminovo, por exemplo. Saber a procedência, danos e também o histórico previnem problemas no futuro. Uma saída é consultar Gravame, mas muitas pessoas não fazem isso. Então, o que elas podem fazer?

Caso você queira saber mais sobre a consulta veicular, entre em contato com a Consultas Prime!

O que é o Gravame e como Consultar Gravame ?

Primeiro de tudo, o Gravame é um registro de automóveis no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para que um veículo seminovo possua o Gravame, é preciso saber como ele foi comprado anteriormente. Caso haja um financiamento envolvido, haverá a restrição financeira.

Isso acontece porque, em muitos casos, a compra de veículo seminovo é realizada com o auxílio de um financiamento. Ele, portanto, entra em restrição financeira no órgão de trânsito pelo Sistema Nacional de Gravame (SNG). Quando o proprietário, finalmente, quitar as dívidas, será necessário fazer a baixa de Alienação Gravame junto ao órgão responsável.

banner consultas prime

Dessa forma, o Gravame funciona como um bloqueio para a compra de um veículo seminovo ou novo, antes, como a garantia de um financiamento. Hoje, essas operações já podem ser feitas de modo eletrônico, através do site do SNG.

Aliás, é esse sistema que colabora com bancos e agentes de financiamento para cadastrar as informações dos veículos no Detran de cada estado.

Além disso, por meio do SNG, é possível registrar também os dados relacionados ao financiamento, bem como a inclusão, o cancelamento, ou até mesmo certas alterações e as baixas. Assim, há um modo digital e ágil para lidar com tais burocracias.

A Consultas Prime oferece a ferramenta necessária para a consulta veicular completa ou consultar Gravame. Caso tenha interesse, acesse o site.

Por que consultar Gravame antes de comprar um veículo?

Saber as informações por trás da mercadoria comprada, conforme falamos anteriormente, é uma forma de evitar estresse em relação ao produto, futuramente. Quando falamos de compra de veículos seminovo e envolvidos em financiamentos, não é diferente. Então se você Comprou veículo seminovo sem consultar Gravame é importante consultar Gravame o quanto antes pra evitar problemas na hora de realizar a transferencia do veiculo para o seu nome.

Essa transação não envolve só o comprador, como também o banco ou agente que possibilitou o financiamento. Logo, todos precisam ter ciência das movimentações que estão relacionadas ao produto garantia. O Gravame é importante, portanto, para que os intermediários fiquem por dentro dos processos e autorizem ou não as ações com o veículo.

Estatística sobre Gravame

De acordo com a B3, empresa da Bovespa, 64% dos carros comprados em 2018 foram financiados. Essa porcentagem tão alta indica que os veículos servem como garantia do empréstimo, ou seja, não podem ser facilmente negociados, antes que o proprietário quite a dívida.

Dessa forma, outro fato que comprova a importância de Consultar Gravame é deixar o comprador ciente de tudo que envolve o veículo. Caso contrário, pode haver problemas e até mesmo o cancelamento na hora da transferência.

Um comprador que deixa de analisar o registro aceita o risco de comprar um automóvel que pode ser devolvido às instituições financeiras para quitar dívida. O confisco pode acontecer a qualquer momento, basta negociar com um vendedor pouco transparente.

banner consultas prime

Por fim, Consultar Gravame é fundamental para certificar-se de que não há erros na transação. Muitas vezes, o financiamento já até foi quitado, mas o registro ainda não foi baixado. Antes de uma situação como essa acontecer, é bom ser precavido e prever incômodos.

Na Consultas Prime Consultar Gravame previne o comprador de momentos desconfortáveis e que também não foram culpa do vendedor. Faça de uma vez a sua consulta veicular! Fale com a Consultas Prime.

Quais são os tipos de registro no Gravame?

As restrições financeiras de um veículo podem ser divididas em três tipos diferentes. Confira:

1. Alienação Fiduciária

No primeiro tipo de restrição financeira, o banco ou o agente financeiro, que concedeu o financiamento é o responsável pelo veículo, como constará no contrato. Nesse caso, portanto, o potencial comprador do automóvel usado está proibido de efetivar a compra até que a dívida seja totalmente quitada.

Caso a dívida não seja quitada a tempo, o banco poderá vender o veículo para sanar seu prejuízo. Essa transação não demanda auxílio judicial.

2. Arrendamento Mercantil ou Leasing

Trata-se de um contrato, feito entre Pessoa Física e Jurídica. Nesse caso, o credor concede ao devedor, em um determinado período e por um custo, a utilização do veículo comprado, como em um contrato de aluguel.

Essas informações constam nos documentos do automóvel. Dessa maneira, fica mais fácil proibir a transferência até o prazo final do contrato.

3. Reserva de Domínio

Apesar de menos comum, vale comentar esse tipo de restrição financeira. A Reserva de Domínio aparece quando o financiamento não envolve a participação de um banco ou de qualquer outro agente financeiro.

Nesse caso, o comprador e o vendedor precisam registrar o contrato no Detran. A venda do automóvel não pode ser efetuada até que a dívida seja quitada. Para a retomada do bem, portanto, o caso se torna similar ao da alienação fiduciária.

Como fazer para Consultar Gravame?

Saber para que serve e quais são os tipos de Gravame é essencial para o momento antes da compra. No entanto, tem pessoas que realizam a transação sem nem antes conferir o registro. O que fazer?

Basta agendar a sua consulta veicular com a Consultas Prime e receber orientação de profissionais da área. Se você quiser saber como analisar o Gravame em outras situações, continue a leitura do artigo!

Em primeiro lugar, é preciso ter em mãos todos os documentos do veículo, como os números do chassi, Renavam e também a placa do automóvel que será analisado.

Em seguida, acesse o site do Detran do seu estado ou do local onde o veículo foi licenciado. Após entrar no site, vá até a parte que indica “Consulte a Situação”.

Nessa fase, os dados do automóvel serão necessários, afinal, será preciso preencher os campos obrigatórios para continuar. Assim, você poderá ver se há ou não algum tipo de bloqueio.

Caso você precise de uma consulta mais precisa para solucionar o seu caso, converse com a Consultas Prime.