Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Análise de crédito para sua empresa

x dicas para otimizar a análise de crédito da sua empresa

A inadimplência é um dos grandes vilões das finanças corporativas. Por inúmeros motivos, existe uma taxa de clientes que eventualmente não vai conseguir arcar com os compromissos que fez com a sua empresa, conseqüentemente isso pode ter sido causado por uma falha na Análise de crédito para sua empresa.

Mas infelizmente, seja qual for a razão da inadimplência, ela tem um alto potencial de impacto negativo para o seu negócio. Por isso, é preciso desenvolver meios para fazer Análise de crédito para sua empresa e evitar que este mal afete o caixa da sua empresa.

E certamente a realização de Análise de crédito para sua empresa eficientes. Esta é sem dúvidas uma das melhores formas de controlar a inadimplência, pois ela ataca o problema na raiz, evitando-o. Mas a grande questão para muitos empresários ou administradores financeiros, dos mais diversos segmentos é: como fazer Análise de crédito para sua empresa eficaz?

Saiba que existem alguns métodos que você pode utilizar para garantir análises mais acuradas e aprofundadas. Assim, você desfruta de mais segurança na hora de fechar negócios, e vai ver a taxa de inadimplência cair vertiginosamente! Quer saber quais são estes métodos? Então continue lendo para conhecer 5 dicas para otimizar a análise de crédito da sua empresa!

1. Atenção ao cadastro

Este aspecto é um dos mais importantes e, também, um dos mais negligenciados para realizar a Análise de crédito para sua empresa. Manter um cadastro completo e atualizado dos seus clientes é importante tanto para o desenvolvimento das atividades operacionais do seu negócio, quanto para o controle das finanças. Acima de tudo, procure sempre ter as Informações cadastrais atualizadas, e a melhor maneira de fazer isso é através do Infobusca Serasa, uma ferramenta poderosa que mantem sempre as atualizações mais recentes em seu banco de dados. Finalmente caso queira saber mais detalhes temos um post falando especificamente sobre este assunto. Clique aqui.

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]

E o cadastro é a base da análise de crédito! Isso porque sem um cadastro realizado de maneira adequada, não há análise de crédito viável ou aprofundada. Por isso, solicite o máximo de informações Cadastrais possíveis, e insira em um sistema integrado com as soluções informatizadas de análise de crédito.

Para isso, vá além de nome completo e CPF. Solicite referências bancárias e comerciais e o mais importante: consulte-as! Verifique o comportamento do seu cliente na praça. Assim você faz negócios com mais segurança e pode até se destacar da concorrência oferecendo um limite de crédito para os melhores clientes.

2. Faça uma análise completa dos dados fornecidos

A primeira dica que demos é essencial para Análise de crédito para sua empresa, mas só se presta à sua função se seguida de uma boa pesquisa. E recursos para isso não lhe faltam! Por exemplo, em nosso site Consultas Prime você tem acesso a todas as Consultas Completa Serasa de Restrição no CPF/CNPJ, então a tecnologia propiciou a informatização e integração de diversos sistemas que podem contribuir para o processo de análise de crédito da sua empresa.

Assim, utilize os dados cadastrais fornecidos para buscar informações como o score de crédito do cliente, registros financeiros, entre outros. Com base nestas informações você poderá traçar um perfil mais preciso de quem é cada um dos seus clientes e qual é o risco envolvido ao negociar com eles.

3.Utilize variadas fontes de informação

Esta dica também é uma continuação da primeira. Para garantir que a Análise de crédito para sua empresa será bem completa, lance mão de todas as fontes disponibilizadas. Consulte os bancos de dados de instituições como Serasa como a Consultas Completa Serasa de Restrição de CPF/CNPJ, entre outras vinculadas ao poder público para a proteção do crédito.

Procure também por registros de operações financeiras dos seus clientes. Dependendo do seu ramo de negócios, até mesmo extratos bancários e contracheques podem ser uma boa opção obviamente nestes casos os próprios clientes autorizando e enviando estas informações pois determinados documentos são privados então fica a critério do cliente fornecê-los, mas quem optar por divulgar suas informações sai na frente com melhores chances de obter Análise de crédito  aprovada e bons negócios e facilidades de pagamento com a sua empresa.

Neste momento, consultar o CPF no Serasa Experian é imprescindível! Por meio desta pesquisa é possível obter informações sobre os riscos no momento de fornecer serviços que serão pagos a prazo, bem como analisar o custo-benefício na venda de um bem de maior valor, como veículos e imóveis.

4. Crie uma política e defina limites de crédito

Definir uma clara e bem estruturada política de crédito é um passo fundamental para complementar a Análise de crédito para sua empresa. Ela inclusive servirá como um coletor de informações a longo prazo que ajudam a identificar as tendências do cliente e até mesmo prever quando é o momento de conceder mais crédito (e fechar mais negócios!) ou de bloquear o acesso a determinados benefícios.

Conceda facilidades de pagamento para certos perfis de clientes, crie um banco de dados e aplique. A partir daí, registre as movimentações e faça Análise de crédito estratégicas como as consultas de Restrição de CPF/CNPJ e até mesmo de Informações Cadastrais para evitar imprevistos como a mudança do perfil econômico de seu cliente. Veja nosso poste sobre Informações Cadastrais, clique aqui.

5. Limites de créditos

Já os limites de crédito são uma estratégia de aproveitamento da Análise de crédito que é realizada. Eles servem para oferecer benefícios aos clientes, orientar a tomada de decisões da sua equipe no fechamento de negócios e controlar as vendas aos clientes de perfis variados, em nosso portal também dispomos de consultas que ja trazem esta opção com base em cálculos estatísticos que a Serasa faz, assim o limite de crédito já é disponibilizado na própria consulta completa do CPF/CNPJ.

Assim, mediante a análise que você realizou, pode definir se é seguro conceder negócios em determinadas faixas de preço para cada cliente. Por exemplo, um cliente com faturamento de 15 mil reais mensais muito provavelmente não terá capacidade para quitação de um valor de 50 mil em menos de 12 meses, e por falar em faturamento também existem consultas que ja trazem o faturamento presumido da empresa, facilitando aqui sua analise, clique aqui para conhecer.

Ou seja, com estes dados, você consegue verificar se as condições de pagamento viáveis para um cliente são também viáveis para o seu negócio, uma análise de crédito totalmente personalizada.

6. Monitore e atualize as informações

A esta altura você certamente já percebeu que o processo de Análise de crédito para sua empresa deve ser contínuo. Isso porque as condições financeiras dos seus clientes e da sua empresa estão em constante mudança.

Assim, é crucial que tudo seja meticulosamente registrado. Todas as vendas, todos os acordos, limites de crédito, facilidades de pagamento, etc. Por isso, é importante que a sua equipe dedique um período mensal para analisar as atividades dos clientes, o fluxo de pagamentos de cada um e as facilidades concedidas.

Isso permite fazer upgrades nos benefícios dos clientes e identificar o momento de começar a se proteger, caso o cliente dê sinais de queda na capacidade de pagamento. Assim você terá otimizado o processo de Análise de crédito para sua empresa ao máximo, tendo acesso à sua própria base para identificar tendências e oportunidades de negócios.

7. Recomendações Finais

E para que sua equipe consiga seguir todas as dicas que recomendamos de forma eficiente economizando tempo e melhorando os resultados, é importante dispor de recursos que facilitam o trabalho. E a etapa do acesso às informações é uma das mais importantes na Análise de crédito.

Por isso, não deixe de dispor de um sistema de cadastramento e gestão das suas vendas e clientes. Além disso, investir em uma das soluções Serasa em nosso site Consultas Prime também garante a otimização da Análise de crédito para sua empresa.

Comece agora! Acesse nossa página de produtos e descubra as soluções que vão transformar a análise de crédito no seu negócio!

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]