Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Pra que serve a consulta gravame

Pra que serve a consulta gravame

Na hora de comprar um veículo usado ou seminovo, primeiro de tudo é preciso estar atento a muitos detalhes para evitar problemas futuramente. Uma das coisas que a maioria das pessoas desconhece, e pede o auxílio da Consultas Prime, é pra que serve a consulta gravame.

A consulta gravame é importante para ter uma ideia da situação financeira do veículo. Com ele, é possível saber como está seu histórico com relação bancos, financiamentos, e possíveis restrições, além de mais algumas informações. Portanto, nós da Consultas Prime, trouxemos este artigo para te ajudar a entender melhor pra que serve a consulta gravame.

O que é e pra que serve a consulta gravame?

O gravame é um número de registro que alguns veículos possuem dentro do DETRAN de seu estado. Para definir se o carro terá esse registro ou não, é preciso identificar a forma em que foi comprado. Todas as vezes que um veículo for financiado, como resultado haverá um registro de gravame. E a Consultas Prime tem acesso a esse tipo de informação.

Finalmente, isso é importante, pois sempre que houver um financiamento, existirá o envolvimento de uma instituição financeira ou bancária. Mas, afinal, pra que serve a consulta gravame? Ele é registrado para que todos os envolvidos na negociação fiquem cientes quando houver qualquer mudança com o veículo. Um exemplo é transferência de nome. Acompanhe mais informações abaixo, junto a nós, da Consultas Prime.

banner consultas prime

Restrições mostradas pelo gravame

Arrendamento Mercantil

Primeiro de tudo, essa transação pode ser conhecida também como leasing. Trata-se de um contrato realizado entre uma Pessoa Física e uma Jurídica. Nesse caso, a empresa permite ao credor que utilize o veículo por um determinado período e valor. Como resultado, essas informações são inseridas no contrato, de forma que seja impossível a transferência para outra pessoa. Por isso é tão importante utilizar a Consultas Prime para identificar como está a situação do seu veículo.

Alienação Fiduciária

Neste caso, a financeira torna-se responsável pelo veículo e o comprador fica impedido de vendê-lo até que tudo esteja pago. Além disso, nós da Consultas Prime podemos afirmar que este é um dos tipos mais comum de gravame. Normalmente são aqueles casos em que o comprador adquire um veículo e o parcela entre 36 e 48 vezes.

Reserva de Domínio

Trata-se de uma transação de compra e venda de veículo, sem a participação de uma instituição financeira. Em outras palavras, é um procedimento mais simples e que envolve comprador e vendedor. Consequentemente, a informação sobre a venda é inserida no cadastro do carro e depois de quitado, o vendedor deve fornecer um documento no qual constem esses dados. Você pode querer nos perguntar: “e após tudo quitado, Consultas Prime”? Após tudo quitado, o comprador pode dar baixa no devido cadastro, retirar as restrições e partir daí negociá-lo com outra pessoa, caso assim deseje.

Veículo seminovo e a consulta gravame

Infelizmente, um veículo seminovo que esteja com restrição no gravame, certamente não deve ser adquirido. Para que você possa efetuar a compra seguramente, é necessário que o gravame esteja negativo, ou seja, o veículo precisa estar sem nenhum impedimento para que possa ser transferido para o seu nome. Portanto, confie no que nós, da Consultas Prime, falamos: é muito importante a consulta gravame antes de finalizar uma negociação. Só assim é possível identificar se o veículo ainda está em nome de uma instituição financeira.

Como é feita a baixa do gravame?

A empresa responsável pelo veículo precisa solicitar a baixa diretamente no Detran do estado onde foi feita a negociação. A financeira precisará informar que o débito já foi quitado pelo comprador e, também, emitir um documento que comprove que não há mais saldo devedor. Trata-se de um procedimento simples. Atualmente, existe uma plataforma chamada Sistema Nacional de Gravames (SNG) que auxilia nisso. Ademais, as empresas financeiras possuem total acesso e, através dela, conseguem efetuar a emissão e baixa nos gravames.

É necessário salientar que, sem a emissão de um novo documento, a restrição continuará aparecendo, mesmo que o veículo esteja totalmente pago. Ou seja, o comprador precisa se dirigir até uma unidade do Detran e solicitar que um novo documento CRV seja emitido. Outro ponto que nós, da Consultas Prime, queremos destacar e que é digno de nota é que não se deve confundir cancelamento de gravame com baixa, porque são coisas muito distintas. Teoricamente, ambos mostram que o veículo não possui nenhuma restrição. Porém, no caso do cancelamento, pode se tratar de uma falha no sistema ou até mesmo uma quebra de contrato por parte do comprador perante a financeira.

Pra que serve a consulta gravame e sua importância

Não é incomum ouvir histórias de pessoas que acabaram caindo em golpes após comprar um veículo. Como nós, da Consultas Prime, já citamos, um proprietário não pode e não deve vender um veículo em antes ter quitado suas prestações com a financiadora. Isso porque não será possível transferir o bem para o novo proprietário.

Anualmente, milhões de veículos novos são financiados e neste caso, nenhum deles pode ser negociado antes da baixa do gravame. Como resultado, consideramos que a consulta gravame seja tão essencial para evitar dores de cabeça no futuro. Um dos grandes problemas em comprar um veículo assim é que, se não o ter em seu nome, as chances de perdê-lo são enormes. Consequentemente, caso o vendedor tenha alguma dívida grande, o carro pode ser tomado como forma de pagamento.

Consultas Prime ensina: como fazer a consulta gravame?

Para fazer a consulta gravame, o ideal é que você conte com auxílio de uma empresa com credibilidade no mercado com a Consultas Prime que é especialista em consultas veicular como:

  • Leilão Veiculo;
  • Base Estadual;
  • Roubo e Furto Veiculo;
  • Sinistro;
  • Recall;
  • Entre várias outras consultas.

banner consultas prime

Todas as consultas podem ser realizadas pela Placa Veículo ou Chassi veiculo, assim com alguma destas duas informações você tera acesso a todas as informações do veiculo, incluindo é claro a consulta gravame.

Com isso a Consultas Prime vai te ajudar a ter acesso a todo o histórico do veículo e, portanto, evitar maiores problemas.

A empresa Consultas Prime é uma empresa especializada em consultas Online de informações como: Consultas Serasa, Informações cadastrais e consulta veiculo,  e, com isso, lógico também pode fazer a consulta gravame do veículo de seu interesse através de informações básicas. Ainda mais, o processo é muito prático e com isso você consegue saber se já houve algum sinistro, histórico de quilometragem, passagem por leilão, débitos e multas, entre outros.

Fique atento

Em resumo, muitas pessoas acabam ficando muito frustradas ao tentar comprar um veículo e se deparar com algum problema na hora da transferência. Afinal de contas, o gravame pode afetar negociações com carros usados e com os seminovos. Portanto, para fugir de possíveis fraudes, é preciso estar muito atento a todas as informações passadas pela Consultas Prime. Isso vai permitir que você tenha mais tranquilidade e segurança durante a transação.

Com essas informações, esteja ciente que não é indicado iniciar uma negociação sem fazer a consulta gravame anteriormente. Essa atitude vai evitar que você perca tempo em uma transação que não tenha futuro. Tenha certeza absoluta de que não há nenhuma pendência com o Detran e, portanto, siga adiante e compre seu veículo. Gostou deste artigo? Acesse o site da Consultas Prime e entre em contato conosco.

Consultas Prime: Solução completa para Consultar placa ou consultar chassi :

Venha conhecer nossas soluções completas para Consultar multa pela placa ou chassi ou renavan e durma tranquilo.

Consultas Prime: Contato

Acesse algum de nossos canais de atendimento e solicite todo o plano de negócio.

Fone:
(11) 3042-1827

(11) 94923-5444 ( whatsApp )

Emailcontato@consultasprime.com
Skypesuporte@consultasprime.com