Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Importância de uma consulta veicular

Importância de uma consulta veicular

Hoje, todo cuidado é pouco quando se vai comprar um veículo. Isso vale tanto para pessoa física como jurídica. É preciso tomar uma série de medidas buscando garantir um ótimo negócio, como consultar o histórico do automóvel que se deseja adquirir. Fazendo isso, sabe-se a sua procedência. Então iremos pontuar neste post a Importância de uma consulta veicular para você conhecer ainda mais os recursos que existem hoje disponível para sua maior segurança.

Quando está em uma operação como essa, você costuma tomar esse tipo de atitude? Se não, acompanhe a leitura deste conteúdo e saiba por que deve mudar esse comportamento que pode, sem dúvida alguma, causar não só prejuízos financeiros, mas também sérias dores de cabeça. Confira!

Multas não pagas e restrições bancárias na consulta veicular

Consultando o veículo, é possível descobrir se existe alguma pendência que impeça, entre outras coisas, a utilização do automóvel, como multas e restrições bancárias. Na verdade, mais que isso: permite que saiba a origem do veículo, de modo que assim tenha plena certeza de que ele não foi roubado ou furtado.

Vale destacar que as multas, geralmente, levam certo tempo para tramitar perante os órgãos competentes, o que pode demorar a aparecer no sistema do DETRAN onde o veículo está cadastrado (no painel do usuário, precisamente). Por isso, vale a pena contar com um serviço de consulta veicular, pois ele consegue obter essa informação junto ao sistema nacional de trânsito e outros órgãos, de modo que assim se certifique de que não há pendência.

Ao consultar o veículo, é possível também saber se o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o licenciamento foram devidamente pagos, bem como o seguro obrigatório.

A restrição bancária do veículo acontece quando o proprietário abandona as parcelas do financiamento do carro. Nessa situação, o banco solicita a busca e apreensão do veículo, objetivando, com isso, a quitação da dívida, além disso os bancos incluem o devedor na base Pefin de Negativados da Serasa, sendo assim para ser bastante detalhista justifica até mesmo realizar uma consulta de restrição financeira Serasa para saber se existe alguma pendência por financiamento bancário.

Cumpre dizer, por fim, que observar tudo isso e outras informações que se julgarem necessárias é fundamental, porque só é possível a transferência do veículo para o novo proprietário quando esses problemas estiverem todos resolvidos.

Acidentes de trânsito fazem o automóvel perder valor de mercado

Atualmente, é muito comum as pessoas venderem seus carros logo após um acidente de trânsito no qual se envolveram neste sinistro. Isso por um motivo um pouco desonesto: o veículo perde valor de mercado. Assim, antes de isso acontecer, livram-se logo do problema.

Com a consulta veicular de leilão — fazendo uso do Certificado de Segurança Veicular, que consta no documento do automóvel, é possível saber junto à repartição de trânsito local se ele já sofreu acidentes e quantos foram. Com isso, você já ficará ciente e analisa se é, realmente, um bom negócio essa nova aquisição.

Outras informações podem ser obtidas a partir da consulta e até mesmo de uma análise visual mais atenta, como saber se o veículo procede de enchente, alagamento ou se alguma característica original dele foi alterada, o que pode gerar um grande problema junto às autoridades locais.

Histórico de revisões: será um bom negócio?

Apesar de muitas pessoas não saberem disso quando compram um veículo (seminovo), é possível saber o histórico de revisão do automóvel. Essa informação pode ser obtida de duas maneiras, geralmente.

A primeira é verificando os carimbos no manual do automóvel, conforme os especialistas. Assim, no processo de negociação de compra, solicite ao proprietário o manual e faça os cálculos necessários para saber se o veículo passou pelas revisões, conforme orientação do fabricante.

A segunda forma é indo diretamente à concessionária em que o veículo sempre costumava ser revisado. É possível obter o histórico de revisão do automóvel, bastando para isso saber o número da placa.

O carro que passa pela revisão sempre que atinge certa quilometragem, geralmente não apresenta problemas de ordem técnica, o que pode deixar o proprietário, seja pessoa física ou jurídica, mais tranquilo.

Originalidade da quilometragem: todo cuidado é pouco nesse sentido

Infelizmente, o mundo está cheio de pessoas espertas que tentam ganhar vantagem em cima de outras, operando negócios duvidosos. Diante disso, é fundamental checar a quilometragem do veículo, não apenas se contentando com os valores que aparecem no hodômetro, mas fazendo uma consulta ou análise geral visual do automóvel.

Existem especialistas que não só conferem essa informação em sistemas próprios, questionando a procedência, mas também que podem fazer um diagnóstico visual, de modo assim a confrontar o valor que aparece no hodômetro e o que o carro realmente apresenta, em termos de condições físicas.

Eles adotam técnicas que ajudam a compreender se o automóvel, realmente, apresenta a quilometragem que o proprietário diz ter, como análise de peças e pneus.

Leilão: carros de procedência duvidosa veja na consulta veicular

De acordo com os especialistas, a maioria dos carros de leilões são sinistrados, ou seja, são procedentes de: recuperação de roubo ou furto, apreensão em blitz ou automóveis que já estão parados há muito tempo em galpões do DETRAN.

Além disso, esses veículos apresentam problemas que, muitas vezes, não são percebidos a olho nu, o que pode gerar sérias dores de cabeça para o comprador. Isso sem deixar de mencionar que, dificilmente, se consegue algum seguro para eles.

Mas então, a grande vantagem desses veículos é que eles são vendidos por um preço bem abaixo do mercado. Chegam a custar, em alguns leilões, entre R$ 500,00 e R$ 20 mil, a depender das condições mecânicas e físicas e ano do automóvel.

Com essa oportunidade em vista, as concessionárias compram aqueles veículos de leilão com uma boa aparência, recuperando-os e vendendo-os como seminovos, o que pode ser um risco para os desatentos.

Diante de uma situação como essa, a consulta veicular completa e a consulta de leilão do carro pode até ser algo muito detalhista, mas pode valer a pena, se pensa em evitar situações desagradáveis no futuro.

Como se viu, a melhor solução, antes de fechar a compra de um veículo, é a consulta veicular, buscando com isso não apenas obter todas as informações sobre ele, mas também evitar problemas no futuro, como multas não pagas, licenciamento vencido ou automóvel de procedência duvidosa.

Caso deseje realizar a consulta de algum veículo que esteja pensando em comprar, entre em contato conosco! Podemos garantir que fará um bom negócio!

A consulta veicular

Então agora que você viu como evitar problemas ao adquirir seu próximo veículo a Consultas Prime pode ajudar, conheças nossas soluções de Consultas Veicular e todas as vantagens adicionais que elas pode oferecer para melhorar a sua segurança ao fechar seu próximo negócio.

A Consultas Prime Distribuidor Serasa possui a solução mais completa com todas as Consultas.

[newsletter_button id=2 label=”Boletim de Notícias”]