Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Consulta de crédito: aprenda como funciona na prática

Consulta de crédito: aprenda como funciona na prática consultas Serasa

A inadimplência pode arruinar a história de qualquer empresa, pois coloca em risco a sua sustentabilidade. Até as maiores e melhores estruturadas temem com um alto índice de não pagadores. Afinal, se isso acontecer em grande escala e de forma desproporcional, pode arruinar todo o planejamento financeiro e até levar a instituição a fechar as portas. É por isso que a análise de crédito realizada com as Consultas Serasa é importante, então neste post: “Consulta de crédito: aprenda como funciona na prática” – iremos abordar alguns pontos importantes.

Vale lembrar que para a Business-to-Business – B2B, ou seja, para empresas que vendem para pessoas jurídicas, o risco é ainda maior. Afinal, o valor do negócio costuma ser muito grande e, se os compradores não honrarem com os compromissos, o desequilíbrio financeiro de quem vendeu é praticamente inevitável.

Mesmo assim, poucas empresas brasileiras se preocupam em realizar a consulta de crédito antes de fechar negócio. A ansiedade pela venda é tanta que as instituições parecem se esquecer de que, para continuarem vivas, precisam negociar com bons pagadores e portanto, a melhor maneira de ter bons pagadores é realizar uma boa Análise de Crédito, nos ja detalhamentos em outro post sobre este assunto leia mais.

E então, para deixar a situação ainda pior, muitos aceitam parcelamentos através de boletos ou cheques pré-datados, correndo ainda mais risco de não receber. Para mudar esse cenário e diminuir a chance de desequilíbrio financeiro como resultado da inadimplência dos clientes, é preciso realizar a análise de crédito. Entenda como funciona.

Primeiro passo para realiza a consulta de crédito

Para realizar a consulta de crédito de seus clientes é necessário ter acesso a um sistema de consultas Serasa OnLine no qual permite que você tenha acesso às informações cadastrais e de crédito de CNPJ e CPF. E analisando estas consultas Serasa, você verá o histórico do cliente, se há dívidas, protestos, cheques devolvidos, se o cadastro esta correto com o informado, entre outras informações em seu nome e portanto, com estas informações você poderá tomar a decisão se poderá parcelar ou não a compra.

Após avaliar, a sua empresa poderá decidir se é ou não seguro fazer uma venda a prazo para a empresa ou pessoa física que o procura. A consulta Serasa é simples, rápida e bastante eficiente. Adequada para quem quer atender bem e facilitar pagamentos, mas não deseja correr o risco de aumentar o índice de inadimplência.

Faça o cadastro no Site

Então, para ter acesso ao sistema de consultas Serasa é preciso fazer um cadastro em nosso site escolher um plano mensal ou um plano PRÉ-PAGO. Isso garante que sua empresa possa consultar os CNPJs e CPF de terceiro online diretamente da base de dados da Serasa Experian.

No formulário eletrônico será preciso informar:

  • Nome completo;
  • Número do CNPJ da sua empresa;
  • E-mail;
  • Telefone celular e demais dados que possam vir a ser solicitados, caso haja atualização no formulário.

Tudo isso pode ser feito rapidamente e online. Quando finalizar o cadastro, uma mensagem será enviada para o seu e-mail, para que confirme o interesse em participar do sistema de consulta de crédito. Com ela, irá também a sua senha e os vários tipos de assinaturas disponíveis.

ComprarEntrar

Acesse a plataforma de consulta de crédito

Agora que está cadastrado e já tem a sua senha, você pode voltar para o site para escolher o seu plano de assinaturas mensal ou comprar créditos. A escolha dependerá da quantidade de consultas mensais necessário para o seu negócio.

No geral, grandes empresas optam por ter um plano mensal e poder usar a qualquer hora o sistema. Nela, você poderá ter acesso sempre que precisar, sem se preocupar.

Caso prefira apenas comprar o crédito avulso para utilizar a plataforma e ver como é a navegação, o valor é a partir de R$37,50. Nele, os débitos só são feitos quando você fizer uma consulta.

O investimento x custo benefício

Para ter uma ideia melhor do que pode ser feito com o crédito inicial informada, saiba que com este valor é possível emitir uma Consulta Serasa CPF ou CNPJ completo ou mais de uma consulta básica, várias consultas de Informações Cadastrais, enfim existem várias opções com diversos preços disponíveis..

Então este valor se torna um investimento para o seu negócio para quando você precisar realizar uma boa análise de crédito do CPF ou CNPJ que, graças a esta consulta, será possível previnir o não pagamento de grandes faturas ou até conseguir diminuir o índice de inadimplência da instituição.

Isso sem contar os gastos jurídicos que acaba tendo com clientes inadimplentes e a preocupação que isso causa na vida de qualquer gestor. O custo é pequeno perto do benefício trazido.

Hora de fazer a consulta do CPF ou CNPJ

Cadastro criado  e plano escolhido? É hora de usar o sistema para realizar a consulta de crédito dos seus clientes. A primeira coisa é escolher qual será o relatório que você vai querer receber.

Depois disso, coloque o e-mail/loguin e senha cadastrados no local indicado para entrar no sistema e poder realizar a consulta de crédito. Login feito e pagamento confirmado? Então escolha uma das consultas disponíveis e digite o CNPJ ou CPF que você quer consultar e sua consulta será realizada onLine diretamente da base de dados da Serasa Experian.

São quatro tipos de relatórios e você precisará escolher um deles:

  • Informações cadastrais: dados cadastrais e status do CNPJ/CPF;
  • Básico: Informações cadastrais; dívidas na Serasa; status do CNPJ/CPF e análise de cheques;
  • Intermediário: status do CNPJ/CPF; informações cadastrais; protestos estaduais; dívidas no Serasa e análise de cheques;
  • Completo: dívidas na Serasa;  protestos estaduais; análise de cheques; dados cadastrais; protestos nacionais; informações societárias; falências e recuperações; status do CNPJ/CPF; Score do crédito e ações judiciais e dívidas.

Você terá como resultado as informações mais atualizadas que existe no mercado, garantido assim uma excelente análise de crédito para seus clientes.

Faça a análise do que obteve de informações com a Consulta de crédito

Agora é a hora de analisar os dados obtidos através da consulta de crédito realizada. O que eles dizem sobre o seu cliente? Ele tem a capacidade de pagar o que quer comprar ou será uma relação de compra e venda muito arriscada? Vale a pena vender a prazo ou melhor negociar uma carga menor e pedir pagamento a vista?

Portanto, tudo isso você poderá analisar ao ter o relatório escolhido em sua análise de crédito. É claro que ele não vai garantir 100% do pagamento, pois as variáveis acontecem. Porém, uma pessoa física ou jurídica, que está com todos os seus compromissos em dia, tem menos chance de falhar e honrar a dívida com você.

A consulta de crédito dá uma visão geral da vida financeira do CNPJ ou CPF consultados e mostra como ele está se relacionando, atualmente, com o mercado. Através desse perfil traçado, é possível identificar se a pessoa está passando por dificuldades financeiras e analisar a probabilidade de inadimplência.

Isso fica ainda mais fácil de ser identificado na consulta completa, pois ele oferece o Score de Crédito. Nesse score, através de uma pontuação de 0 a 1000, ele indica qual a chance do comprador pagar ou não as suas contas e ainda compara com pessoas ou instituições com perfis semelhantes, para indicar se ele é melhor pagador do que elas ou se está na média.

O que acha de começar a realizar essas análises hoje mesmo? Adquira o pacote e diminua os riscos de inadimplência usando a consulta de crédito.

A Consultas Prime Distribuidor Serasa possui a solução mais completa com todas as Consultas da Serasa Experian, conheça todas as opções disponíveis para a sua empresa.