Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Consultar chassi e ver o número do motor

Consultar chassi e ver o numero do motor

Consultar chassi e ver o número do motor são coisas bastante comuns para que se tenha uma noção real sobre as origens e outras informações relevantes de um veículo mesmo que seja de veículos com placa mercosul ou mesmo placas antigas.. Da mesma forma, é fundamental que você saiba quais são esses números e onde eles estão localizados em um automóvel.

A Consultas Prime possui várias opções de consulta veicular, incluindo consultar chassi e o número do motor. Neste post, vamos falar um pouco sobre a necessidade e a importância desses números para a segurança do automóvel e a sua também. Portanto, leia até o final e compartilhe.

O número do chassi

Consultar chassi, como mencionado acima, é muito importante para saber a situação de um determinado veículo. Consequentemente, esse número é como uma espécie de documento de identidade do automóvel.

Ele é uma sequência de letras e números (17 caracteres) que fica marcada no chassi e é chamado de número de identificação do veículo (VIN). Ele traz, acima de tudo, informações sobre sua origem e fabricação. Por isso, é importante consultar chassi.

banner consultas prime

Primeiro de tudo, é preciso dizer que essa identificação formada por 17 caracteres é igual em todo o mundo. O Brasil segue, desde 1981, as recomendações feitas pela ISO na Resolução 4030, seguida por todos os países.

O VIN ajuda também a identificar algum tipo de fraude que haja no veículo. Este serviço de Consultar chassi e ver o número do motor pode ser feito por meio da Consultas Prime.

Certamente, por ser tão importante, esses dados constam em diversas partes do veículo, não apenas no chassi e está presente no documento dos carros. Um dos locais mais comuns onde ele se localiza é próximo ao banco de passageiro, no lado direito, na parte de metal.

Número do motor

O número do motor também serve como uma identidade, mas no caso do motor em si. Além disso, fica localizado próximo ao cabeçote do motor, em um local próprio para esta marcação. Fazer uma consulta de Localizador de Motor com o número do motor pode evitar fraudes e futuras dores de cabeça pois o resultado desta consulta será o número do chassi que este motor esta cadastrado.

Cabe lembrar que o cadastro de número de motor começou no Brasil a partir de 1997, portando veículos antes deste ano podem não ter o registro do número do motor em seu cadastro junto ao Detran.

A Consultas Prime também realiza essa consulta para saber se seu veículo está em ordem.

O que significam os números do chassi e como consultar Chassi?

Vários números e letras são utilizados para identificar um chassi. Em contraste, esse código alfanumérico não é aleatório. Cada um dos caracteres envolvidos tem um motivo e um significado. Vamos conhecê-los agora.

Primeiro de tudo, os três primeiros caracteres têm ligação com o local onde o veículo foi produzido e sua fabricante. O primeiro deles significa em qual continente o carro foi fabricado. A América Latina, por exemplo, é expressa pelos números 8 e 9. O segundo caractere representa o país onde ele foi produzido. O Brasil é representado por B, por exemplo. E o terceiro serve como identificação da fabricante do automóvel (W, por exemplo, é Volkswagen).

O segundo grupo de caracteres, formado por seis símbolos alfanuméricos, representam as informações que descrevem o automóvel. Portanto, eles simbolizam os itens de segurança que o veículo possui, qual o seu modelo, qual o motor, qual sua versão e qual o tipo de carroceria.

O terceiro grupo é composto por letras e números que mostram informações sobre a fabricação do veículo. Consequentemente, eles representam o número de série, ano de produção, local onde foi fabricado etc.

Então ao Consultar Chassi no site da Consultas Prime você terá informações completas sobre o veículo.

Como encontrar o número do chassi?

Existem algumas maneiras para encontrar o número do chassi. Entre elas estão:

  1. Nos documentos do carro: não é necessário abrir o carro e ir procurar na lataria o VIN de um automóvel. Ele pode ser encontrado nos próprios documentos. Como resultado, é possível encontrá-lo nos relatórios de histórico do carro, em seu documento, relatórios policiais, cartão de registro, registros de reparos, no manual do dono e na documentação do seguro;
  2. No painel do automóvel: o VIN está escrito no painel dos automóveis, no canto esquerdo, na parte inferior;
  3. Na porta do motorista: o VIN também pode se encontrar nesse local, no batente da porta;
  4. No capô: ao levantar o capô e observar a frente do bloco do motor, você irá localizar o VIN;
  5. No chassi, como mencionado anteriormente;
  6. No local do porta-malas onde fica o estepe; e
  7. Na parte de baixo do vão das rodas traseiras.

De posse desse número, o ideal é anotar em algum lugar de fácil acesso. Consequentemente, você poderá usá-lo para realizar qualquer consulta sobre o histórico do veículo, utilizando, por exemplo, os serviços da Consultas Prime.

Como encontrar o número do motor?

Para encontrar o número do motor, procure em:

  1. No motor em si, como mencionado anteriormente;
  2. No manual para o proprietário.

Além disso, é importante lembrar que o número que consta do manual do proprietário pode não ser o verdadeiro, caso você tenha precisado trocar o motor do carro.

Consultar chassi e ver número do motor

Consultar chassi e ver número do motor são atividades chamadas de consulta veicular. Esse tipo de serviço é realizado por diversos órgãos e empresas, como a Consultas Prime. Acima de tudo, esse serviço é muito importante para entender como está a situação do veículo perante o Estado. Se há alguma pendência, multa, fraude, etc.

Essa consulta veicular se faz importantíssima para aqueles que estão tentando comprar um carro. Consultar o chassi e verificar que ele aponta uma pendência pode ser, como resultado, uma dor de cabeça a menos para aquele que seria um futuro comprador.

Um serviço de consulta veicular pode mostrar para o comprador se há passagens por leilões, débitos, o histórico da quilometragem, se há multas. Também é possível validar alguns dados cadastrais do automóvel, como o renavam, por exemplo. Como resultado, o comprador consegue ficar mais seguro ao realizar a compra. Por isso, é fundamental buscar um serviço como o da Consultas Prime antes de tomar qualquer decisão.

Gostou deste post? A partir de agora, quando você quiser consultar chassi e o número do motor você saberá o que fazer. A Consultas Prime tem como objetivo ajudar você a realizar consultas on-line de restrição financeira, de dados cadastrais e de dados veiculares. Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços.