fbpx

O que pode impedir a transferência de veículo?

transferência-de-veículo

Já pensou em comprar ou vender um veículo e não fazer a transferência de veículo por conta de algum impedimento? Isso é mais comum do que você pode imaginar. Diversas pessoas acabam tendo problemas com esse processo de transferência. Mas afinal, o que pode impedir? Veja agora todas as informações sobre o assunto.

VEJA TAMBÉM:

O que pode impedir a transferência de veículo?

A transferência de veículo é um processo necessário para que o novo proprietário seja reconhecido legalmente, permitindo que ele seja responsável por todas as obrigações e direitos relacionados ao veículo. No entanto, existem algumas situações que podem impedir a transferência de veículo.

Multas registradas no veículo

Uma das situações é a existência de multas registradas no veículo. Quando há registro de multas, a transferência de veículo será interrompida até que as multas sejam quitadas. É importante ressaltar que o novo proprietário não é responsável pelas multas registradas antes da transferência, mas é necessário que elas sejam quitadas para que a transferência seja concluída.

Bloqueio Renajud

Outra situação que pode impedir a transferência de veículo é o bloqueio Renajud. O bloqueio Renajud é um sistema que permite o bloqueio judicial de veículos registrados no Renavam. Desse modo, quando um veículo tem um bloqueio Renajud ativo, ele não pode ser vendido, transferido ou alienado até que a situação judicial seja resolvida.

Falta de documentos do novo e antigo proprietário

Além disso, a falta de documentos também pode impedir a transferência de veículo. Para fazer a transferência, é necessário apresentar uma série de documentos, como o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Identidade (RG), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV).

A falta de qualquer um desses documentos pode impedir a transferência do veículo. Não só, como também gerar uma série de conflitos entre o vendedor e comprador. Por esse fato, para evitar, é importante que você separe toda a documentação o quanto antes.

Como evitar problemas durante a transferência de veículo?

Transferir um veículo de um proprietário para outro pode ser um processo burocrático e demorado. Para evitar problemas durante a transferência, é importante seguir algumas dicas simples:

Certifique-se de que todos os documentos necessários estejam em ordem antes de iniciar o processo de transferência. Sendo assim, isso inclui o Certificado de Registro de Veículo (CRV), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o comprovante de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

Além disso, verifique se o veículo não possui multas pendentes. Desse modo, caso haja multas em aberto, o processo de transferência pode ser interrompido. É importante ressaltar que o responsável legal pelo pagamento das multas é o proprietário do veículo no momento em que elas foram registradas.

Certifique-se de que o veículo esteja em boas condições físicas e legais. É necessário fazer uma vistoria para verificar se o veículo não possui restrições judiciais ou administrativas, como penhoras, alienações ou impedimentos de circulação.

O que fazer quando veículo está impedido de transferir para outro dono?

Quando um veículo está impedido de transferir para outro dono, é importante que o proprietário tome as medidas necessárias para regularizar a situação. Sendo assim, veja alguns dos motivos que podem impedir a transferência de um veículo são:

  • Multas pendentes: se o veículo tiver multas pendentes, elas precisam ser quitadas para que a transferência seja efetuada. O proprietário pode verificar se há multas em aberto no site do Detran do seu estado.
  • Impostos atrasados: se o proprietário não tiver pago o IPVA, por exemplo, a transferência não poderá ser feita. É importante que o proprietário verifique se há impostos atrasados e os regularize antes de tentar transferir o veículo.
  • Restrições judiciais: se houver alguma restrição judicial sobre o veículo, como uma ordem de apreensão, a transferência não poderá ser efetuada. Nesse caso, o proprietário deve entrar em contato com um advogado para resolver a situação.
  • Bloqueio administrativo: se o veículo estiver com o licenciamento vencido, ele poderá ser bloqueado administrativamente, o que impedirá a transferência. Nesse caso, é necessário regularizar a situação junto ao Detran antes de tentar transferir o veículo.

Sendo assim, para regularizar a situação e permitir a transferência de veículo, o proprietário deve fazer uma consulta veicular completa com a Consultas Prime e caso exista algo que pode impedir essa transferência, vale a pena regularizar o quanto antes.

Como evitar impedimento de transferência de veículo?

Você não quer ter o problema de impedimento de transferência de veículo? Pois bem, a consulta veicular é fundamental para evitar qualquer problema que pode impedir o processo de transferência.

Visto que você já sabe o que pode impedir, faça a consulta veicular por meio da Consultas Prime e saiba se o veículo possui alguma restrição Renajud, débitos e entre outros problemas.

Para fazer essa consulta é muito simples e pode ser feita de forma totalmente digital. Basta acessar o site oficial da Consultas Prime, selecionar “Consulta Veicular”, escolher a consulta que você precisa e pronto, inicie a sua consulta o quanto antes.

Além da consulta veicular completa, na Consultas Prime você pode fazer consultas específicas sobre Renajud, leilão ou até mesmo débitos. Desse modo, você pode fazer uma consulta que mais específica sobre o que você quer fazer.

Ao final da pesquisa você recebe um relatório completo com as principais informações sobre o veículo.

Além disso, caso você trabalhe com a compra e venda de veículos e consequentemente precisa realizar uma grande quantidade de consultas. Então, a Consultas Prime oferece opções de descontos caso você precise de uma grande quantidade de consultas veiculares todos os meses.

O mais importante é que você consulte antes mesmo de fechar qualquer negócio para evitar impedimento de transferência.