Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Consulta IPVA com a placa de veiculo

Consulta IPVA com a placa de veiculo

Realizar a Consulta IPVA com a placa de veiculo antecipadamente permite planejamento financeiro por parte dos proprietários. E também traz segurança na hora de comprar seu próximo veículo.

Conhecendo todos os débitos de veiculo, é possível controlar os gastos e criar estratégias para um cenário financeiro favorável. Portanto, através do planejamento torna-se viável economizar mensalmente e pagar o imposto em dia.

Faça uma consulta veiculo com a Consultas Prime e descubra o histórico completo do automóvel.

Antes de mais nada, é preciso conhecer e organizar as despesas de começo de ano para que não comprometam o orçamento pessoal ou empresarial. Uma forma muito eficiente para garantir isso é destinar parte do 13º salário para este tipo de despesa.

Mas, afinal, o que é o IPVA?

Sobre a importância do IPVA

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores ( IPVA )  é um tributo obrigatório cujo fato gerador é a propriedade do veículo. Ou seja, o IPVA é exigido a partir do momento em que um veículo é registrado como propriedade de uma pessoa física ou jurídica.

banner consultas prime

O IPVA é cobrado anualmente, salvo em situações de imunidade, isenção ou dispensa de pagamento. Estas situações incluem táxis e veículos com mais de vinte anos de fabricação, por exemplo.

Com a Consulta IPVA, no site da Consultas Prime, você consegue descobrir a data de vencimento e o valor do imposto a ser pago.

Estes dados são importantes para quem deseja normalizar ou apenas conhecer a situação de um automóvel.

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é de responsabilidade dos governos estaduais. O veículo deve ser registrado no estado de domicílio ou residência do proprietário. Da mesma forma, o pagamento do IPVA deve ser realizado no estado em que o veículo foi emplacado.

A quitação deste imposto é requisito para o licenciamento dos veículos e, consequentemente, o não pagamento impede transações de compra e venda.

Consulta IPVA com a placa de veiculo para saber quando e como pagar?

Sempre que for necessário é importante realizar a Consulta IPVA para saber exatamente a situação atual do veiculo, uma vez constatado o debito é importante realizar a quitação do mesmo.

O pagamento do IPVA deve ser realizado de acordo com a tabela de vencimentos, que varia de estado para estado. Ela é estabelecida conforme o final da placa do automóvel.

Dessa forma carros novos, a quitação deve ser realizada no ato de registro do veículo. Após o vencimento serão cobrados juros e acréscimos moratórias.

Em São Paulo, por exemplo, a primeira parcela ou cota única com desconto deve ser paga entre os dias 09 e 22 de janeiro. A segunda parcela ou cota única sem desconto deve ser quitada entre os dias 11 e 24 de fevereiro.

Vencimento IPVA

Por fim, a última parcela do IPVA deve ser quitada entre os dias 11 e 24 de março. Lembrando que sempre é mais vantajoso pagar à vista com desconto do que parcelar. Então, o parcelamento deve sempre ser a última opção.

O não pagamento do IPVA pode levar à inadimplência, portanto deve ser considerado de forma prioritária nos planejamentos financeiros.

Saiba como o Cadastro Positivo pode mudar sua vida, no site da Consultas Prime.

O débito do IPVA pode ser inscrito em dívida ativa. Isto aumenta ainda mais o valor da multa, porque serão cobrados também os gastos com advogado e outras despesas judiciais.

Certamente, a forma mais fácil de pagar é utilizando o código Renavam, constante no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Porém, também é possível quitar o IPVA por meio da Guia de Recolhimento em casos específicos. Para veículos novos e tributos referentes a exercícios anteriores, por exemplo, deve-se utilizar a guia.

É possível pagar o IPVA à vista, com descontos que variam entre 3% e 10% dependendo do estado. Também é possível parcelar em 3 vezes, inclusive no cartão de crédito.

Quanto custa e onde pagar?

Consulta IPVA com a placa de veiculo também é útil para saber não somente o IPVA do ano atual mas qualquer outro ano no qual o IPVA não foi pago e continua pendente.

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é calculado tendo como base o valor venal do automóvel, sobre o qual alíquotas serão aplicadas.

O valor venal é uma cotação estimada de um determinado bem feita pelo Poder Público, que serve como base de cálculo para impostos. Assim, sobre este valor são aplicadas alíquotas, que variam entre 1% e 4% dependendo do estado.

As alíquotas referem-se ao tipo de veículo. Por exemplo, em São Paulo os veículos de carga possuem uma alíquota de 1,5% e as motocicletas de 2%.

O pagamento pode ser realizado em casas lotéricas e agências bancárias autorizadas (no caixa, autoatendimento ou internet dependendo do banco).

Mas, por que a Consulta IPVA com a placa de veiculo é tão importante? Entenda a seguir.

Por que fazer a Consulta IPVA com a placa de veiculo?

Para conseguir licenciar o veículo, todos os débitos vinculados ao mesmo devem ser saldados, incluindo o IPVA.

Antes de tudo, lembre-se que a Consulta Veicular da Consultas Prime informa todas as restrições administrativas, financeiras e judiciais do automóvel.

Este tipo de consulta veiculo permite a identificação de todos os tipos de pendências, prevenindo futuras infrações e multas.

banner consultas prime

Pesquisas completas geram informações de diversas bases de dados em um só lugar. Isso, certamente, evita problemas futuros, permite compras mais seguras e garante a qualidade do automóvel.

Leia mais sobre a importância de consultar a placa de veículo no blog da Consultas Prime.

A Consultas Prime oferece este tipo de consulta veiculo e muitas outras. Portanto, conheça mais sobre a empresa a seguir.

Consultas Prime e a Consulta IPVA

A Consultas Prime é uma distribuidora autorizada da Serasa Experian que oferece diversos tipos de pesquisa, sempre de fontes seguras. Além de consultas cadastrais completas de PF e PJ, a empresa também oferece análise de crédito e de histórico veicular.

Com o Renavam e a placa do veículo, a consulta veicula da Consultas Prime gera informações baseadas em diversas fontes. Como a própria consulta ipva como já falamos.

Primeiramente, a Base de Índices Nacional (BIN). A BIN informa todas as características do veículo (ano de fabricação, restrições, histórico de roubos/furtos, etc.), incluindo dados do IPVA.

Além disso, outra fonte utilizada é a Base de Dados dos Leiloeiros. Ela indica as condições do veículo, se o mesmo teve Sinistro Integral (PT) e outros aspectos relacionados ao leilão em si.

Finalmente, o Decodificador de Chassi valida se o mesmo está de acordo com os padrões da montadora. Desta forma, é possível identificar quaisquer alterações.

Então, pesquisar sobre o histórico veicular é uma forma mais segura de comprar um carro usado, evitando assim problemas futuros. Portanto, cadastre-se no site da Consultas Prime e solicite suas consultas!

Leia mais sobre como a consulta veicular pode te salvar do prejuízo.

Oferecemos aos clientes da Consultas Prime buscas online da Serasa, Consultas Veicular e de Informações Cadastrais. Tudo isso com o objetivo de auxiliar você a proteger o seu patrimônio e a ter uma compra ou uma venda ainda mais segura.

Gostou do artigo sobre Consulta IPVA , mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então, acesse o site da Consultas Prime ou entre em contato conosco, via telefone ou e-mail, para conhecer os nossos produtos e serviços. Certamente teremos o prazer de ajudá-lo (a)!

Consultas Prime: Contato

Acesse algum de nossos canais de atendimento e solicite todo o plano de negócio.

Fone:
(11) 3042-1827

(11) 94923-5444 ( whatsApp )

Emailcontato@consultasprime.com
Skypesuporte@consultasprime.com

Leave a Comment

Your email address will not be published.