Consulte Pendências Financeiras OnLine de seus clientes
Image is not available

Consulte todas as pendências financeiras de CPF e CNPJ online em nosso sistema.
Consulte também veículos, cheques, protestos, telefones e endereços atualizados.

Slider

Divida no cnpj suja o cpf

dívida no cnpj suja o cpf

Divida no cnpj suja o cpf? Essa dúvida é comum entre as pessoas que utilizam a Consultas Prime. Neste artigo vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre isso. Primeiramente, é importante entender a diferença. Quando falamos de CPF e CNPJ, falamos de duas entidade jurídicas diferentes.

Se você utiliza a Consultas Prime há algum tempo, percebeu que são pessoas “separadas”: a pessoa física (CPF) é uma; a pessoa jurídica (CNPJ) é outra. É verdade que existe um certo relacionamento entre elas, pois devido às transações diversas elas acabam ficando bem próximas. Mas é importante entender que têm características e responsabilidades distintas.

Divida no cnpj suja o cpf?

“Se tenho uma restrição no CPF, porque deixei de pagar um valor, isso afeta meu CNPJ?” Se você chegou na Consultas Prime com essa dúvida, saiba que não. Segundo a lei brasileira, a pessoa do proprietário (CPF) é diferente da pessoa da empresa (CNPJ). Portanto, se o empreendimento não pode realizar compras, a pessoa física do proprietário pode.

banner consultas prime

Dessa forma, se sua empresa tem dívidas, seu CPF não deve constar no SPC, CCF, SERASA e outros. Ao menos não pelas dívidas do CNPJ. Caso queira consultar as dúvidas, utilize a Consultas Prime.

Como todas as regras tem exceções, é bom compreender quando elas se aplicam. Instituições financeiras não veem com bons olhos empresas endividadas cuja movimentação financeira se deve a avalistas, fiadores e devedores solidários. Dessa forma, como pode ser certificado na Consultas Prime, é possível que pessoas nessa situação comprometam seu CNPJ.

O que acontece com a divida no CNPJ?

Como falamos aqui na Consultas Prime, cada pessoa tem características distintas. Portanto, quem tem dívidas no CPF, pode, ainda, abrir uma empresa e criar um CNPJ. No entanto, toda vez que a pessoa jurídica for se relacionar financeiramente com outras pessoas, sejam físicas ou jurídicas, principalmente bancos, a relação dos sócios com o mercado financeiro será analisada.

Por isso, se você possui restrição no CNPJ poderá ser afetado quando você precisar solicitar um crédito do banco, por exemplo. Ao checar na Consultas Prime você perceberá que não há restrição para a pessoa jurídica, mas o banco relacionou sua pessoa física. Ele percebeu que o gestor da empresa não é considerado um bom pagador. Por isso, o comportamento do CPF migrará para o CNPJ.

Nesses casos específicos o banco pode restringir o crédito ou o limite de crédito para você, porque você tem problemas na pessoa física. Você faz parte diretamente da gestão e, por consequência, da contabilidade da empresa. Por isso, é muito importante monitorar seu CPF aqui na Consultas Prime.

Então existe algumas características da relação entre as pessoas que é preciso ficar atento. Por mais que sejam duas pessoas jurídicas distintas, algumas instituições monitoram tanto o CNPJ quanto o CPF. Mas saiba que você não terá algum problema se seguir algumas regras. Vamos vê-las aqui na Consultas Prime.

Como se proteger das dividas no CNPJ

Não misture as pessoas

Essa é a principal dica para proteger tanto seu negócio quanto seu CPF. É importante estar atento na Consultas Prime e não misturar as movimentações financeiras de cada pessoa. Saiba separar o que pertence à sua pessoa física do que pertence à pessoa jurídica. Os gastos da empresa devem ser contabilizados somente na empresa, e os gastos pessoais devem ser restritos ao CPF.

Atenção com empresas individuais

Se você tem uma empresa individual, saiba que a natureza jurídica diz que a responsabilidade sobre ela é ilimitada. Ou seja, você responde como pessoa física por todos os problemas que você tem na pessoa jurídica. Portanto, se sua empresa contraiu algumas dívidas, os credores poderão acionar a justiça para que você responda enquanto pessoa física. Seu nome constará na Serasa quando você checar na Consultas Prime. É por isso que se diz que a natureza da sua empresa é “ilimitada”.

Atenção com sociedades limitadas

Também é preciso ficar atento aos casos de sociedade limitadas. O entendimento jurídico é de que você, enquanto pessoa física, não tem responsabilidade sobre o capital social. Então não afetará seu CPF se você não está diretamente ligado à dívida, se não causou dolo e sua influência não afetou o fluxo financeiro da empresa. Seu documento não será listado na Serasa, como você poderia se certificar na Consultas Prime.

Por isso, se você possui sociedade empresarial, é muito importante que esteja inteirado sobre as possíveis restrições dos seus sócios. Pois nesses casos, como já informamos aqui na Consultas Prime, as instituições jurídicas podem restringir o acesso a crédito pela empresa.

O que fazer se a Divida no cnpj suja o cpf?

É possível que seu nome seja incluído em cadastros de endividamento de maneira injusta. Mesmo que a lei entenda que as pessoas são diferentes, por alguma razão o CPF vai parar no Serasa. Se você utilizar a Consultas Prime e ver que você foi incluído, você deve reivindicar seus direitos.

Certifique-se de que não contraiu dívidas no CNPJ por meio da Consultas Prime. Se você não comprometeu o negócio com atividades avalistas ou de fiadores, você pode abrir uma ação na esfera jurisdicional. Assim você consegue retirar o nome da lista dos cadastros de mau pagadores. Se desejar, poderá até entrar com um processo por danos morais. Afinal, seu negócio sofrerá consequências que poderão afetar seu rendimento.

Conclusão sobre a Divida no cnpj suja o cpf

Como vimos aqui na Consultas Prime, uma dívida no CNPJ não afeta o CPF. Trata-se de duas pessoas juridicamente distintas, que não são influenciadas diretamente uma pela outra. É até possível abrir um CNPJ mesmo com restrições no CPF.

No entanto, há algumas regras que é preciso estar atento para não ter problemas. As responsabilidades da pessoa física podem afetar a jurídica e vice-versa. Se sua empresa é individual, a responsabilidade pelas dívidas é da pessoa jurídica. Então, se a empresa possui dívidas, seu CPF constará na Serasa quando você utilizar o Consultas Prime.

Do mesmo modo, se você ou algum dos seus sócios têm restrições no CPF, é possível que a empresa tenha limitações de acesso ao crédito. Por mais que você esteja com o cadastro adequado, segundo o Consultas Prime, o CNPJ terá problemas por causa dos outros sócios da sociedade.

Se você quiser começar a utilizar o Consultas Prime para monitorar o seu documento, veja nossos pacotes.

Consultas Prime: o seu distribuidor Serasa Experian

Por meio da Consultas Prime, você e sua empresa têm total acesso a todos os serviços oferecidos pela Serasa Experian em informações sobre cadastros de crédito, Serasa Score Serasa, negativados, protestos e muito mais.

A Consultas Prime facilita a rotina da gestão da sua empresa ao intermediar a aquisição de créditos e consultas aos cadastros da Serasa Experian de maneira fácil, rápida e acessível para o seu negócio.

Por meio da maior base de dados de análise de crédito do Brasil, a sua empresa tem condições de tomar decisões mais assertivas sobre vendas e negócios com pessoas físicas e jurídicas.

Com os nossos serviços, a sua empresa reduz custos, evita calotes e ainda tem chances maiores de recuperar dívidas atrasadas e débitos de clientes inadimplentes. Tudo ao alcance de poucos cliques.