Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Vistoria Cautelar é importante ?

Vistoria Cautelar é importante

Carros seminovos e usados possuem alta procura no mercado de compra e venda de automóveis e para garantir a segurança da transação algumas ações são tomadas, como a vistoria cautelar. Portanto você sabe como funciona e se vistoria cautelar é importante? Descubra as principais informações sobre isso com a Consultas Prime!

O que é vistoria cautelar?

Primeiro de tudo é preciso entender o que é a vistoria cautelar, que é uma análise realizada no carro usado ou seminovo e que serve para constatar algumas questões, vistoria essa que as consultas veicular da Consultas Prime auxiliam e oferecem com total segurança. E, as principais questões verificadas na vistoria cautelar são o estado de:

  • Vidros;
  • Motor;
  • Câmbio;
  • Numeração de chassi;
  • Pintura;
  • Lacres da placa.

Como resultado, nem sempre o veículo é aprovado nessa vistoria, sendo possível que ocorra reprovação. Normalmente, a reprovação ocorre se a vistoria constata problemas com chassi. O chassi é um número identificador que cada veículo possui, único e intransferível.

banner consultas prime

Além disso, as sinalizações do veículo também são analisadas, como as setas. Sendo que se há algum mau funcionamento o veículo não é aprovado. Ou seja, a vistoria cautelar verifica o estado em que o veículo e suas partes se encontram. E isso é utilizado para constatar que de fato ele está apto a ser transferido para outro proprietário.

Motivos de reprovação na vistoria cautelar

Da mesma forma, como brevemente falado anteriormente, os motivos de reprovação podem ser divergência ou alteração no chassi e constatação de alteração nos sinais luminosos do carro. Além de outras questões que a vistoria cautelar com as consultas veicular da Consultas Prime constata, como problemas na documentação.

Além disso, a documentação verificada na consultas da Consultas Prime é uma questão que também precisa estar em dia para que a vistoria seja aprovada. Durante o procedimento é analisada possível situação de restrição ou pendência do veículo, o que garante mais segurança ao comprador.

Consequentemente, multas, dívidas de IPVA e falta de regularização nesses documentos não permitem que a vistoria seja aprovada.

Além disso, pela Consultas Prime é possível realizar outras consultas. Com isso, o cliente adquire maior tranquilidade no momento de realização de uma compra de veículo seminovo e usado.

Consequências da reprovação

Certamente há situações em que os veículos são reprovados, pois não é sempre que tudo está funcionando como deveria. Nesses casos, é preciso que as questões que causaram a reprovação sejam solucionadas.

Mais digno de nota é que sem a aprovação da vistoria cautelar não é possível realizar a transferência do veículo. Uma vez que essa etapa é requisito para a efetivação da transferência.

Portanto, essa vistoria da Consultas Prime se torna ainda mais necessária, pois os riscos de realizar uma operação sem a transferência efetiva, são altos, e nunca é o ideal para os clientes. Com isso, a recomendação é todas as etapas necessárias para a transferência, sejam realizadas. O que garante a solidez e segurança de toda a transação do veículo.

Quem é o responsável pela vistoria veicular

Outro ponto muito importante de ser abordado e que causa dúvida nas pessoas que estão se envolvendo em compra e venda de automóveis usados ou veiculo seminovos é quem é responsável pela realização e pagamento da vistoria cautelar.

Portanto, vale ressaltar que quem está vendendo o veículo é que faz o pagamento da vistoria. Nada mais justo, uma vez que é obrigatória para a transferência. Isso quer dizer que, nesse momento, o automóvel ainda não foi passado para outro proprietário. De modo, então, que a obrigação cai no vendedor.

Importância da vistoria cautelar

Além disso, agora que você já sabe o que é e sabe que a Consultas Prime realiza consultas aprofundadas, pode estar se perguntando se realmente é necessário que seja realizada vistoria cautelar. E a resposta para essa pergunta é sim, é realmente necessário.

banner consultas prime

Primeiro de tudo porque se isso não for feito é impossível realizar a transferência do veículo. E isso pode causar problemas tanto ao comprador quanto ao vendedor.

Além disso, quem está comprando um carro precisa ter segurança de que o veículo está em condições de ser utilizado. Ademais, precisa ter segurança de que não é fruto de crimes envolvendo clonagem de chassi, roubos e furtos.

Portanto Vistoria Cautelar é importante e é essencial que a vistoria da consulta completa veicular da Consultas Prime seja feita para que a ocorra sem nenhum contratempo. Somente assim é possível garantir que todos os tramites necessários para a concretização do negócio possam ser realizados sem impedimentos. E mais do que, sem a ocorrência de problemas futuros.

Além disso, o custo da vistoria não é muito alto ficando em um valor que pode chegar a R$200,00. O que é mais um motivo para que não seja deixada de lado no momento de negociar o veículo. Ademais, as consultas veiculares da Consultas Prime também possuem custo baixo.

Vistoria cautelar e vistoria prévia

Certamente pode haver confusão com esses dois nomes que são parecidos, afinal, os dois nomes são de vistoria. Mas, a Consultas Prime esclarece que vistoria cautelar e a vistoria prévia, não são a mesma coisa.

Porque, na cautelar, o que ocorre é a verificação do veículo para ser possível transferir. E ocorre em casos de venda de veículo usado ou seminovo. Já no caso da vistoria prévia é quando envolve seguro do veículo. A seguradora solicita essa vistoria para que o seguro possa ser formalizado e constituído.

Conclusão

Acima de tudo é preciso ter em mente que a segurança na compra e venda de um veículo seminovo é essencial. E se há formas de garantir essa segurança da transação, não há motivos para não utilizar. Muito pelo contrário, com a vistoria prévia da Consultas Prime é possível deixar o cliente mais tranquilo e ajudar a realizar o sonho de quem quer adquirir um veículo ou vender, sem complicações e transtornos, assim como na utilização das consultas da Consultas Prime.

Além disso, nunca é recomendado que se realize a compra ou venda de um veículo sem realizar a transferência. Com isso, se torna mais do que necessário realizar vistoria e concretizar os passos para que a negociação seja correta.

Portanto, entre em contato com a Consultas Prime para tirar qualquer dúvida acerca da vistoria cautelar ou sobre consultas em geral e acesse nossa página para verificar todos os serviços que oferecemos!