fbpx
Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Consultar IPVA antes de comprar veículo seminovo

Antes de comprar veículo seminovo consulte IPVA

Entenda porque Consultar IPVA antes de comprar veículo seminovo e com isso pode evitar muita dor de cabeça. Afinal, esse modelo de compra pode ser bem interessante. Na prática, você está pagando um preço menor por um veículo que pode estar em ótimas condições. Porém, para garantir que você está fazendo um bom negócio, é preciso tomar diversos cuidados.

Primeiro de tudo, você precisa verificar o estado do veículo. Além disso, precisa conferir toda a parte burocrática, garantindo que está tudo de acordo com as determinações das diversas leis. Então, continue lendo o post e entenda por que é importante que você consulte IPVA de veículo seminovo e como a Consultas Prime pode ajudar.

Como funciona o IPVA?

Antes de mais nada, é preciso entender bem o que é o IPVA. Quem já é veterano sabe muito bem como funciona o imposto, mas se você está comprando um veículo seminovo, é bom conhecer.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ( IPVA )  é cobrado a cada ano pelos estados da federação. Ele é calculado de acordo com o valor venal do veículo, variando entre 1,5% e 6% do total. A famosa tabela Fipe é usada para encontrar o custo exato.

Além disso, não pagar o IPVA leva a péssimas consequências, como a inscrição na dívida ativa, a aplicação de multas e juros e outras. É por isso que é tão importante que você consulte IPVA na Consultas Primes antes de comprar o veículo seminovo ou novo.

banner consultas prime

Por que Consultar IPVA antes de comprar veículo seminovo é importante?

Esse imposto está entre as principais informações que devem ser consultadas no momento de comprar um veículo seminovo e um dos muitos que você pode fazer na Consultas Prime. Primeiramente, é uma forma de conferir se o veículo está de fato inscrito em determinado estado.

Além disso, a transação só pode ser feita quando todas as parcelas do IPVA forem pagas. Ao saber disso, você tem mais poder de negociação na venda. Por exemplo, pode ser acordado que o comprador pague as parcelas com o abatimento no preço do carro, ou que o vendedor pague por conta própria. De qualquer forma, traz mais tranquilidade na negociação no momento da compra.

Em certos casos, veículos podem estar isentos do IPVA. Carros com mais de 20 anos de fabricação, taxistas, carros para pessoas com deficiência, para igrejas, entidades sem fins lucrativos e veículos oficiais também estão isentos do pagamento.

Também podem ser dispensados do pagamento casos específicos, como leilão de veículos como sucata, furto, roubo, desaparecimento, sequestro, apreensão judicial e outros. Se o veículo ainda não foi dispensado, você pode acessar o Sistema de Controle de Pedidos de Benefícios Fiscais para Veículos Automotores e fazer a solicitação. Analisar o histórico dos veículos é importante para saber essas informações e você também consegue na Consultas Prime.

Como fazer o pagamento do IPVA?

Após consultar IPVA, se você perceber que existe alguma pendência, precisa fazer o pagamento desse imposto.

Como é uma obrigação estadual, o processo varia de acordo com cada um. Portanto, o recomendado é procurar informações sobre como o pagamento funciona para seu estado específico. Contudo, é muito comum que você possa pagar à vista ou em parcelas diretamente nas agências bancárias

A princípio, o valor à vista é mais vantajoso, pois os estados costumam dar um desconto para quem escolhe essa opção. Por outro lado, o pagamento parcelado tem a vantagem de trazer mais versatilidade, mas elimina a possibilidade do desconto. Essa é uma questão muito pessoal.

Como, nesse caso, se trata de um processo de compra de veículo, o valor do IPVA faz mais sentido ser pago à vista, como parte da entrada. Por outro lado, pode ser que você fique meio apertado após comprar o carro, optando pela opção parcelada.

Como a Consultas Prime pode ajudar ao Consultar IPVA?

Na Consultas Prime, você encontra tudo que precisa para garantir que tem todas as informações sobre o veículo que pretende comprar.

Assim, você não é pego de surpresa com algum custo desconhecido ou alguma dor de cabeça inesperada. Você pode consultar a base estadual do veículo, para recolher informações da Base de Índice Nacional e retornar diversas informações sobre ele.

Existem diversas outras ferramentas de consulta veículo, como a possibilidade de localizar veiculo por CNPJ ou CPF, descobrindo se ele está ou não financiado.

Você também pode fazer outros tipos de consultas mais específicas, como o Renajud. Com ela, você sabe todas as ordens judiciais e bloqueios administrativos que podem envolver o veículo. Não somente você descobre a existência dessas ações, mas também pode receber a numeração do processo, órgão e o tribunal envolvidos.

Complementando as informações acima, a Consultas Prime também permite entender se ele tem histórico de leilão, histórico de vistoria, Roubo e furto, se houve algum tipo de sinistro integral e todas as condições do mesmo, caso ocorra.

Também é interessante fazer uma consulta de roubo e furto, para saber se existe algum registro sobre esses no veículo.

Por fim, o localizador de motor traz o número do chassi vinculado ao mesmo. Antes de comprar o veículo você tem a total liberdade de fazer as consultas que julgar necessário.

Pode contratar e consultar IPVA na Base Estadual, alguma das outras ou a combinação de todas elas.

Como funciona a Consultas Prime?

Percebeu como é importante consultar IPVA antes de comprar um veículo? Na Consultas Prime, você pode realizar essa e diversas outras consultas. Nosso modelo de contratação é baseado em compra de créditos ou uma opção de assinatura mensal.

Cada um tem suas vantagens, dependendo do perfil do cliente. Se você trabalha com compra e revenda, o modelo de assinatura faz mais sentido. Caso esteja apenas comprando um carro, pode optar pela compra de créditos e tirar suas dúvidas a cada transação.

De qualquer modo, você tem mais segurança para todas as suas transações envolvendo os veículos. É possível conhecer bem o seu histórico, não somente do carro em si, mas também judicial.

Dessa forma, elimine todas as dúvidas e faça um negócio com a cabeça tranquila.

Gostou do post? Está preparado para comprar um veículo e quer saber tudo sobre ele? Então viste a nossa página de consulta veicular e entenda todas as formas como a Consultas Prime pode ajudar!