Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Informações da nova Placa Mercosul

Informações da nova Placa Mercosul

A partir de janeiro de 2020 os carros brasileiros passaram a usar a nova placa Mercosul. O novo modelo padroniza as placas veiculares utilizadas nos países pertencentes ao bloco. Portanto, mudanças foram feitas em relação as antigas placas. Portanto, é importante conhecer as Informações da nova Placa Mercosul.

Pensadas para trazer mais segurança, ajudar na identificação de carros irregulares e coibir fraudes, as novas placas contêm alguns avanços tecnológicos. Portanto, com elas, a fiscalização é mais simples.

Seguindo o exemplo dos países da União Europeia, a nova placa Mercosul é utilizada pelos países que fazem parte do acordo. São eles: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Dessa forma, a criação de um banco de dados internacional é possível. Consequentemente, isso dificulta a movimentação de carros roubados pelas fronteiras desses países incluídos na regra.

Se você ainda não conhece quais foram as mudanças adotadas e qual é a “nova cara” das placas veiculares, fique atento!

Neste post da Consultas Prime, vamos mostrar para você todas as Informações da nova Placa Mercosul e muito mais.

Quem vai usar a nova Placa Mercosul

Apesar do uso obrigatório da nova Placa Mercosul, a partir desse ano, as chapas antigas ainda podem ser utilizadas. Isso porque apenas em algumas situações será exigido o emplacamento com o novo modelo.

A nova placa Mercosul é obrigatória nas seguintes situações:

  • No primeiro emplacamento de um veículo;
  • Na mudança do proprietário;
  • Na troca de categoria do veículo.

Se você não se enquadra em nenhuma dessas situações, não precisa se preocupar. Porque a utilização das placas antigas não vai ser motivo para a aplicação de multas de veículo.

A nova Placa Mercosul

A nova placa Mercosul se difere bastante do modelo a que estamos acostumados. Sendo assim, vemos mudanças na cor de fundo, no padrão de letras e números e nas cores de identificação.

banner consultas prime

Também percebemos o acréscimo de itens tecnológicos, que ajudam na identificação do veículo.

Mudanças nas cores

A alteração que mais chama nossa atenção na placa Mercosul é a mudança na cor de fundo. Assim, o cinza tradicional foi substituído pelo branco.

Mesmo em veículos de diferentes categorias a cor de fundo continuará igual. Dessa forma, o que vai mudar são as cores dos caracteres.

Com isso, o novo código de identificação das categorias ficou assim:

  • Azul: carros oficiais;
  • Dourada: carros diplomáticos;
  • Prata: carros de coleção;
  • Preto: carros de passeio;
  • Verde: veículos de teste;
  • Vermelha: veículos comerciais.

A intenção aqui foi agilizar o reconhecimento da função do veículo, mesmo que não consigamos ver a placa inteira. Além disso, o sistema permite a identificação de incompatibilidades de maneira mais rápida.

Mudanças nos dígitos

A forma como os caracteres são apresentados na placa também sofreu alterações. Com isso, o antigo modelo de três letras seguidas por quatro números, passa a ser substituído por um modelo mesclado.

Como resultado, os caracteres da nova placa Mercosul seguem os seguintes modelos:

  • Carros: LLL NL NN;
  • Motos: LLL NN LN.

Algumas das grandes cidades brasileiras adotam o sistema de rodízio de carros como uma medida para aliviar os congestionamentos. Como as placas continuam terminando em números esse sistema não sofrerá alterações com a troca das chapas.

Mais Segurança

Na nova placa Mercosul, foram adotadas algumas medidas para dificultar a falsificação e a adulteração das chapas. Além disso, os novos aparatos de segurança prometem auxiliar nas fiscalizações de rotina e, até mesmo, na busca por carros roubados.

A placa Mercosul conta com uma marca d’água, muito parecida com as que encontramos nas cédulas de dinheiro. Entretanto, essa marca identificará o veículo como sendo de um dos países integrantes do Mercosul.

Outro item de segurança adicionado à placa foi um QR Code. Esse sistema é similar ao código de barras, mas é capaz de armazenar muito mais informações, além de poder ser lido com o auxílio de um smartphone comum.

Nesse QR Code, estarão contidas todas as informações sobre o veículo, como:

  • Número do chassi correspondente;
  • Modelo do veículo;
  • País e estado de origem;
  • Nome do proprietário;
  • Situação da documentação.

Fiscalizações QR Code

Dessa forma, as fiscalizações ganham em agilidade e a identificação de problemas ou situações suspeitas é muito rápida e segura.

A placa Mercosul também recebeu a implementação de um chip eletrônico de identificação. Contém as mesmas informações que o QR Code, a diferença é que o chip opera através de radiofrequência.

Através de uma tecnologia parecida com a que encontramos em alguns pedágios, os chips nas placas serão lidos por aparelhos de radiofrequência. Se qualquer problema for identificado, a abordagem do veículo é feita com mais agilidade.

banner consultas prime

Os órgãos de segurança veem nesse chip uma ferramenta para inibir o furto de veículos e seu transporte através das fronteiras. Isso porque a leitura do chip na placa Mercosul indicaria que aquele carro foi furtado.

Com todas essas mudanças, os lacres de proteção deixarão de ser usados, já que a placa Mercosul é mais segura que o modelo tradicional.

É importante lembrar que o tamanho da placa continua o mesmo, sendo assim, não será necessário fazer qualquer tipo de alteração no veículo para a instalação da placa Mercosul.

Esta vendo como é importante conhecer as Informações da nova Placa Mercosul ?

Como colocar a nova placa Mercosul

Outra mudança relacionada a placa Mercosul é que os DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de cada estado não serão mais responsáveis pela instalação da chapa. Consequentemente, essa responsabilidade foi transferida para empresas credenciadas.

Além disso, cada estado cobrará um valor diferente pelo emplacamento dos veículos. Em São Paulo, por exemplo, as placas para carro têm o valor de R$ 134, enquanto para motos fica em R$ 114.

Caso você queira fazer a mudança para a nova placa Mercosul, basta procurar o DETRAN mais próximos, fazer o pedido e apresentar a documentação necessária. A taxa cobrada será igual a de uma placa Mercosul nova.

Nós, da Consultas Prime, oferecemos um serviço completo de Consulta Veiculo. Tenha acesso a informações da Base Estadual de Débitos, sobre leilões ou faça a busca através do decodificador de chassi.

Além disso, você ficará sabendo das informações sobre a Situação de Circulação do Veículo, a Situação de Remarcação do Chassi e sobre a Ocorrências de Roubo e Furtos Ativas.

Acesse o nosso site e faça a sua consulta antes de comprar um carro usado.

Consultas Prime e a Consulta Nova placa Mercosul

A Consultas Prime é uma distribuidora Consultas OnLine que oferece diversos tipos de pesquisa, sempre de fontes seguras como os Bureau de Crédito. Além de dados cadastrais completas de PF e PJ, a empresa também oferece análise de crédito e de histórico veicular.

Com o Renavam e a placa Mercosul do veículo, a consulta veiculo da Consultas Prime gera informações baseadas em diversas fontes. Como a própria consulta ipva como já falamos.

Primeiramente, a Base de Índices Nacional (BIN). A BIN informa todas as características do veículo (ano de fabricação, restrições, histórico de roubos/furtos, etc.), incluindo dados do IPVA.

Além disso, outra fonte utilizada é a Base de Dados dos Leiloeiros. Ela indica as condições do veículo, se o mesmo teve Sinistro Integral (PT) e outros aspectos relacionados ao leilão em si.

Finalmente, o Decodificador de Chassi valida se o mesmo está de acordo com os padrões da montadora. Desta forma, é possível identificar quaisquer alterações.

Então, pesquisar sobre o histórico veicular é uma forma mais segura de comprar um carro usado, evitando assim problemas futuros. Portanto, cadastre-se no site da Consultas Prime e solicite suas consultas!

Leia mais sobre como a consulta veicular pode te salvar do prejuízo.

Oferecemos aos clientes da Consultas Prime buscas online nos Bureau de Crédito, Consultas Veicular e de Informações Cadastrais. Tudo isso com o objetivo de auxiliar você a proteger o seu patrimônio e a ter uma compra ou uma venda ainda mais segura.

Gostou do artigo sobre Informações da nova Placa Mercosul, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então, acesse o site da Consultas Prime ou entre em contato conosco, via telefone ou e-mail, para conhecer os nossos produtos e serviços. Certamente teremos o prazer de ajudá-lo (a)!

Consultas Prime: Contato

Acesse algum de nossos canais de atendimento e solicite todo o plano de negócio.

Fone:
(11) 3042-1827

(11) 94923-5444 ( whatsApp )

Emailcontato@consultasprime.com
Skypesuporte@consultasprime.com